Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2013

EM PE, COMITÊ ALERTA PARA RISCOS COM A BAIXA VAZÃO DO VELHO CHICO






Do G1 PE

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão reunidos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para elaborar e entregar ao governo e à sociedade um documento sobre os prejuízos causados pela redução no volume de água do rio. A Agência Nacional de Águas decidiu prorrogar por mais trinta dias a diminuição da vazão do Velho Chico nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe.

“As pessoas estão sofrendo, por exemplo, no sub-médio e baixo São Francisco; a navegação está tendo prejuízo, o fornecimento de água está com problemas... e até agora não se falou em compensação”, disse o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. O encontro termina nesta sexta-feira (6).

A vazão mínima do Rio São Francisco, de 1.300 metros cúbicos por segundo, já havia sido reduzida em abril para 1.100, atendendo a pedidos do setor elétrico e justificada pelo baixo volume de chuvas e das dificuldades na produção de energia. A estratégia vem sendo usada desde 2001, mas nunca por tanto tempo. O fim da diminuição da vazão deveria ter sido em novembro, mas foi adiada para 31 de dezembro.

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, o comitê instituiu 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre o problema da bacia do rio, estimular o debate e buscar por soluções.  
Do G1 PE
.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br