Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2013

BACIA DO RIO DOCE REALIZA 1a. OFICINA GESTÃO DE ÁGUAS EM TERRAS INDÍGENAS

Oficina de formação com Povos Indígenas da Bacia do Rio Doce





Reunindo nas dependências do Instituto Terra, município de Aimorés-MG (27 a 30/11), os Krenak (Watu, Atorãn, Nakrehé e Naknenuk) e outras duas etnias indígenas que habitam o território da Bacia do Rio Doce, os Pataxó e os Tupiniquim, esta oficina formativa "Gestão de Águas em Terras Indígenas", organizada pelo CBH-Doce e pela FUNAI com apoio do MMA (por meio da SRHU e ANA), destina-se à troca de saberes interculturais sobre a água, a formação para atuação na gestão dos recursos hídricos com participação no comitê da bacia do rio Doce, e ao planejamento de ações operacionais de recuperação ambiental, dentre outros. 

Além das vivências compartilhadas, o processo de aprendizagem terá como suportes documentais, dentre outros, a Lei de Águas, o Plano Integrado da Bacia do Rio Doce e a nova Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
Instituída em junho de 2012 pelo Decreto n° 7747, a PNGATI também trata, dentre outros temas, da proteção hídrica (promover ações de proteção e recuperação das nascentes, cursos d’água e mananciais essenciais aos povos indígenas) e da governança e participação indígena na gestão de águas (apoiar a participação indígena nos comitês e subcomitês de bacias hidrográficas e promover a criação de novos comitês em regiões hidrográficas essenciais aos povos indígenas).

A oficina será aberta pelos Krenak e representantes do Instituto Terra, Adonai José Lacruz e Gladys Nunes, e estará sob a coordenação metodológica de representantes da FUNAI (Graziela Almeida, Thiago Fiorott, Ricardo Burg Mlynarz, Pablo Camargo, Caroline Wilrich, Silvano e Regina Nascimento), com apoio da Secretária Executiva do CBH-Doce Joema Alvarenga (CBH-Doce) e do Gerente do MMA, Franklin Jr. Participarão 33 indígenas das três etnias acima mencionadas. A oficina será encerrada na manhã do dia 30 na Terra Indígena Krenak, situada no município mineiro de Resplendor (ver fotos aqui).

A bacia do rio Doce
A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma significativa extensão territorial, cerca de 83.400 km2, dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e o restante ao Estado do Espírito Santo. Abrange, total ou parcialmente, áreas de 228 municípios, sendo 202 em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo e possui uma população total da ordem de 3,1 milhões de habitantes. O rio Doce, com uma extensão de 853 km, tem como formadores os rios Piranga e Carmo, cujas nascentes estão situadas nas encostas das serras da Mantiqueira e Espinhaço, onde as altitudes atingem cerca de 1.200 m. Seus principais afluentes são: pela margem esquerda os rios Piracicaba, Santo Antônio e Suaçuí Grande, em Minas Gerais, Pancas e São José, no Espírito Santo; pela margem direita os rios Casca, Matipó, Caratinga-Cuieté e Manhuaçu, em Minas Gerais, e Guandu, no Espírito Santo. Saiba mais aqui.

O(s) Comitê(s) do rio Doce
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) é um comitê interestadual de integração, de rio de domínio da União. Com 55 membros, o CBH-Doce é considerado de integração em virtude de ser composto por representantes dos 6 comitês estaduais de Minas Gerais (Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu) e 3 do Espírito Santo (Guandu, Itapemirim e Santa Maria do Doce), que integram o seu território de atuação. O CBH-Doce possui um Plano de Integração da Bacia e já implementou a Cobrança pelo Uso da Água (em 2012 arrecadou R$ 10,2 milhões). Saiba mais sobre o CBH-Doce em: www.cbhdoce.org.br.
Nota para a Comunidade das Águas – por Franklin de Paula Jr. 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br