TV Rondônia 40 anos: emissora mostra importância do Rio Madeira
Reportagem faz parte de série especial de 40 anos da emissora.
Garimpo, exportação de produtos, foram alguma das atividades destacadas.
A TV Rondônia completa 40 anos neste mês de setembro e iniciou um série de reportagens que marcaram os momentos mais importantes da emissora. A terceira grande reportagem exibida pelo Jornal de Rondônia na noite desta quarta-feira (10) foi sobre a importância do Rio Madeira para o estado.
Clique e veja o vídeo (5 min)
Clique e veja o vídeo (5 min)
O Madeira é o maior e mais importante rio de Rondônia e também principal afluente do Rio Amazonas. Chega a 3.315 quilômetros de extensão, é o 17º maior do mundo e nasce na Cordilheira dos Andes na Bolívia. Entre as características principais está a quantidade de sedimentos em suspensão, que transporta, ou seja, no meio da água e não no fundo. Os sedimentos se alteram dependendo da estação do ano e mudam o canal de navegação.
O rio faz diferença para a economia em Rondônia, sendo corredor de exportação. Entre 2010 e 2014, a movimentação no Porto Organizado de Porto Velho aumento um milhão de toneladas, destes, 80% de soja. Em 2013, fechou com 3,4 milhões de toneladas transportadas. O Madeira também foi escolhido pelo Governo Federal para gerar energia elétrica através de duas usinas hidrelétricas, Jirau
A riqueza maior sempre esteve no fundo do rio, o garimpo. Em 1979, começou a corrida por pedras preciosas no Rio Madeira. A Cooperativa dos Garimpeiros de Rondônia estima que em 34 anos de exploração foram retiradas quase 300 toneladas de ouro legalizadas e mais de 100 toneladas foram desviadas. Atualmente, o garimpo continua em áreas legais e ilegais. Alguns trechos dependem de licença ambiental, em outros há lavras para exploração.
Nos quatro primeiros meses deste ano, o Madeira mostrou mais força e revolta. O rio transbordou e expulsou mais de três mil famílias das casas, inundou a BR-364, engoliu comunidades ribeirinhas, bairros da capital, destruiu imóveis e empresas.
Fonte: Do G1 RO com informações da TV RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br