Vista do coletor de água no sistema de abastecimento de água da Cantareira na represa de Jaguari
Chove mais na Grande SP do que na região do
Cantareira
Em grave crise de estiagem, o principal manancial paulista opera hoje com apenas 7,2% da capacidade
Leia Mais
- 28/09/2014 | Mesmo com chuva, Cantareira continua secando
- 28/09/2014 | Após ciclovia, Av. Paulista ganhará 1º radar
- 28/09/2014 | Furtos ameaçam patrimônio do cemitério da Consolação
- 27/09/2014 | Alckmin diz que seca no Sudeste é a maior em 84 anos
Em grave crise de estiagem, o principal manancial paulista opera hoje com apenas 7,2% da capacidade, graças ao uso do volume morto das represas.
Segundo o CGE, a chuva é de fraca intensidade na região de Bragança Paulista e Piracaia, a cerca de 100 quilômetros da capital, onde ficam os dois maiores reservatórios do Cantareira, as Represas Jaguari-Jacareí.
O cenário também se repete na cidade de Mairiporã, na entrada da Grande São Paulo, onde fica a Represa Paiva Castro, a menor do sistema.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que monitora e opera os reservatórios, o balanço da chuva no manancial só será concluído na manhã de sábado.
Na Grande São Paulo, de acordo com o CGE, a chuva teve início por volta das 12h30, e tem sido mais intensa na região onde ficam as represas do Sistema Alto Tietê, que também atravessa situação crítica e está com 11,9% da capacidade.
Segundo o monitoramento, já choveu 63 milímetros na região da Represa Ponte Nova, em Salesópolis, e 60 milímetros na Represa Jundiaí, em Mogi das Cruzes. Houve forte precipitação também em Mauá, no ABC paulista, com 40 milímetros de chuva nesta tarde.
De acordo com o CGE, as chuvas devem continuar nos próximos dias tanto na Grande São Paulo quanto no interior.
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam previsão de chuva de fraca a moderada intensidade na região do Cantareira todos os dias até 2 de outubro.
A Sabesp acredita que essa sequência possa até elevar o nível das represas do manancial.
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/chove-mais-na-grande-sp-do-que-na-regiao-do-cantareira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br