Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2013

AS PALAFITAS ÀS MARGENS DO RIO CAPIBARIBE, NO RECIFE (PE) ANALISADAS NO ESTUDO DO IPEA


              As moradias improvisadas nas margens do Capibaribe - Foto FACEPE




Levantamento mostra que Recife tem 




564 mil pessoas morando em favelas 




Capital ocupa a 2ª posição nacional em número de habitantes em favelas.
Pesquisa foi feita pelo Ipea e divulgada nesta quarta-feira (4).

Do G1 PE

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 564 mil pessoas no Recife vivem em favelas. A capital pernambucana é a segunda do país em número de pessoas que habitam esse tipo de moradia.
Às margens do Rio Capibaribe, no Centro do Recife, por exemplo, há várias moradias instaladas de forma improvisada. São casas construídas sem qualquer planejamento e estrutura. “É sujeira, muito rato, é barata, muriçoca. A água é péssima, a energia é péssima também”, reclama o técnico em Eletrônica, Claudionor Miguel, que mora desde que nasceu em um barraco na favela do Papelão, área central da capital.
O estudo feito pelo Ipea apontou que o número de pessoas morando em favelas em todo o Brasil cresceu 6,7% nos últimos 13 anos. A capital da Bahia, Salvador, ocupa a primeira posição desse ranking com 607 mil moradores. Logo após o Recife, em segundo lugar, estão São Paulo, Belém e Rio de Janeiro.
Além das condições precárias de moradia, outras dificuldades afetam quem vive nessas regiões. Não bastassem os problemas de saneamento básico, água e energia, muitos relatam que sofrem preconceito e são desrespeitados pelo simples fato de morarem em favelas. “Todo mundo é discriminado, todo mundo é ladrão. Tem que ter mais respeito pelas pessoas”, diz o camelô Severino Barbosa.
A Prefeitura do Recife informou que está construindo sete conjuntos habitacionais na cidade, totalizando 1.488 novas moradias populares. A prefeitura garantiu, ainda, que irá lançar, dentro de até dois meses, um programa de cadastro para traçar o perfil das famílias e um diagnóstico das condições de moradia em toda a cidade. Do G1 PE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Esses Mocambos de Recife são mais antigos que a maioria das favelas de Rio ou São Paulo. Essa vergonha desse povo vivendo precariamente, em meio a lama dos manguezais e as águas imundas do sofrido Rio Capibaribe não é de hoje. João Cabral de Melo Neto já denuncia a situação na sua obra "Morte e Vida Severina" há 60 anos atrás.
    É absurdo que em 2015 não se tenha resolvido esse problema. A questão do saneamento básico no Brasil, especialmente em capitais nordestinas como Recife, Salvador e Maceió, é caso de polícia!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br