mapa novas hidreletricas na amazônia
Hidrelétricas na Amazônia são foco de divergências
21 de novembro de 2011
O Estado de S.Paulo
A grande área disponível hoje para a construção de novas barragens é a Amazônia, especialmente nas bacias dos Rios Tapajós, Xingu e Madeira. De acordo com o Plano Nacional de Energia 2030, cerca de 80% do total do potencial energético que o Brasil precisa acrescentar ao que já existe deve vir daquelas bacias.
Considerando que também é na Amazônia que se concentra a quase totalidade das terras indígenas do País, não é difícil imaginar o agravamento das tensões. "O conflito entre instalação de hidrelétricas e a capacidade de sobrevivência dos povos indígenas é atual e só tende a se intensificar", diz o advogado Raul Silva Telles, do ISA, em artigo na publicação Povos Indígenas no Brasil 2006-2010.
Telles explica que, além da possibilidade de serem obrigados a se deslocar para áreas diferentes, os índios temem o desequilíbrio do ecossistema. "Também podem ocorrer impactos sociais, sobretudo para as populações dependentes do extrativismo animal e vegetal."
No momento, o palco mais vistoso da polêmica é a barragem de Belo Monte. Na semana passada, o ator americano Leonardo DiCaprio juntou seu nome à longa lista de personalidades que se opõem à construção daquela barragem. Em setembro, o líder caiapó Raoni Metuktire foi à França pedir apoio internacional à causa. Escolhido para figurar na capa da publicação do ISA, Raoni diz: "Eu defendo o rio, a floresta e a terra para a sobrevivência do meu povo, das novas gerações, meus netos". / R.A.
Fonte;O ESTADO DE S. PAULO
Em 5 meses, operários retiram 1,5 milhão de metros cúbicos de terra
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br