Obras vão criar lago de 100 km em SP
Construção de barragens deve inundar uma área equivalente a 2 mil campos de futebol
11 de maio de 2012
José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo
SOROCABA - A sequência de barragens deve formar um lago com pelo menos 100 quilômetros de extensão e largura de até 4 quilômetros em alguns pontos. Apenas as barragens de Tietê e Laranjal Paulista devem inundar uma área equivalente a cerca de 2 mil campos de futebol. A extensão da hidrovia faz parte de convênio de R$ 1,7 bilhão com o governo federal, assinado no ano passado para melhorias e novas obras - o Estado dará uma contrapartida de R$ 800 milhões.
E as prefeituras já apostam na exploração do turismo nos lagos. O prefeito de Salto, Geraldo Garcia (PDT), por exemplo, já tem projeto de navegação turística entre a cidade e Porto Feliz. O projeto abrange a construção de atracadouros em pontos estratégicos para visitas a fazendas históricas.
Mas o projeto já levanta dúvidas de ambientalistas. A barragem de Tietê, segundo Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, poderá inundar o Parque das Monções, em Porto Feliz, ponto de partida das expedições bandeirantes entre os séculos 17 e 18. Trata-se de uma região tombada pelo patrimônio histórico estadual.
Procurado, o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho, informou que o governo está fazendo com os órgãos ambientais a avaliação estratégica de todo o projeto. "Não faz sentido pensar em cada barragem individualmente."
Ele ressaltou que o projeto está sendo revisto para evitar que o sítio histórico de Porto Feliz seja atingido.
Pirapora sem espuma. Na segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou o início das obras de construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na barragem de Pirapora, no Rio Tietê, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Com os equipamentos, a barragem de 50 anos, que servia apenas para regularizar a vazão do rio, vai gerar 25 megawatts de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.
A obra da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) ficará pronta em 24 meses e contribuirá para reduzir a espuma que se forma na área urbana de Pirapora.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br