Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2013

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PARÁ DE MINAS (MG) É COMPROMETIDO POR ROMPIMENTO DE ADUTORA

morador mostra copo com água cobtaminada em Pará de Minas MG (Foto: VC no G1)Leitor do G1 que não quis ser identificado tirou foto
de copo com água contaminada (Foto: VC no G1)






Adutora se rompe, contamina água e 




compromete abastecimento em MG



'Quando não falta água, está contaminada', diz moradora de Pará de Minas.
Copasa diz que reparo foi concluído; Funed recebeu material para análise.

Marina AlvesDo G1 Centro-Oeste de Minas


“Em Pará de Minas quando não falta água, ela sai da torneira contaminada para os moradores”, desabafou Geiza Inácio Nunes, moradora do Bairro Raquel. Segundo ela, desde à noite de quarta-feira (4) a água que chega às residências apresenta gosto ruim e mau cheiro. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que uma adutora da rede de esgoto se rompeu, contaminando o Ribeirão Paciência, um dos pontos de coleta de água da companhia. Por meio de nota, o órgão também disse que trabalhos de reparo foram concluídos na tarde de quinta-feira (5). Contudo, o abastecimento na cidade será afetado e a previsão é de que a situação seja normalizada neste sábado (7). Já Vigilância em Saúde informou que realizou as análises fisioquímica e bacteriológica na cidade.
Há três meses o G1 tem acompanhado a situação na cidade e a moradora Geiza foi uma das pessoas que relatou os problemas com o abastecimento no município. Além dela, outros moradores usaram uma rede social para desabafar sobre o mau cheiro da água em Pará de Minas.
Geiza contou que o problema se intensificou na quinta-feira na parte da manhã, levando muitos moradores a comprarem água mineral por medo de contaminação. “A coloração estava estranha, pastosa. Quando a gente bebia a água, parecia que havia algo podre, ruim. Quem fez comida precisou jogar tudo fora porque o gosto ruim passou para os alimentos”, contou a moradora.
De acordo com Geiza, ninguém na cidade esperava que a situação fosse piorar. “Você tem confiança na água e não achamos que o mau cheiro vinha dela, então fomos consumindo sem saber. Nós a usamos em tudo, para tomar banho, matar a sede, fazer comida. Minha conta de água chegou e agora eu vou ter que pagar por essa água contaminada”, lamentou.
Conforme a fiscal sanitária, Domitila Carrilho, a Vigilância Sanitária, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental, esteve nesta quinta-feira no local onde a adutora da rede de esgoto se rompeu contaminando o Ribeirão Paciência, um dos pontos de coleta de água da companhia.
Após a investigação no local, os agentes recolheram amostras da água de duas residências e encaminharam à Fundação Ezequiel Dias (Funed). “Coletamos amostras para a análise fisioquímica e encaminhamos para Belo Horizonte. O primeiro resultado deve sair em sete dias e o segundo resultado em até 20 dias”, informou Domitila.
  •  
Rede de esgoto da Copasa contamina Ribeirão Paciência (Foto: Vigilância Sanitária/Arquivo pessoal)
rede de esgoto da Copasa contamina Ribeirão Paciência local de captação de água em Pará de Minas MG (Foto: Vigilância Sanitária/Arquivo pessoal)

Na manhã desta sexta-feira (6), os agentes recolheram amostras em mais seis pontos da cidade. Essas amostras foram encaminhadas à Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), onde será feita a análise bacteriológica. O resultado deve sair em 24 horas.
Em nota, a Copasa disse ter eliminado o lançamento de resíduos no Ribeirão Paciência e que trabalha agora no esvaziamento da barragem da captação do ribeirão. A companhia ainda informou que análises são feitas rotineiramente na água, que estaria apta para o consumo.
A Prefeitura de Pará de Minas também enviou uma nota esclarecendo que acompanha o caso e que denunciará a situação à Policia Ambiental, ao Ministério Público e à Agência Reguladora de Água e Esgoto (Arsae). FONTE: Do G1 Centro-Oeste de Minas
.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br