Ambientalistas de ONGs da região acompanham a qualidade das águas do Tietê, através de testes periódicos
Na periferia das cidades, o brasileiro convive com imagens estranhas, que às vezes despertam a curiosidade, mas são prova de descaso, negligência ou crime.
A poluição, por exemplo. Os rios estão praticamente mortos perto das grandes cidades. Lagos e lagoas, tudo um lixo.
Você, certamente, deve lembrar da imagem desoladora do Rio Tietê, coberto de espuma tóxica.
No inverno, a situação piora. A chuva diminui e, com menos água no rio, a concentração da poluição aumenta. Sujeira despejada principalmente na cidade de São Paulo e que forma uma mancha escura que se estende por quilômetros.
A cidadezinha bucólica de tradição religiosa não combina com a sujeira. O rio está doente, um reflexo da vida urbana na capital paulista. Estamos falando de Pirapora do Bom Jesus, que fica entre a Região Metropolitana e o interior de São Paulo.
Um cenário verde, montanhoso e bonito beira parte do caminho por onde o Rio Tietê passa. Mas a água com espuma estraga a paisagem. Uma imagem impressionante para os visitantes. Mesmo os moradores que vivem no lugar há muitos anos não conseguem se acostumar.
A dona de casa Maronilde de Morais Ferreira lembra de Pirapora mais de 20 anos atrás, quando a água ainda era limpa. Mas tudo mudou: “Quando dá um vento forte, você pode vir para ver. Você não suporta ficar aqui. As crianças sofrem por causa disso. É um cheiro forte”.
Falta oxigênio na água e sobram produtos químicos. Não só os que vêm das indústrias, mas os de uso doméstico, como os detergentes. O lixo fica visível porque o rio tem corredeiras. O movimento da água revolve a sujeira e produz a espuma. No inverno, ela fica ainda mais espessa, porque chove pouco. A poluição da água compromete o ar e a saúde dos moradores.
“Existe um gás, chamado gás sulfídrico, que tem um cheiro de enxofre ou de ovo estragado. Ele é produto da degradação de matéria orgânica - tanto animal quanto vegetal. Em concentrações grandes, é um irritante importante para os olhos, vias aéreas superiores, os pulmões”, explica o pneumologista José Rosalvo Santos Maia.
Infecções do aparelho respiratório e alergias são comuns na região.
“A situação fica dramática, porque temos problema de bronquite. O nariz começa a coçar. Coriza, resseca a pela também, dá falta de ar”, diz a dona de casa Laudelina dos Santos Barreto.
A qualidade da água do Tietê é monitorada pela Fundação SOS Mata Atlântica há 16 anos e o nível de poluição é altíssimo. Além da coleta e medição, um trabalho de educação é feito com a comunidade local.
“Nesse trabalho de conscientização a gente busca que as pessoas também façam a sua parte. Não basta falar do governante se eu jogo lixo no rio”, sugere o coordenador da ONG Novas Trilhas, Gil Leonardi.
“Se aparecesse um filho de Deus que desse uma limpada para acabar esse fedor. Quem não quer uma coisa limpa, bonita? Mas desse jeito, não está dando não”, reclama uma dona de casa.
A Sabesp, a companhia de saneamento do estado, informou que vem utilizando um sistema de jatos de água para dissipar a espuma nos pontos mais críticos do Rio Tietê e que, graças aos programas de limpeza, a poluição no rio diminuiu 30% nos últimos anos.
Já a Cetesb - companhia de tecnologia ambiental - diz que, apesar da melhora na coleta e tratamento de esgoto, a água do Rio Tietê ainda apresenta índices indesejáveis de qualidade.
VEJA O VÍDEO DA GLOBO.COM - "BOM DIA BRASIL" 15/07/2009
Poluição sufoca o Tietê e maltrata população paulista A qualidade da água do Tietê é monitorada pela Fundação SOS Mata Atlântica há 16 anos e o nível de poluição é altíssimo.
Enviado pelo colaborador: Eng. Luciano Mendes Aguiar - São Paulo - SP
...E NINGUÉM CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA DAS ESPUMAS QUE SUFOCAM PIRAPORA DO BOM JESUS E SUA SOFRIDA POPULAÇÃO...ATÉ QUANDO?
FALTA O QUÊ? CAPACIDADE? TECNOLOGIA? INTERESSE? DETERMINAÇÃO? VONTADE POLÍTICA? SE NÓS PAULISTAS E PAULISTANOS NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER OU MINIMIZAR O PROBLEMA, SERÁ QUE EM ALGUM LUGAR DO MUNDO ALGUÉM NÃO TEM UMA SOLUÇÃO?
COM A PALAVRA NOSSAS AUTORIDADES E NOSSOS ESPECIALISTAS!
Prof. Jarmuth Andrade - ISOSRiosBr
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
QUE VERGONHA SÃO PAULO
ResponderExcluirSe vocês com tudo isso tem uma poluição terrível assim emcima da população, imagina nós aqui no nordeste.
será que ninguém consegue resolver essas espumas? Há uns 15 anos fui a Aparecida do Norte e passamos no Santuario de Pirapora do Bom Jesus e as espumas fedidas já invadiam toda a cidade.
Tá na ora de voces darem um geito.
Luiz C. Xavier - Recife
Quem polui os rios são voces, agora não vem reclama não,
ExcluirOuvi dizer que para diminuir as espumas em Pirapora a Prefeitura ou a SABESP estão jogando água (creio com produto químico) nas espumas, com fortes jatos para dissolvê-las.
ResponderExcluirO problema é bem sério, vem de longa data e precisa ser resolvido com urgência. Vi o vídeo no Bom Dia São paulo e fiquei com muita pena do pessoal daquela cidade.
Vitória Siqueira - Educadora de Campinas - SP
Eu não fico não, pq as pessoas cole o que planta, ela que poluiram os rios entao agora ta sofreno as consequencias....
Excluiré quepen q as grades quantidades de rio lindos q existiam no Brasil, estao acabando porcausa da poluiçao.Os rios q eram belo com o tempo estao desgastados vc sabe porq , eu acho q deve imagina porcausa da nossa inresponsabilidade de cuida das nossas fontes de riquesa espero q sua consiencia ñ deixe vc poluir porfavo pense nisso SEJA EDUCADO.
ResponderExcluirBoa
ExcluirParabens prf. Jarmuth, mata ciliar.
ResponderExcluirAss: Instituto água viva do saber.