Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2011

RECOMPOSIÇÃO DAS MATAS NA MARGEM DOS RIOS É ACERTADO NO NOVO ACORDO COM RURALISTAS

Contra Kátia Abreu, Senado costura acordo com ruralistas

O novo texto obriga a recomposição de parte das áreas de mata na margem dos rios.


Dayanne Sousa
Mesmo após a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) ter pedido a obstrução de votação do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente nesta quarta-feira (23), parlamentares continuam negociando um acordo com ruralistas. A intenção dos mais otimistas é aprovar um texto consensual e enviar o projeto a plenário na próxima semana.

Nesta terça-feira (22), Kátia Abreu convocou coletiva para dizer que há pontos "inegociáveis" e que os ruralistas apresentariam nove emendas ao projeto, o que poderia travar a votação. À Terra Magazine, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) contestou a colega: "Ela fala por ela, não fala por mim". Mais cedo, Moka havia se reunido com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e deputados da Frente Parlamentar de Agropecuária. Ele avalia que o ideal seria evitar a apresentação de emendas na quarta. "Vamos trabalhar por um texto de consenso", afirma.

Entre os pontos mais polêmicos da votação está a recuperação de áreas desmatadas. O texto do relator Jorge Viana (PT-AC) inclui regras para recomposição de Área de Preservação Permanente (APP) desmatadas irregularmente. O novo texto obriga a recomposição de parte das áreas de mata na margem dos rios.

Apesar da resistência e do discurso duro de Kátia Abreu, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), afirma que "estamos mais próximos de um entendimento do que nunca". Uma série de destaques polêmicos vinha sendo arrastada de outras comissões para ter um destino apenas nesta, a última. Diante do novo texto, eles não serão mais considerados.

Rollemberg diz que a questão da recomposição de APPs será a mais difícil de incluir num acordo capaz de evitar emendas: "É o desafio de entendimento nevrálgico". Ele acredita, porém, que os parlamentares "tendem a preservar o conceito" do relatório de Viana, um tanto mais rígido que os anteriores. 
FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  
 CADASRTRE-SE.NO FONASC 
  www.fonasc-cbh.org.br




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Kátia Abreu é a principal ruralista, ele não faz o meio de campo, ela esta de olho nos interesses próprios, sua fazenda tem uma multa pesada para pagar ao IBAMA.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br