Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de outubro de 2009

POLÊMICA SOBRE A TRANSPOSIÇÃO: RESPOSTA À ENTREVISTA DE D. CAPPIO

Leia na Coluna Infoinveste: Além de muita lentidão, a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como característica o forte encarecimento no custo, em relação ao estimado inicialmente. Quase metade dos projetos passou por revisão no volume de investimentos nos últimos dois anos, desde o lançamento do programa, em 2007. Há casos em que o valor da construção subiu 100%, como no Gasoduto Urucu-Coari-Manaus, da Petrobras.(Bahía Notícias)


RESPOSTA À ENTREVISTA DE DOM CÁPPIO, NA FOLHA DE SÃO PAULO

A entrevista de Dom Luiz Cappio, na íntegra:

http://arquivososriosdobrasil.blogspot.com/2009/10/entrevista-com-d-cappio-sobre.html

FOLHA - Por que “mentira”?

CAPPIO - O que o presidente veio fazer em Barra foi apenas um marketing de mídia para mostrar para o Brasil e para o mundo algo que não existe, uma farsa, uma mentira. O projeto de revitalização não acontece. Foi mais uma de suas grandes mentiras sobre esse projeto. Foi apenas um show (Folha de São Paulo/Por Matheus Magenta)

FOLHA - Apesar de não estar no município, o sr. organizou um protesto. Por que os sinos da igreja tocaram o dobre fúnebre?

CAPPIO - Foi a única maneira de homenagear aquele que está matando o rio em nome da ganância (. Folha de São Paulo/Por Matheus Magenta)

RESPOSTA E APÊLO

Meu caro irmão de caminhada na fé, com todo respeito que tenho ao senhor, como Bispo, peço-lhe: ponha na sua cabeça, que o Presidente Lula não está mentindo, enganando e nem tão pouco, matando o rio, pelo contrário, ele, com sua coragem, determinação política e com as bênçãos do Deus da vida ,vai fazer com que milhões de nordestinos tenham o direito de usufruir das águas do rio São Francisco, que afinal, é de todos os brasileiros. Esse rio é de Integração Nacional, e o senhor sabe muito bem disso. Esses doze milhões de nordestinos, que clamam por um pouco d água, também são brasileiros, portanto, têm o mesmo direito que seus conterrâneos da Bahia.

Essa caravana presidencial, visitando as obras de transposição em andamento, não é uma farsa, uma enganação, pois, o Presidente Lula é sério, sensível, humano, que tem compromisso com o povo sofredor do meu querido nordeste. Ele é um sertanejo que sabe o que é seca com suas nefastas conseqüências. Por essa razão, a transposição é, para ele, uma questão de honra. Tenho a absoluta convicção, que Deus o tem como enviado para libertar da sede milhões de filhos seus. Esse Deus da vida está dando-lhe coragem, força, ânimo e garra para fazer acontecer esse sonho secular.. Até diria, que entre os grandes empresários do agronegócio, que são contra a transposição, e lula que é a favor, Deus está com este. Disto não tenho dúvida. Afinal, assim como Javé usou o rei da Persa ,Ciro, para libertar seu povo do cativeiro da Babilônia, da mesma forma, está usando o Presidente Lula para libertar do cativeiro da seca, milhões de seres humanos..

Querido irmão, para o senhor, o Presidente, obstinado por esse projeto redentor, vai matar o rio; já eu digo o contrário: ele vai salvar milhões de vidas humanas, tenho absoluta convicção. Aí está o verdadeiro show da vida. E show mesmo, dom cáppio, será quando estivermos bebendo das benditas águas do São Francisco. Queira ou não queira, esse show da vida vai acontecer, pois Deus está ouvindo as preces dos milhões de sedentos e dando força e coragem a esse bravo Presidente, que tem sangue de nordestino. As nossas orações estão chegando aos ouvidos de Deus: “Ouvi o clamor do meu povo, por isso, desci para libertá-lo”.

Querido irmão, o senhor pensa na vida do rio, Lula, além de pensar no rio, pensa em milhões de nordestinos que clamam, noite e dia, por água. Que coisa mais linda, Dom Cáppio, esse Presidente com cara de sertanejo, com marcas indeléveis de sua história sofrida, dizer: “As obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco representam o pagamento de uma dívida histórica do país com o povo nordestino que convive há séculos com o problema da seca”. Só quem não tem coração, sensibilidade humana e cristã não compreende a extensão e profundidade dessas palavras proféticas.

Ouvindo essas palavras do Presidente, faço-lhe um pedido de irmão no sacerdócio: Dom Cáppio, meu querido pastor, ouça o clamor do rio que está morrendo, conforme diz o senhor, mas ,acima de tudo, queira ser complacente com o grito pungente de doze milhões de seres humanos, que desejam saciar sua sede com um pouquinho das águas do velho Chico.É só um pouquinho desse líquido “franciscano”, querido irmão.E por conta desse pouco de água , o rio não vai secar.Também, queira ser consciente, que tudo que existe na natureza é para usufruto do ser humano.Com essa postura cívica e cristã, o senhor estará prestando um grande serviço ao nordeste e por que não dizer, ao povo brasileiro e certamente, estará agradando ao Deus da vida.E seu nome ficará registrado no livro da história da vida, como alguém que, na sua doação extrema, contribuiu para salvar milhões de sedentos do nordeste brasileiro.

Querido irmão Dom Cáppio, em tempo de estiagem, venha passar um dia comigo, para ver de perto o drama do povo deste sertão paraibano. O senhor presenciará cenas dramáticas, clamorosas e certamente, haverá de chorar. E o meu irmão compreenderá minha posição favorável à transposição. Pois, se sou a favor desse projeto, é porque o vejo como uma das melhores alternativas para amenizar o drama de um povo que secularmente sofre e como sofre. E também, pelo fato de sentir na minha pele as conseqüências devastadoras da seca. Quantas lágrimas, quanta dor, quantas agonias neste sertão em tempo de seca. Dessa realidade tétrica, sou testemunha. Por isso, querido irmão, peço-lhe, que use de sua consciência cristã e assim, entenda a importância, a eficácia desse projeto de transposição. Não se trata de um projeto aleatório, eleitoreiro e nem demagógico. Lula vai sim, repito, dar um verdadeiro show da vida, quando inaugurar,em 2010, o eixo leste, aqui na minha querida e sofrida Paraíba. O senhor está convidado para presenciar esse show extraordinário da vida. Venha ver a felicidade do povo paraibano.

Querido irmão, seja otimista, esperançoso, dê uma chance a esperança, pense positivo, acreditando que Deus criou esse rio para todos, sobretudo para os sedentos. Minha Paraíba tem o direito de crescer economicamente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do seu povo, a exemplo da região de Petrolina e juazeiro nos estados de Pernambuco e Bahia. Ora, o senhor sabe melhor do que eu, que Jesus fora um ferrenho defensor da vida, por isso, dissera: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. Então, caro irmão, esses doze milhões de pessoas humanas não merecem viver com dignidade? Ora, se merecem viver dignamente, então, aprendamos a partilhar, como bem ensinara São Francisco de Assis.

Por fim, meu irmão, no dia da inauguração, na minha igreja, os sinos tocarão como expressão de festa, de alegria e de libertação. Aliás, não usemos os sinos de nossas igrejas para agouro. Basta de tanta desgraça na vida do povo. Até diria, que toques fúnebres sempre aconteceram neste nordeste afora, anunciando tantas mortes de irmãos vítima da seca.E se essa água não chegar para nosso sertão, através da transposição, toques fúnebres ecoarão, anunciando que mais um irmão ou irmã morrera vítima das conseqüências danosas das longas estiagens.

Querido Dom Cáppio, perdoe-me a ousadia, as palavras ásperas, pois tenho que desabafar, devido que meu coração não agüenta mais tanta indignação: O senhor, com seu posicionamento contrário à transposição, está na contra mão do Evangelho, da vida , e por que não dizer, do Reino de Deus. Pois, seu posicionamento radical, irredutível, como religioso, tem causado enorme constrangimento e revolta na vida desses doze milhões de nordestinos. Quanto a mim, tenho sentido profunda tristeza e decepção.

Que Deus o abençoe e o faça verdadeiro defensor dos que clamam por um 1,4% das águas do rio São Francisco.

Um abraço fraterno, na esperança de encontrá-lo na celebração da vida.

Santa Cruz - Pb, em 22 de outubro de 2009.

Padre Djacy Brasileiro, apaixonado pela vida do seu povo sofrido.

Pe. Djacy Brasileiro
padredjacy@hotmail.com
Pároco da cidade de Santa Cruz - PB




Fonte:
Ivaldo Gomes
ivaldogomes2@gmail.com
por João Suassuna — REMA ATLÂNTICO - 22/10/2009 10:16

LEIA TAMBÉM, DO Pe. DJACY BRASILEIRO:
Santa Cruz, 31 de agosto de 2009.

TRANSPOSIÇÃO: QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO NOS ILUDA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Até acredito nas boas intenções do presidente Lula, mas acredito também que ele tem estado muito afoito querendo mostrar uma obra grandiosa para o Brasil, como um messias querendo salvar um povo que sofre bastante. Se em tantos anos as coisas não funcionaram como deveriam, não será do dia pra noite, numa obra cheia de atropelos e percalços, consultando apenas um lado da moeda que o nordestino do semi-árido passará a beber a água de um rio que daqui há alguns anos não terá nem água direito para seu leito natural quanto mais para transpor. Se ainda existem cidades na beira do rio que ainda dependem de caminhões pipa para matar a sede de sua população, como podemos garantir que os municipios que serão atendidos por essas águas não sofrerão das mesmas dificuldades? São fatos a se pensar.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br