Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

ÁGUAS VIVAS GIGANTES INVADEM O MAR DO JAPÃO E TRAZEM MUITO PREJUÍZO


Japão prevê perdas milionárias com águas-vivas gigantes

ESTADÃO 23/07/2009

Uma quantidade incalculável de águas-vivas gigantes, vindas do Mar Amarelo, na China, deve chegar nos próximos meses ao Mar do Japão e causar prejuízos que podem passar dos US$ 320 milhões, segundo estimativas da indústria pesqueira.

Pesquisadores já alertarem que este ano o fenômeno, que acontece desde 2002, vai ter um efeito devastador para os pescadores. Em muitas regiões, a expectativa é de uma queda de 80% na produção.

No país onde a pesca é uma das principais atividades econômicas, o resultado poderá realmente ser desastroso.

As criaturas marinhas, chamadas de Echizen Kurage em japonês ou Nomura, chegam a medir quase 2 metros de diâmetro e pesam mais de 200 quilos.

"Desde o mês passado estamos observando o comportamento de um grupo muito grande que se encaminha para o litoral japonês", contou à BBC Brasil o biólogo oceanógrafo Shinichi Ue, da Universidade de Hiroshima, que também faz parte de um grupo criado pelo governo para sugerir meios de combater a invasão e diminuir os danos.

"Então, podemos afirmar que a chegada desses animais é inevitável e o Japão será atingido este ano por um 'tufão' gigantesco de águas-vivas", alertou.

Além de estragar as redes de pesca, o animal marinho pode ferir humanos e matar peixes com seu veneno. No passado, uma estação nuclear chegou a parar de funcionar porque a tubulação usada para resfriar os reatores ficou entupida de águas-vivas.

Mudanças radicais - Segundo Ue, o primeiro registro da chegada de grandes quantidades de águas-vivas gigantes ao Mar do Japão foi em 1920. Depois, o fenômeno voltou a acontecer em 1958 e em 1995.

"O ciclo era de aproximadamente 40 anos, mas desde 2002, o país sofre anualmente com a invasão maciça de águas-vivas", lembra o pesquisador. Em 2005 houve o recorde histórico desses animais nas águas japonesas. "Mas estranhamente, apenas no ano passado elas não vieram", conta.



Segundo o professor, uma série de causas vem sendo estudada para entender o porquê desse fenômeno.

"Podemos afirmar, por enquanto, que houve uma mudança radical na fauna marinha do mar da China, além da modificação da costa pelo homem, poluição e elevação da temperatura da água do mar", enumera.

"Mas a principal causa talvez seja a pesca indiscriminada, pois sem concorrência, as águas-vivas têm mais plânctons para se alimentar e, por isso, esses animais se desenvolveram rapidamente."
Empresas locais têm procurado medidas para conter os prejuízos. Pescadores usam agora redes mais resistentes e cortantes, e cientistas desenvolvem métodos para extrair colágeno dos animais para ser usado em cosméticos e até em comida.

Em 2005, a indústria pesqueira japonesa registrou mais de 100 mil casos de danos causados por águas-vivas gigantes. No pico da invasão naquele ano, cerca de 300 a 500 milhões de animais passaram diariamente pelo Estreito de Tsushima em direção ao Mar do Japão. (Fonte: Estadão Online/AMBIENTE BRASIL)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Gostei da matéria. É informativa, com um texto de fácil compreensão. Outras serão bem vindas.

    Aproveito para perguntar a voces o por que das águas vivas terem diminuído em quantidade no litoral de Cabo Friov - RJ ?

    ResponderExcluir
  2. De notar que a 1ª foto em manchete é uma falsificação onde o mergulhador foi adicionado.

    O resultado é um especimen de aparentemente 5m de diametro quando casos de 2m são excepcionais.

    Se a noticia é interessante... convinha que o autor mostrasse compreenção da matéria... evitando imagens que deveria reconhecer como desinformativas.

    Fica o alerta.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lacerda,

    Lamentamos não entender nada de fotos reais e fotos falsificadas...fica então seu alerta aos nossos internautas.

    ResponderExcluir
  4. eu laryssa prometo ao dono desse site que vou preservar esses rios que o mundo nos ofereceu e que vou ajudar as outras pessoas a entenderen o quanto o mudo pressiza da nossa ajuda pra deichar os rios e as matas mais bonitas e limpas ♥

    ResponderExcluir
  5. eu amei a matéria e ela me ajudou muito com meu trabalho de ciências,amo esses animais e gosto de estuda-los

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br