Conta d'água - foto: cacavazamento.srv.br
17/11/2011 9:40:41
Conta de água: fique atento ao dia da leitura e evite dores de cabeça futuras
SÃO PAULO – A conta de água chegou e a única coisa que chama a atenção da maior parte das pessoas é o valor da fatura. Contudo, segundo a Fundação Procon-SP, esse não é o único item que merece o cuidado do consumidor. Observar a data prevista para a próxima leitura do hidrômetro ajuda a evitar dores de cabeça futuras.
De acordo com a Fundação, o possível dia da leitura do mês seguinte consta da conta mensal de água recebida pelo consumidor. Assim, ao observar a data, o morador pode deixar uma pessoa disponível para atender ao funcionário da companhia de abastecimento.
Na impossibilidade de leitura, a empresa fará a cobrança pela média de consumo faturado dos últimos 180 dias, sendo que a concessionária tem o dever de informar por escrito o consumidor sobre o impedimento da leitura e a possibilidade de suspensão no fornecimento, caso o problema se mantenha.
O Procon informa, contudo, que, se a empresa não interromper o serviço após o terceiro mês consecutivo de impedimento de leitura, deverá efetuar a cobrança com base no consumo mínimo - cujo valor varia de acordo com a cidade -, sem a possibilidade de promover cobrança da diferença de valores medidos e cobrados futuramente.
De olho no bolso
Quando o assunto é evitar gastos desnecessários, a entidade lembra que é importante verificar se as torneiras não estão pingando, se a descarga está funcionando adequadamente e se o chamado “ladrão de caixa de água” ou reservatório de água não está vazando, devido ao mau funcionamento da boia.
Já em caso de viagem, é possível solicitar a interrupção do fornecimento de água nos casos em que o imóvel estiver desocupado. Entretanto, sugere o Procon-SP, vale checar as taxas cobradas para a suspensão e religação do sistema e o valor mínimo para saber qual a melhor opção. Fonte: TRATAMENTO DE ÁGUA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br