Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

ALAGOAS INAUGURA UNIDADE DO "ÁGUA DOCE" QUE GARANTE ÁGUA POTÁVEL E PEIXES ATRAVÉS DA DESSALINIZAÇÃO

Divulgação Ascom Alagoas
Programa Água Doce inaugura mais uma unidade em Alagoas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugura, nesta terça-feira (21), mais uma Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce. Desta vez, na comunidade de Impueiras, localizada no município de Estrela de Alagoas (AL), a 150 km de Maceió. "A unidade de Impueiras é a primeira do contrato entre o ministério e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ainda prevê a inauguração de outras dez", conta Henrique Veiga, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA.

De acordo com o analista ambiental, o principal objetivo do Água Doce é garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização. "Esse é o foco principal do programa, mas ele também incorpora os cuidados ambientais e com a saúde da população", diz. A UD de Impueiras é a quarta inaugurada desde 2007. A primeira foi instalada no assentamento de Caatinga Grande, em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Na UD, a água é retirada do subterrâneo por meio de poços tubulares. Em seguida, passa por um processo de dessalinização, já que no Semiárido, área de atuação do projeto, boa parte dela é salobra. "Depois do procedimento, metade se torna potável, boa para o consumo, e a outra metade vira um concentrado salino", explica Veiga.

Segundo ele, em um primeiro momento o concentrado é aproveitado em tanques para a criação de tilápias. Depois, serve para irrigar plantações de erva-sal, uma planta capaz de retirar sal do solo e que serve de alimento para bovinos e caprinos. "A administração da unidade é feita mediante a elaboração de um Acordo de Gestão, que envolve a comunidade, a prefeitura e o governo estadual", informa o analista.

Henrique Veiga conta que o Água Doce está presente nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Os recursos são provenientes do próprio MMA e de parceiros, como a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, que custeou a implantação da UD de Impueiras. O programa conta, ainda, com parceiros técnicos, como a Embrapa Semiárido e a Embrapa Meio Ambiente, o DNOCS, a Universidade Federal de Campina Grande e a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior.

Água Doce - Lançado em 2004, o Programa Água Doce reforça o compromisso do governo federal em garantir o acesso à água de boa qualidade para a população do Semiárido, por meio do estabelecimento de uma política pública permanente. As comunidades beneficiadas são escolhidas com base nos índices pluviométricos, de mortalidade infantil, Desenvolvimento Humano, e na ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável. Na comunidade de Impueiras, em Alagoas, fundada em 1890, residem 210 famílias, totalizando 1.050 habitantes. (Fonte: MMA)
VEJA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br