22 March each year is International World Water Day. It is a mean of focusing attention on the importance of freshwater and advocating for the sustainable management of freshwater resources. The theme in 2014 is Water and Energy

Date: 22 March 2014
Location: worldwide
Organiser: United Nations
International World Water Day tries to remind people about the significance of fresh water and to promote sustainability for fresh water resources' management. .
The first proposal for the establishment of this day was made in 1992 during the United Nations Conference on Environment and Development (UNCED). World Water Day was officially assigned to 22 March in 1993 by the United Nations General Assembly.
The event includes official and milestone events as well as many other events organized by various stakeholders around the world.
Every year, this day emphasises on a different aspect of freshwater.
For 2014 this will be Water and Energy.
Global celebration in Tokyo
The main celebration of World Water Day is organized by United Nations Univertsity (UNU) and United Nations Industrial Development Organization (UNIDO) on behalf of UN-Water on 20-21 March 2014 and will take place at the UNU Headquarters in Tokyo, Japan.
On this occasion, the World Water Development Report 2014 on Water and Energy will be launched, and the UN-Water 'Water for Life' Best Practices Award will be given.
Celebration in the Netherlands
The national celebration of World Water Day 2014 in The Netherlands takes place on 20 March 2014 at WTC Leeuwarden. Central theme of the event is the affordability of public goods.Why does energy outperform water?
Affordability and bankability of global public goods, such as energy and water, are a prerequisite for sustainable growth. The energy sector successfully attracts financing from institutional, concessional and 'green' private investors. Meanwhile, water services are not yet perceived as affordable or financial viable to many, including the poorest.
On World Water Day the Dutch water sector and the energy sector join forces to increase the affordability and financial viability of water and sanitation services.

More information
The Netherlands: www.wereld-water-dag.nl
On 4 September 2013 UN Water held a seminar at the World Water Week in Stockholm that focused on the issue of 'water and energy'. The seminar set the agenda for this year's dialogue, identifying the stakeholders who could be actively involved in further developing the water-energy linkages in the context of the WWD 2014.

***************************************

Secretaria de Meio Ambiente participa da Semana da Água 2014 - Sinop (MT)

Secretaria de Meio Ambiente


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e parceiros estarão desenvolvendo atividades educativas na Semana da Água do dia 17 a 22/03.

“Na oportunidade estamos realizando um levantamento sobre empresas / obras que reutilizam ou façam o reaproveitamento da água”, apontou Cristina Ferri, Secretária de Meio Ambiente.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, solicita o apoio das empresas e da sociedade em geral no sentido de indicar ou encaminhar informações a respeito.

 Segundo Ferri, é uma maneira de incentivar os cidadãos e empresários que desenvolvem alternativas limpas e sustentáveis com relação ao meio ambiente e conscientizar sobre o uso racional da água. Durante a Semana do Dia da Água será realizada uma programação no município sobre o tema, em uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e SAAES.

 Pedimos a quem possa interessar participar de nossas ações durante o ano entrem em contato com a nossa equipe de Educação Ambiental.

http://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/3882
********************

































COMITÊ PARDOSede: Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Av. Independência, 2293, Bloco 27, Sala 2700, Santa Cruz do Sul – RS – CEP 96815-900


**************************************
Confederação Nacional do Transporte


Campos dos Goytacazes (RJ) abre inscrições para 2º Festival de Natação


Evento faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Água.

A unidade do Sest Senat de Campos dos Goytacazes (RJ) vai comemorar o Dia Mundial da Água com a realização do Festival de Natação no dia 22 de março em sua sede. O evento envolve clubes e escolas de esportes da cidade e espera contar com 300 participantes e 300 espectadores.

O Festival, em sua segunda edição, destaca a importância da preservação da água no planeta. A importância desse recurso natural está em que 70% do nosso organismo é formado por água, além de ele ser responsável por conservar a saúde, prevenir doenças e retardar o envelhecimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são dez os motivos para se beber mais água: ajuda a emagrecer, alivia dores, deixa a pele mais jovem, melhora a produtividade, melhora o exercício, regula o intestino, ocasiona menos cãibras, evita gripes e resfriados, alivia a fadiga e reduz o risco de câncer.

Dessa forma, as comemorações ao Dia Mundial da Água têm como intuito sensibilizar a para o consumo consciente da água e conscientizar sobre a preservação dos mananciais hídricos.

As inscrições para 2º Festival de Natação estão abertas no Setor de Promoção de Esporte Lazer e Cultura – Promoção Social – da unidade.

Para mais informações, os interessados devem procurar os professores Eduardo Carvalho ou Gedeon Percílio: (22) 2726-8950 ramal 209.

Serviço:
Festival de Natação – Dia Mundial da Água
Data: 22 de março, a partir das 14h
Local: Av. Nilo Peçanha614/822 – P. Santo Amaro ao lado do Shopping
Entrada franca.
Sobre o Sest Senat
Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte. As instituições são presididas pelo senador Clésio Andrade. Atualmente, existem unidades espalhadas pelas cinco regiões do país.

**************************************
Painel


III Simpósio em Produção Animal e 

Recursos Hídricos - SPARH


Encontrar sinergia entre o desenvolvimento econômico e social e a manutenção da qualidade ambiental é visto como um grande desafio a ser cumprido. O III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos se propõe a contribuir com esse desafio, tratando das principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas às produções animais e os recursos hídricos.
WhatSimpósio
When20/03/2014 08:30 to
21/03/2014 15:45
WhereSão Carlos, SP
Contact NameDanilo
Contact Email
Contact Phone(16) 3411-5626
Add event to calendar vCal
 iCal
Público-alvo: pesquisadores; profissionais agropecuários e ambientais; profissionais que atuam em órgãos de extensão rural e agências ambientais municipais, estaduais e federais; técnicos governamentais; estudantes de graduação e pós-graduação.
  

 Investimento: R$130,00 - profissionais.
                   R$80,00 - estudantes.
Temas: 
- Experiências internacionais em manejo hídrico
- Pegada Hídrica
- Tecnologias de tratamento de resíduos e efluente
- Custo da água
Inscrições em breve 









**************************************
CARATINGA - MG


Prefeitura e parceiros preparam comemorações do Dia Mundial da Água

Reunião do Departamento de Educação Ambiental com instituições parceiras é pautada pela discussão e planejamento de ações para 2014

CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Transportes e Meio Ambiente, convidou 22 instituições parceiras para a reunião de discussão e planejamento para o ano de 2014. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Meio Ambiente na tarde de sexta-feira (17). Outro assunto abordado foi sobre a comemoração do dia 22 de março, Dia Mundial da Água.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, Mariinha, responsável pela organização da reunião e pela mediação das discussões, explica que o objetivo do encontro foi prestar contas e agradecer a todas as instituições que deram apoio nos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente no ano de 2013. “É sempre bom voltarmos a ter contato com todos os nossos parceiros. O convite que fizemos para esta reunião é para primeiramente agradecê-los por sua participação durante o ano passado em eventos que promovemos no município. Sem estas parcerias a Secretaria de Meio Ambiente não conseguiria realizar todos os trabalhos da forma tão proveitosa, como aconteceu”.
Mariinha diz que o segundo motivo da reunião é o planejamento de 2014 e da comemoração do Dia Mundial da Água, o primeiro evento do ano. “Gostaríamos de solicitar a interação de todos os grupos nos projetos do Meio Ambiente em 2014, iniciando com o Dia Mundial da Água”, diz. “Contamos com os nossos parceiros na elaboração, desenvolvimento e execução de novos projetos para obter os resultados que almejamos com o apoio destes importantes parceiros”.

A reunião
Os participantes da reunião assistiram a uma apresentação das ações realizadas em 2013 pela Secretaria de Meio Ambiente. A seguir foram apresentados e discutidos os principais assuntos relacionados aos temas ligados ao Meio Ambiente, Água e Energia do município de Caratinga. Todos os participantes aproveitaram a oportunidade para falar de suas experiências e também apresentar propostas, ideias e sugestões para programação do ano e para a comemoração do Dia Mundial da Água.

Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água de 2014
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que o tema do Dia Mundial da Água de 2014 é: Água e Energia. A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
Justificativas: Dados da Agência Internacional de Energia apontam um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo e até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
A ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, da Agência Nacional de Águas (ANA), cita que o País possui cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas (PCH).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cita que até 2011, aproximadamente 70% dos 117 mil megawatts (MW) da capacidade instalada da matriz energética brasileira eram gerados por PCH, usinas hidrelétricas e centrais de geração hidrelétrica.

Parceiros ambientais
Pelo menos 21 sugestões de ações ficaram registradas durante o encontro. Foram propostos concursos entre estudantes, palestras em escolas e criação de projetos nas áreas da Educação Ambiental e preservação do patrimônio e recursos naturais, dentre outros. As ideias partiram dos representantes das seguintes instituições: Polícia Militar do Meio Ambiente (PMA); Tiro de Guerra de Caratinga (TG-04-003); Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional do Aprendizado do Transporte (Sest-Senat); Cooperativa de Crédito (Sicoob Credileste); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG Caratinga); Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG); Secretaria Municipal de Educação; Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL Caratinga); Departamento de Vigilância Sanitária; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caratinga; Centro Universitário de Caratinga (UNEC); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH) ; Instituto Estadual de Florestas (IEF); Departamento Municipal De Eventos.
As respostas dos assuntos discutidos serão abordadas na próxima reunião datada para o dia 03/02.

**************************************


II Seminário Internacional da ASEC 

em comemoração ao
DIA MUNDIAL DA ÁGUA



UN Water World Water Day & Water Energy 2014




DIA MUNDIAL DA ÁGUA – DIAS 25, 26 e 27 de MARÇO de 2014 


SEMINÁRIO INTERNACIONAL da ASEC

MÓDULOS: ÁGUA, ENERGIA, CLIMA, GOVERNANÇA DA ÁGUA, REGULAÇÃO E CONTROLE DE PERDAS


Local: CETESB – Auditório Augusto Ruschi 

ENTIDADES PROMOTORAS: ASEC, CETESB, ABES - SP

APOIO: AIDIS, AESABESP

EM BREVE DETALHES DA PROGRAMAÇÃO



PALESTRANTES CONVIDADOS

DIA 25DIA 26DIA 27
Jairo Tardelli - SABESPProf. Dr. Augusto José Pereira Filho - IAG / USPEng. Dante Ragazzi - SABESP
Alberto Dalla Costa Neto - SAEMA/CONDEMA ARARASPatrícia da Silva Trentin - CETESB
Devanir Garcia dos Santos - ANA / BrasíliaIng. Carlos Berroeta - ÁGUA ANDINAS / CHILLE
Prof. Pedro Mancuso e Roseana Garcia Lopes - FSP / USP
Lançamento do Centro de Referência de Segurança da água
Eng. Plínio TomazAdv. Fernando Momiy - PERÚ
Dra. Sidineia Aparecida Amadio - INPA / MANAUS
Quim. Robson L. Franklin - CETESB
Dr. José Eduardo Bevilaqua - CETESB


**************************************


Evento Água e Sustentabilidade - EVA Valinhos - 22 a 23 de Março 2014


**************************************

EVENTO "SÃO PAULO E SUAS ÁGUAS: PASSADO E PRESENTE"- DIA 20 MAR 2014

São Paulo e suas águas: passado e presente

07/03/2014
Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realiza, no dia 20 de março às 10h, o evento“São Paulo e suas águas: passado e presente”.
Debates e seminários estão programados para o evento que ocorre no mês de encerramento da exposição “O Tempo e as Águas: formas de representar os rios de São Paulo”.
O documentário “Entre Rios”, do cineasta Caio Ferraz, servirá de apoio para as discussões sobre a situação dos rios da capital paulista. Alexandre Delijaicov, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), também participa do debate, ao lado de Ferraz. A mediação será feita pelo professor Janes Jorge, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu.
Há duas mesas de discussões no período da tarde. A primeira, intitulada “As águas e a cidade”, terá a participação dos professores Fábio Alexandre dos Santos, da Unifesp, e Cristina Campos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação estará a cargo de Janaína Yamamoto, diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico do Apesp.
Com o tema “História e memória das águas”, a segunda mesa será mediada por Fernando Atique, professor da Unifesp, e terá palestras dos professores Silvia Helena Zanirato, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Henrique Martinez, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O encontro ocorrerá no auditório do Apesp, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, em São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.
Dúvidas pelo e-mail editoria@arquivoestado.sp.gov.br.

Exposição “O tempo e as águas” destaca rios de SP

SERVIÇO
Exposição "O tempo e as águas: formas de representar os rios de São Paulo"
Arquivo Público do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado da estação Tietê do Metrô)
De segunda-feira a sábado, das 9h às 17h
Visitas escolares podem ser agendadas pelo e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8149

**************************************



PINTANDO A MÚSICA

Em celebração ao Dia Mundial da Água, serão feitas atividades em 

torno da temática, tendo como inspiração a música Terra, Planeta 

Água, de Guilherme Arantes.

**************************************


Evento SEMANA DA ÁGUA 2014 - EVA Valinhos


SEMANA DA ÁGUA 2014



ROTEIRO
20/03 QUINTA –FEIRA
ATIVIDADE: MESA REDONDA
HORÁRIO: 19H30 ÀS 21H45
LOCAL: CENTRO COMUNITÁRIO SÃO CRISTOVÃO
MEDIADOR: ALÉCIO
PALESTRANTES:
o ALEXANDRE TONETTI (EVA)
o ZÉ ROBERTO / CLÁUDIA (ELO AMBIENTAL)
o REPRESENTANTE (COMITÊ PCJ)
TEMAS:
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E PRIORIDADES DE INVESTIMENTO (EVA)
o BACIA DO BOM JARDIM (ELO AMBIENTAL)
SISTEMA CANTAREIRA (COMITÊ PCJ)
PERGUNTAS: CONVIDADOS TERÃO O TEMPO DE 15’ PARA PERGUNTAS.
RESPOSTAS: PALESTRANTES TERÃO 25’ MINUTOS PARA RESPOSTAS
_


21/03 SEXTA-FEIRA
ATIVIDADE: PALESTRA “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁBEL”
HORÁRIO: 19H30 ÀS 21H30
LOCAL: CENTRO COMUNITÁRIO SÃO CRISTOVÃO
PALESTRANTE: ALEXANDRE TONETTI
TEMA: DISPOSITIVOS DO ESTATUTO DAS CIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JOGO: ESTATUTO DAS CIDADES
o HÁ TRÊS JOGOS DISPONÍVEIS
o CADA JOGO DEVERÁ TER OITO JOGADORES


22/03 SÁBADO


ATIVIDADE: ESTUDO DO MEIO
HORÁRIO: 8H00 ÀS 11H00
LOCAL: SERRA DOS COCAIS (ALPINAS)
TRANSPORTE: SOLIDÁRIO
PONTO DE ENCONTRO: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALINHOS
MEDIADOR: PROFESSORA LUZIA
TEMA: PRESERVAÇÃO DA SERRA DOS COCAIS


**************************************


Taubaté recebe "Semana da Água 2014"
Com o tema “Água e Energia”, definido para este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Taubaté realiza a "Semana da Água 2014", que acontece de 18 a 22 de março.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para as questões dos recursos hídricos e estimular o uso racional da água, a Prefeitura elaborou uma série de atividades para o evento, entre elas: Programa de Recuperação de Nascentes, com a inauguração da primeira Nascente Modelo no Parque do Itaim; Realização do Seminário Regional "Água e Energia no Vale do Paraíba", no dia 20 de março, das 8h às 17h, no Auditório da Engenharia Civil da Unitau; Evento aberto na Praça Dom Epaminondas no Dia Mundial da Água, 22 de março, para conscientização da população sobre a importância da água e de seu consumo consciente; Realização de palestras e oficinas em escolas da rede municipal de ensino e visitação dessas escolas à Sala de Situação do DAEE, ao Laboratório Físico, Químico e Biológico da Cetesb e ao CBH-PS.

A escolha do tema para 2014 se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são independentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. 

Segundo a ONU, cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água. http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=33310

**************************************


ANA lança hotsite sobre Dia Mundial da Água

08/03/2014 Sábado, Dia 08 de Março de 2014 as 14


Em função do Dia Mundial da Água, a ser celebrado em 22 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o hotsite Águas de Março 2014: http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/. A oitava edição da página eletrônica contém informações sobre eventos que acontecem no País em função da data, cujo tema de 2014 é “Água e Energia”. No hotsite, qualquer internauta pode divulgar eventos realizados em função do Dia Mundial da Água.

A escolha do tema pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.

Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.

Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE).

Em 2012, houve um acréscimo de 3,972MW na capacidade total do sistema de produção de energia elétrica instalada no Brasil, sendo 1.843MW referentes à geração hidroelétrica, incluindo as UHE, PCH e CGH. O grande destaque na matriz energética brasileira fica a cargo da geração hidroelétrica, que representa 70% de toda capacidade instalada.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano. Então, desde 1993, as celebrações ao redor do globo acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. Neste ano, o tema escolhido foi “Água e Energia”. Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado em 22 de março.

Em anos anteriores, a Organização das Nações Unidas colocou em discussão temas, como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, “Saneamento” e “Cooperação pela Água”.

Fonte: Ascom/ANA
**************************************

Seg, 10-03-2014 

Semana da Água será movimentada com atividades em Pedro II





As Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de Pedro II estão planejando varias atividades nas comemorações alusivas do Dia Mundial da Água.

As Instituições que compõem o Comitê Local do Programa Água Brasil como Kolping, Fundação Santa Ângela, Mandacarú, CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), dentre outras estarão realizando no dia 21 de Março, uma atividade de recolhimento de lixo às margens do Açude Joanna, manancial de onde é retirada a água para o abastecimento da zona urbana de Pedro II.

Outras atividades que serão abraçadas pelas as Instituições constam de uma expedição no curso do Rio Corrente, onde será feita apartir de suas nascentes no Sitio Revedor nas proximidades da Serra dos Matões até o seu barramento com o Açude Joanna, a jusante da zona urbana.




Situação da água em Pedro II é preocupante


Depois de um risco de colapso no abastecimento da zona urbana de Pedro II, onde o manancial que é retirada a água para o abastecimento humano chegou a quase 30% (trinta por cento) de sua capacidade, outra informação que ainda não foi divulgada por dezenas de pesquisadores assustam as pessoas que tem acesso ao material de pesquisa. Segundo informações repassadas pelos os estudiosos, a água do Açude Joana de Pedro II é um das piores águas do mundo.


**************************************

Stiupb realizará Segundo Seminário de Saneamento Básico em Patos

O encontro será gratuito e destinado a todos os sócios do sindicato









O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) realizará nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Patos, Sertão paraibano, o 2º Seminário de Saneamento Básico. O evento tem como objetivo discutir a situação atual do saneamento básico na Paraíba e apresentar propostas para o setor no Estado. O seminário será gratuito e destinado a todos os sócios do sindicato.
No encontro também será debatido a história recente da Cagepa, seus desafios do presente e do futuro, e quais as perspectivas da empresa para os próximos dois anos. O 2° Seminário de Saneamento Básico ainda buscará sensibilizar gestores e trabalhadores do setor de saneamento, bem como a sociedade civil, para compreender as Parcerias Públicas Privadas (PPPs) como uma nova forma de privatizar o setor.
Para se inscrever basta enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: stiupb@gmail.com ou pelo telefone: (83) 3341-1140 nos seguintes horários: das 08h às 11h e das 14h às 17h horas até o próximo dia 19 de março.

**************************************

Instituto Nacional do Semiárido comemora Dia Mundial da Água

Programação

Insa/MCTI irá promover eventos com relatos de pesquisas e experiências na área de Recursos Hídricos e ações de educação ambiental
m 2014 o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e Energia”, a data é comemorada no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), e neste ano o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará em parceria com a UEPB, entre os dias 20 e 21 de março, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), um evento em comemoração a data.
Nos dois dias do evento serão realizadas palestras, mesas redondas e visitas técnicas de caráter educativo para destacar a importância da água na manutenção da vida.  O público alvo será composto de professores, agricultores, experimentadores, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s).
Entre os temas abordados no dia 20 destacam-se: 1º Relato de experiências de agricultores experimentadores; 2º Ações de pesquisa do Insa/MCTI na área de recursos hídricos; 3º O Programa de despoluição de bacias hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA),  4º Abastecimento urbano de água: Panorama para o Semiárido, entre outras temáticas.
 As atividades do dia 21 serão voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais que participarão de atividades culturais e didático-pedagógicas para construção de cartilhas educativas sobre o tema água. 

**************************************


26.02.2014 VICEL realiza ação ambiental pelo Dia Mundial da Água, em Rio das Ostras










O Dia Mundial da Água é celebrado oficialmente em 22 de março. Para comemorar, o Grupo VICEL reafirma seu lema “Águas Tratadas, Consciência Limpa”e realiza uma ação ambiental em conjunto com seus colaboradores, familiares e sociedade. Em 2013, a ação foi um sucesso e contou com a participação de muitos banhistas que se juntaram a essa causa nobre.
Em pouco tempo a equipe, que contou com cerca de 120 pessoas, recolheu na praia de Rio das Ostras três sacos de lixo de 400 litros, além de abordar aproximadamente 400 banhistas falando sobre a importância de manter o meio ambiente limpo.

Em 2014, será o quinto ano consecutivo, que os colaboradores da VICEL se unem em defesa do meio ambiente e da cooperação pela água.  Para marcar essa data será promovido o recolhimento de todo o lixo encontrado no percurso da praia do Centro, em Rio das Ostras e orientação dos banhistas e frequentadores a respeito da necessidade do uso sustentável da água e do meio ambiente, além, é claro, de advertir sobre os riscos da poluição marinha.
O objetivo desta ação é conscientizar o maior número de pessoas possível na região e que o resultado dê frutos na sustentabilidade.
A Preocupação é que, de alguma maneira, seja conservado o meio ambiente para uso e usufruto das gerações atuais e futuras.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com a finalidade de discutir as questões que envolvem esse importante recurso natural.
O controle do lixo e dejetos humanos é visto atualmente como uma das necessidades básicas para a manutenção do acesso à água potável e equilíbrio nos ecossistemas. Assim, ao evitar deixar lixo nas praias, cada pessoa contribui para que essa poluição não seja levada pela água do mar, contaminando os oceanos e repercutindo negativamente na cadeia alimentar dos animais marinhos e dos humanos, bem como no restante do ciclo da água e, consequentemente, em outros biomas.

A VICEL trabalha sempre para garantir ÁGUAS TRATADAS, com produtos e serviços de alta tecnologia e eficiência e ações na comunidade em que atua para prevenir a poluição marinha e manter a CONSCIÊNCIA LIMPA.


**************************************
Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

Semana Mundial da Água em Araguari tem programação variada

qui, 13 de março de 2014 01:48

DA REDAÇÃO – Com o tema “Água sim, desperdício não”, a Semana Mundial da Água terá uma programação variada no município. Nas comemorações alusivas à data haverá mutirão de limpeza em margens de rios, caminhada e palestra com a participação de alunos de escolas da rede municipal. Todas as atividades são abertas a população.
O evento é uma realização das secretarias de Educação (através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol) Meio Ambiente (através da Sala Verde), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
É a primeira vez que todas as entidades se envolveram em uma programação única. As ações promovidas pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente costumavam ser realizadas separadamente. “Devido à importância dos recursos naturais, do ambiente sem poluição, estamos dando ênfase a esse trabalho junto às crianças, porque elas serão os adultos do futuro. Elas adquirem consciência ecológica e cobram da família essa postura. O futuro do nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje,” ressaltou a secretária de Educação, Iara Faria.
A semana começa com a Blitz Educativa para os motoristas, na manhã de segunda-feira, 17, em frente à sede do Ministério Público. Como forma de chamar a atenção para o assunto, a SAE vai entregar um copo de água para o cidadão e um brinde ecologicamente correto. A ação terá a participação dos alunos do turno matutino do C.E.M. João Pedreiro.
Também são parceiros da iniciativa: Ministério Público, 53º BPM, 10º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Consórcio Capim Branco e Energia, Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, Rede de Ensino e secretarias de Trânsito e Saúde.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. Desde então, a data serve para estimular a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A razão é que aproximadamente 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE:
BLITZ EDUCATIVA
Dia 17 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: em frente ao Ministério Público
(avenida Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, 130, Centro)
MUTIRÃO DE LIMPEZA (MARGENS DO PIÇARRÃO)
Dia 18 (terça-feira)
Horário: 8h
Concentração: C.E.M. Ondina Moutinho Vieira
(avenida Jardim Botânico, 50, Santa Helena)
MUTIRÃO DE LIMPEZA (REPRESA DAS ARARAS)
Dia 19 (quarta-feira)
Horário: 8h
Concentração: CAIC – Dr. Arcino Santos Laureano
(rua Dezoito, s/ nº, Independência)
CAMINHADA DA ÁGUA
Dia 20 (quinta-feira)
Horário: 8h
Concentração: praça Getúlio Vargas
HOMENAGEM – ECOPROTETORES DAS NASCENTES
Palestra “Importância da Preservação de Nascentes”
Palestrante: Antônio Giacomini Ribeiro – presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Dia 21 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Policlínica – Anfiteatro Oabi Gebrim







































**************************************

Sesau prepara série de ações para celebrar o Dia Mundial da Água (Foto: Reprodução Cronicaserra)
 13/03/2014 
LÍQUIDO PRECIOSO

Sesau promove ações em comemoração ao Dia Mundial da Água

Atividades serão realizadas em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maragogi e Maceió entre 17 e 22 deste mês

 Fabiano Di Pace

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove no período entre 17 e 22 de março diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema “Água e Energia”. Para celebrar a data, a Sesau  realizará ações em cidades como Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e  Maragogi.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários para manutenção da qualidade da água, evitando, assim, doenças de veiculação hídrica, além de ressaltar a relevância da água para a geração de energia. As ações irão ocorrer em parceria com a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) , Instituto do Meio Ambiente  de Alagoas (IMA), Ibama, Secretarias de Educação e Infraestrutura, além de administrações municipais.
Ações

Na terça-feira (18), em Palmeira dos Índios, os técnicos da Sesau irão distribuir material educativo e fazer a demonstração sobre a segurança no que diz respeito ao consumo de água para a comunidade do Algodãozinho. Na quarta-feira (19) a ação irá ocorrer em Santana do Ipanema. Na quinta-feira (20), as ações serão realizadas em Maragogi.

Já na sexta-feira (21), também em Maragogi, ocorrerá uma palestra sobre a importância da água na Escola Municipal Maria do Livramento. No sábado (22), em Maceió, os técnicos da Sesau vão distribuir material informativo na orla da capital.
“Eles irão conscientizar as pessoas sobre a importância deste recurso natural, imprescindível para a vida”, ressaltou a técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Roseane Pinto. 

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 o tema definido foi Água e Energia. A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
A ONU aponta ainda que 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas.  
registrado em: 

**************************************


Logo


Participe das atividades da Semana da Água!

19/03/2014


Data do evento: 19/03/2014 - 22/03/2014

Entre os dias 19 e 22 de março, a Rede das Águas da SOS Mata Atlântica promoverá e participará de ações que marcam a passagem do Dia Mundial da Água (22 de março).

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, data da publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água. 

Os dez artigos da declaração chamam a atenção para fatores que envolvem o direito a seus múltiplos usos, importância para a vida, gestão compartilhada e valor econômico, mas também a sua fragilidade e como ela precisa ser utilizada racionalmente por todos, mantendo seu ciclo intacto. “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores…” (art. 5º); “…não é uma doação gratuita da natureza…”(art. 6º) e “..não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada…” (art. 7º), são algumas definições contidas na Declaração.

Ao longo dos seus 28 anos de atuação, a SOS Mata Atlântica sempre aliou a conservação da Mata Atlântica à luta pela proteção da água para o abastecimento das principais cidades brasileiras. “A conservação das nossas florestas está totalmente ligada à qualidade e quantidade da água. Sem floresta não há água e vice-versa”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas.

CONFIRA AS ATIVIDADES E PARTICIPE:


SEMINÁRIO: A Qualidade da Água em São Paulo. Dados do monitoramento realizado por grupos do projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica e dos projetos de Despoluição do Tietê e Córrego Limpo.

Data: 19 de março de 2014
Horário: das 14h30 às 16h30min
Local: UniSant´Anna – Rua Voluntários da Pátria, n° 421, Santana, São Paulo/SP – Auditório 6° andar, Bloco I – Unidade Santana – Próximo a Estação Tietê do Metrô.

EVENTO: Celebração do Dia da Água e formação de grupos de monitoramento de água no ABC Paulista e lançamento do site do Projeto IPH (USCS) e do Protocolo de Avaliação Ambiental
Data: 22 de março de 2014
Horário: das 09h às 12h30min

9h – Inscrições
9h30 – Apresentação do Observando os Rios
10h20 – Lançamento do site do projeto IPH e protocolo de avaliação ambiental
11h – café
11h30 – Formação dos grupos de monitoramento do Observando os Rios e exposição a Vida microscópica na Água
12h30 – Encerramento.

Local:  Auditório da Universidade de São Caetano do Sul/SP  – Rua Santo Antônio, 50 / São Caetano do Sul – ao lado da estação São Caetano do Sul da CPTM


**************************************


Companhia Águas de Joinville promove Semana da Água Mutirão ecológico mobiliza funcionários da Águas de Joinville


Como fazer para que as próximas gerações tenham acesso à água limpa? Quem estiver passando pelo Shopping Cidade das Flores na próxima semana, entre 17 a 23 de março, vai encontrar um espaço propício para esse tipo de reflexão. 
Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será comemorado dia 22 de março, a Águas de Joinville preparou uma programação especial que inclui atividades lúdicas para as crianças – teatro de bonecos, contação de histórias, jogos educativos e peças teatrais –, além de informações sobre a importância da instalação de caixa-d’água e sobre os programas socioambientais da Companhia.

Ao longo da semana, a expectativa é de que frequentadores do shopping e aproximadamente 600 alunos de CEIs e escolas municipais visitem o estande da Companhia e participem de diversas atividades. Palestras sobre o consumo consciente de água e dicas do programa “Óleo e água não se misturam” – projeto que visa alertar as pessoas sobre os danos causados pelo óleo descartado na rede –, também fazem parte da programação.

“O objetivo do evento é incentivar a participação da comunidade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e do consumo consciente da água”, afirma Wanessa Brondani, coordenadora de educação socioambiental da Águas de Joinville. A ação será realizada em parceria com a Tigre, Fundema e Secretaria Municipal de Educação.

Horários das peças teatrais e contações de história (Local: praça de eventos do Shopping Cidade das Flores, rua dos Ginásticos, 106 - Centro)

17 de março (segunda-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

18 de março (terça-feira) – Peça teatral às 12h30 e às 18 horas / Contação de histórias às 15 horas

19 de março (quarta-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

20 de março (quinta-feira) – Peça teatral às 12h30 e às 15 horas / Contação de histórias às 10h30

21 de março (sexta-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

22 de março (sábado) – Peça teatral às 18h30

23 de março (domingo) – Peça teatral às 18h30


Mutirão ecológico mobiliza funcionários da Águas de 
Joinville

A Semana da Água também inclui a ecomobilização nas ruas do Centro neste domingo (16), das 8h30 ao meio-dia, que será realizada por funcionários da Águas de Joinville. São 24 voluntários, que vão coletar o lixo encontrado em praças e ruas centrais da cidade e, depois, separá-lo adequadamente. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da preservação não apenas dos rios, mas de todo o meio ambiente. “O lixo jogado nas ruas acaba parando nos rios em dias de chuva forte”, disse um dos organizadores da ação, Augusto Cunha de Oliveira. O lixo também pode entupir bocas de lobo e provocar alagamentos em alguns pontos da cidade, além de contaminar o solo e os mananciais. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo fim de semana.

A ação conta com distribuição de folders socioambientais e funis na praça da Bandeira, praça Dario Salles e nas avenidas Hermann August Lepper e José Vieira (Beira-rio). As crianças terão atenção especial no evento: elas poderão participar de brincadeiras e jogos educativos na rua do Lazer (avenida Hermann August Lepper, entre a rua Itaiópolis e Dona Francisca) em companhia do mascote da Águas de Joinville, o Mathias Gota. “O mutirão também tem o objetivo de aproximar a Águas de Joinville da comunidade”, completou Augusto.

Dentro da programação do Águas de Março – mês de comemorações pelo aniversário de Joinville e pelo Dia Mundial da Água –, destacam-se a inauguração da nova adutora do Piraí, no dia 21 de março, às 10 horas, na rua Waldemiro José Borges, 1073 (Boehmerwald), e o lançamento do concurso teatral Água para Sempre no dia 1º de abril, às 9 horas, no Teatro Juarez Machado.


Assessoria de Comunicação
Telefone: (47) 2105-1728

**************************************


Programação do Dia mundial da Água em Passo Fundo - RS


“Semana Municipal de Proteção e Conservação da Água”


O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A data foi instituida pela Organização das Nações Unidas, em 1992.
Como é do seu conhecimento, dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? E que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí e o Fórum da Agenda 21, em conjunto com diversas organizações sociais e instituições do Poder Público e do Setor Empresarial, propõe em comemoração ao Dia Mundial da Água, a “Semana Municipal de Proteção e Conservação da Água”, será realizada no período de 15 a 22 de março de 2014.
Serão realizadas um conjunto de atividades que possibilita contribuir para aumentar a consciência da população Passo-Fundense sobre a importância deste vital recurso natural para a preservação da vida.

1. Painel: “O futuro das águas e o desenvolvimento regional”, a ser realizado no dia 20/03 das 19h30min às 22h no auditório do SESC. Este painel e sua estrutura estão voltados para o público alvo, o setor empresarial, e outros setores estratégicos de nossa 
cidade, voltados ao desenvolvimento econômico regional, e tem sua construção iniciada, pela SMAM e CBHPF e Fórum Local da Agenda 21. 
2. Abraço ao Rio Passo: que será realizado dia 22 das 9h às 10h no Largo da Literatura. Ato simbólico de encerramento e exercício da cidadania, aberto a participação de todos: população em geral, as organizações sociais, poderes público constituídos, empresários, imprensa e estudantes. 
Fonte: 
FÓRUM LOCAL DA AGENDA 21 DE PASSO FUNDO 
Secretaria Executiva

**************************************
Semana da Água inicia dia 17 em Concórdia - SC



Acontecerá de 17 a 22 de março a Semana da Água, que contará com diversas atividades como: palestras, debates e oficinas. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e de prefeituras da região. A organização é da ECOPEF, Embrapa Suínos e Aves, CDA Ambiental, Queimados Vivo, Comitê do Rio Jacutinga, Epagri, Consórcio Lambari, UnC Concórdia e do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água. Confira a programação:


Dia 17 de março

Abertura da exposição fotográfica: “Olhares Sobre a Água:
Qualidade e Quantidade"
- Fotos vencedoras do 2º Concurso
de Fotografias do Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos
Local: Hall da biblioteca da UnC e em escolas da região do Alto Uruguai Catarinense


Dia 18 de março


Gestão integrada da água no Município de Arvoredo
Atividades: Palestra, Oficinas, Teatro e Show Ecológico
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Arvoredo
Público: Todos os alunos das redes municipal e estadual,
agricultores e comunidade em geral
Atividades em escola da região sobre o tema: Gestão da Água


Dia 19 de março


19h30 - Abertura oficial da Semana da Água do Alto Uruguai
Catarinense 2014
20h - Apresentação do Projeto Tecnologias Sociais para Gestão
da Água
20h30 às 21h30 - Palestra: Água e energia - Engº Ciro Rocha
21h30 às 22 horas - Debate com o público presente
Local: Auditório da UnC – Concórdia


Dia 20 de março


Visita técnica: A experiência da gestão da água no município de
Lindóia do Sul e Ipumirim. Saída: 8h / Retorno: 16h30
Os interessados devem confirmar participação entrando em
contato com o Comitê bacia do Rio Jacutinga.
E.mail: comitejacutinga@consorciolambari.com.br
Fone: 3442-1034 (falar com Maikon)

Minicursos:

Diagnóstico da qualidade da água - Pesquisador Dr.
Alexandre Matthiensen e Msc. Ricardo Steinmetz
(Embrapa Suínos e Aves)

Reuso da água - Professor Dr. Marcelo Bortoli (UnC -
Concórdia)

Biorremediação de euentes da suinocultura com geração
simultânea de fontes alternativas de energia - Pesquisador
Dr. Márcio Busi da Silva (Embrapa Suínos e Aves)

Virologia em água - Professora Aline Viancelli (UnC -
Concórdia)

Agentes tóxicos quantificáveis em água - Professora
Juliana Venturini (UnC- Concórdia)

A gestão da água na produção de suínos e aves -
Pesquisador Dr. Paulo Armando Vitória de Oliveira
(Embrapa Suínos e Aves)

Água e energia: aspectos ambientais - Aldo Votto
(Engenheiro de Meio Ambiente da Petrobrás)


Dia 21 de março


Manhã

Assembleia Geral Ordinária do Comitê do Rio Jacutinga e
Contíguos
Local: Auditório da AMAUC

Noite

Mesa redonda: A gestão da água na sub-bacia do Rio dos
Queimados
19h30 às 19h40 - Apresentação do vídeo-reportagem sobre a
bacia do Rio dos Queimados
19h45 às 20h15 - Comitê da Bacia do Jacutinga: Os desafios
da gestão da Bacia do Rio dos Queimados
20h15 às 20h45: As ações da Prefeitura Municipal de
Concórdia na proteção da bacia do Rio dos Queimados
20h45 às 21h15 - Ações de entidades locais na preservação da
bacia do Rio dos Queimados
21h15 às 22h - Diálogo com o público presente
Local: UnC - Campus Concórdia


Dia 22 de março


14h às 17h - Trilha da Água
Local: Parque Estadual Fritz Plaumann
Programa de Rádio Especial sobre o Dia Mundial da Água -
Rádio Rural de Concórdia - Programa Rural Meio Ambiente.
Fonte: PG Comunicação
**************************************



Publicada em: 12/03/2014 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE SEMANA DA ÁGUA EM

CAMPO LARGO - PR

Semana comemora Dia Mundial da Água com diversas atividades nas escolas e blitz ambiental educativa no centro da cidade


O dia 22 de março é considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU),  o Dia Mundial da Água.  Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá a Semana da Água, com diversas atividades educativas para crianças e adolescentes.

As atividades acontecerão nos dias 18, 19 e 21. Alunos de escolas municipais vão receber um teatro de fantoches, promovido pela Guarda Municipal de Curitiba, e visitarão a sede da empresa de água Ouro Fino. As crianças também participarão de gincanas e uma oficina de Pintura no Parque Newton Puppi, na companhia de técnicos da Sanepar.

Além disso, os alunos realizarão uma blitz ambiental educativa com exposição de cartazes, distribuição de panfletos e de copos de água na Praça Getúlio Vargas e no calçadão da Rua XV de Novembro. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população contra o desperdício de água, começando pela conscientização das próprias crianças.

Confira, a seguir, o cronograma com datas, atividades e escolas que irão participar da Semana da Água.
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas, ONU, no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Todos os anos a ONU escolhe um tema para a data. Em 2014, o tema é “Água e Energia“.
**************************************
ANA LANÇA AGORA SUA PÁGINA SOBRE
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2014

Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água

O Brasil, País que detém aproximadamente 12% da água doce do planeta, celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, com o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações. No ano em que as celebrações giram em torno do tema “Água e Energia”, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira muito tem a refletir sobre os usos que têm sido feitos desse bem finito.
A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles são Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE). Em 2012 houve um acréscimo de 3,972MW na capacidade total do sistema de produção de energia elétrica instalada no Brasil, sendo 1.843MW referentes à geração hidroelétrica, incluindo as UHE, PCH e CGH. O grande destaque na matriz energética brasileira fica a cargo da geração hidroelétrica, que representa 70% de toda capacidade instalada.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água ficou registrado como efeméride mundial. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a histórica Eco-92, o dia 22 de março tem um significado especial, pois as nações ao redor do mundo se debruçam em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda ao redor do globo terrestre.
Anualmente o Dia Mundial da Água gira em torno de um tema também definido pela ONU. Para 2014 as discussões e reflexões terão como pauta “Água e Energia”. Em anos anteriores o tema “Água” se relacionou com outros, como Cooperação, Segurança alimentar e Saneamento.
Conheça um pouco do trabalho da ANA para as celebrações do Dia Mundial da Água em http://aguasdemarco.ana.gov.br/

Há oito anos a Agência Nacional de Águas (ANA) identificou a ausência de um espaço virtual que reunisse os eventos nacionais alusivos ao Dia Mundial da Água. Foi então que surgiu o hotsite Águas de Março, com a proposta de agregar eventos promovidos por instituições federais, estaduais, municipais ou por organizações não governamentais e difundi-los à sociedade em geral. Em sua oitava edição, o Águas de Março este ano traz a temática “Água e Energia”, definida pela Organização das Nações Unidas como centro da reflexão e da tomada de decisões.
O espaço é seu: para saber um pouco sobre a correlação entre Água e Energia visite a sessão de mesmo nome. Para cadastrar os eventos promovidos por sua instituição em comemoração ao Dia Mundial da Água, clique no link “cadastre seu evento” e submeta as informações para publicação. Para conhecer os eventos que acontecem durante o mês de março, o “mês das águas”, acesse a aba “Eventos”.
Seja bem vindo e ajude-nos a trabalhar cada vez mais em prol dos recursos hídricos.
Eventos
segunda-feira, 17 de março de 2014
**************************************


SEMARH/SE promove o VII encontro de recursos hídricos

VII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, no período de 18 a 20 de março de 2014, no Centro de Convenções de Sergipe – Auditório Terra Caída e Auditório Abais - ARACJU - SE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da sua Superintendência de Recursos Hídricos, promove o VII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, no período de 18 a 20 de março de 2014, no Centro de Convenções de Sergipe – Auditório Terra Caída e Auditório Abais (Av. Tancredo Neves, 4444 – DIA – Aracaju / Sergipe). Para maiores informações consulte o site www.semarh.se.gov.br.

Aberto a todos os interessados, o VII Encontro reúne especialistas em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são: divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.

Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano tem como tema central é Água e Energia.

O Encontro
Realizado anualmente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), através da Superintendência de Recursos Hídricos, o VII Encontro de Recursos Hídricos, onde serão apresentados cerca de 34 trabalhos e conta até o momento (11 de março) com 300 inscritos.

Os Minicursos
Além do Encontro, estarão sendo realizados no dia 18 de março, na sala 29 e no auditório da EMBRAPA/CPATC SE dois (02) minicursos com abordagem sobre “Introdução ao Uso do Atlas Digital de Recursos Hídricos em Sergipe” e “Sistema de Suporte a Decisão”.

Texto: Ailton Francisco da Rocha (Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH).

**************************************
As informações e postagens pesquisadas e divulgadas aqui, podem (e devem) ser copiadas e divulgadas, citando a presente página do SOSRiosBr:

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/p/semana-da-agua-sosriosbr-2014-divulgue.html


**************************************