Na próxima sexta-feira (27/11), a ONG NAVIMA (Nature Viva Mangue), Força Aérea Brasileira, Marinha, Exército, IBAMA e a Secretaria de Saúde de Natal, irão promover uma ação social na comunidade do Guarapes (Zona Oeste de Natal) denominada "Guarapes em Ação, Saúde e Cidadania". O objetivo do evento, coordenado pela NAVIMA, é dar apoio de saúde a população carente e despertar a cidadania na comunidade do Bairro de Guarapes, em Natal.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, a comunidade de Guarapes terá acesso gratuito a médicos, dentistas e enfermeiros das Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército), que atenderão em barracas do Exército montadas em frente do posto de saúde de Guarapes, que se encontra em reforma.
A equipe é formada por especialistas nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e Odontologia, e outros profissionais de saúde (enfermeiros e auxiliares). A Base Aérea de Natal (FAB) participará com um Pediatra, dois Clínicos e um Dentista, o Exército, com dois Clínicos e dois Ginecologistas, e a Marinha, com um Clínico e um Dentista. A Secretaria de Saúde de Natal vai fornecer medicamentos e material de apoio.
Além do atendimento médico e odontológico, o IBAMA fará uma palestra sobre educação ambiental, com enfoque na saúde, a Marinha vai oferecer corte de cabelo, e ainda terá uma oficina de culinária oferecida por uma voluntária que vai ensinar como preparar pratos com pescado com apoio do SESI " Cozinha Brasil".
A NAVIMA (Nature Viva Mangue) – é uma organização não governamental que atua na preservação dos ecossistemas costeiros e vida marinha, de caráter sócio-ambiental sem fins lucrativos, atuante na problemática e rastreamento dos lixões, controle de derramamento de petróleo e conservação da costa potiguar.
A entidade nasceu no dia 21 de novembro de 2007, após o desastre ambiental do Rio Potengi que provocou a mortandade estimada em 40 toneladas de peixes e crustáceos em 29 de julho. Neste dia, a bióloga Rosimeire Dantas desenvolvia pesquisa em prol da saúde pública e qualidade dos alimentos dali retirados, por homens e mulheres trabalhadores, pessoas simples e dignas de sua cultura tradicional. Desde então, a NAVIMA luta para despoluir o Rio Potengi, berçário de vida marinha, e conservação de toda a costa potiguar.
Entre os projetos desenvolvidos pela NAVIMA estão: o adensamento florestal da Mata Atlântica na Base Aérea de Natal (BANT) – um convênio entre a BANT e o IBAMA/NAVIMA; a Neutralização de Carbono, na Polícia Federal; e o Projeto Rio Potengi – “Levantando as redes para um futuro sustentável”, em parceria com o IBAMA.
Assessoria de Imprensa da BANT
Marta Fernandes Melchiors
(Suboficial/ Jornalista)
Fones: 3644-7513 / 9976-3338
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Parabéns pela inicitativa dessa ONG, que está desenvolvendo um trabalho maravilhoso!
ResponderExcluir