Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2009

SENADO FEDERAL AMPLIA DISCUSSÕES SOBRE PROTEÇÃO DE RIOS E AQUÍFEROS DO BRASIL


Regulamentação da água é prioridade para subcomissão que trata o tema no Senado

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Nesta quarta-feira, 28, foi instalada no Senado Federal a Subcomissão Permanente de Água da Comissão de Meio Ambiente. Presidida pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), e com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como vice-presidente, a subcomissão visa ampliar as discussões sobre a importância da proteção dos rios e aquíferos brasileiros.

Durante o evento o vice-presidente lembrou que o Brasil responde por quase 20% da reserva de água doce do mundo e precisa participar do debate externo sobre o tema. “O Brasil não pode se omitir do fórum mundial de discussões sobre a água. É preciso ter internamente uma posição de país e o que iremos fazer com relação à água e levar isso para o conhecimento dos demais parceiros internacionais”, disse Serrano.

Os senadores devem escolher um relator para dar continuidade aos trabalhos. Alguns debates já foram iniciados mesmo antes da criação dessa subcomissão. Em março, o relatório de Istambul, foi o ponto de partida dessa proposta.

Marisa Serrano apontou como temas urgentes a serem tratados logo no início das atividades a regulamentação dos rios transfronteiriços e do Aquífero Guarani. “Precisamos tomar uma decisão a respeito dos nossos rios transfronteiriços, especialmente na fronteira do Mercosul, talvez fazer uma reunião aqui com a comissão do meio ambiente do Mercosul para tratar dessa questão assim como a do Aquífero Guarani”, destacou.

A subcomissão deve abordar ainda a transposição do rio São Francisco e a necessidade de uma regulamentação específica. Fonte: Ambiente Brasil /*Com informações da ANA.

O QUE VC ACHA DESSA POSTURA DOS SENADORES DA REPÚBLICA? DÊ SUA OPINIÃO, FAZENDO COMENTÁRIO ABAIXO. É IMPORTANTE PARA NÓS SABERMOS O QUE VC PENSA!

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. LÉA RODRIGUES - SÃO PAULO29 outubro, 2009 12:49

    Não dá para confiar nesses Senadores. Eles vão fazer muito barulho e não chegar a nenhum resultado, pois estão interessados só em ganhar muito dinheiro, fazer jogadas e dar empregos para parentes e apadrinhados.
    Os atuais senadores não têem competência para tratar de assuntos ambientais e não terão o mínimo interesse em defender os nossos rios. Não vai dar para faturar nada, por fora.
    Essa é a realidade do pior Senado que o Brasil já teve.

    Léa Rodrigues - SP

    ResponderExcluir
  2. A gente não confia nem um pouco nesse pessoal do congresso do Sarney.
    Eles só querem faturar e não tão nem aí com os nosso rios poluídos. Num vai dar em nada esse negócio.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Celso Matoso - Campinas - SP29 outubro, 2009 18:52

    Discordo dos comentários acima.
    Já estava na hora do Senado Federal e da Câmara dos Deputados tomarem conhecimento das sérias e deploráveis condições de nossos cursos d'água, de superficie e subterrâneas.

    Eles ganham muito bem para isso e têem a obrigação de aprofundar os estudos sobre a poluição e contaminação dos nossos rios.

    Se não acreditamos nos Senadores e Deputados devemos votar melhor na próxima vez, mas vamos cobrar dessa comissão que faça um estudo sério e profundo das empresas que poluem e contaminam; das concessionarias de água e esgôto que cobram da população, afastam os esgôtos e jogam nos leito dos rios (e ninguém vê, ninguém pune)e os municípios se recusam a fazer tratamento dos esgotos, porque não dá voto obra enterrada no chão.

    Chega de ver coisa errada.
    VAMOS COBRAR, VAMOS EXIGIR PROVIDÊNCIA.
    PORQUE VOCÊS DESSE ÓTIMO BLOG NÃO FAZEM UMA LISTA NEGRA DOS POLUIDORES DE NOSSOS RIOS?

    Prof. Celso Matoso - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Continue em defesa de nossas águas e doverde

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br