Tem como objetivo, divulgar e promover a preservação dos nossos cursos d'água, de superfície e subterrâneos, praias e Oceano.
Nosso foco está na revitalização e preservação dos mesmos, através dos projetos e programas socioambientais.
AS ATIVIDADES DESTE BLOG ESTÃO SUSPENSAS DESDE OUT DE 2014. ATENDENDO A INÚMEROS PEDIDOS, DEIXAMOS ABERTO AOS VISITANTES TUDO O QUE FOI PUBLICADO ATÉ AQUELA DATA. OBRIGADO.
Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil
7 de junho de 2012
DIA MUNDIAL DOS OCEANOS - 08 DE JUNHO
Dia Mundial dos Oceanos - 08 de Junho
Origem: Wikipédia
O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar.
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.
08 de Junho
A comemoração, pela primeira vez, do Dia Mundial dos Oceanos nos permite destacar as inúmerass contribuioções dos oceanos para a sociedade.
É também uma oportunidade para reconhecer os desafios consideráveis que enfrentamos no que se refere a conservar a capacidade deles de regular o clima mundial, fornecer serviços ecossistêmicos essenciais, proporcionar meios de vida sustentáveis e atividades recreativas seguras.
De fato, as ações humanas têm efeitos terríveis nos oceanos e mares do mundo.
Ecossistemas marinhos vulneráveis, tais como os corais, e recursos de pesca importantes estão sendo destruídos pela exploração desmedida, a pesca ilegal — não declarada e não regulamentada —, as práticas pesqueiras destrutivas, as espécies exóticas invasoras e a poluição marítima, especialmente de origem terrestre.
O aumento da temperatura e nível dos mares e a acidificação dos oceanos, provocados pelas alterações climáticas, constituem novas ameaças à vida marinha, às comunidades das zonas costeiras e das ilhas e às economias nacionais.
Os oceanos são também afetados pelas atividades criminosas.
A pirataria e assaltos armados a navios ameaçam as vidas dos marinheiros e a segurança dos transportes marítimos internacionais, que asseguram a distribuição de 90% das mercadorias mundiais.
O tráfico de drogas e o tráfico de pessoas por mar são outros exemplos da ameaça que as atividades criminosas representam para a vida humana bem como para a paz e segurança dos oceanos.
Vários instrumentos internacionais criados sob os auspícios das Nações Unidas tentam encontrar soluções para esses inúmeros problemas.
Entre eles, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, ocupa um lugar central.
A Convenção estabelece o quadro jurídico no qual se devem inserir todas as atividades realizadas nos oceanos e nos mares e constitui a base da cooperação internacional em todos os níveis.
Para além do objetivo da participação universal na Convenção, a comunidade internacional deve intensificar os seus esforços para que seja aplicada e para fazer respeitar o Estado de Direito nos mares e oceanos.
O tema do Dia Mundial dos Oceanos, “Os oceanos: um bem nosso, uma responsabilidade nossa”, salienta o nosso dever individual e coletivo de proteger o ambiente marinho e de gerir cuidadosamente os seus recursos.
A existência de mares e oceanos seguros, saudáveis e produtivos é essencial para o bem-estar humano, a segurança econômica e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: unic.un.org
O Dia dos Oceanosfoi declarado pelas Nações Unidas na conferência sobre ambiente e Desenvolvimento em 1992.
A campanha "salvemos os nossos mares" foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos da América para celebrar esta data.
Existem cinco oceanos no nosso planeta:
Oceano Atlântico
Oceano Pacífico
Oceano Antártico
Oceano Índico
Oceano Ártico
No fundo dos mares concentram-se interessantes formas de colaboração: em troca de hospitalidade, crustáceos e pequenos peixes limpam os seus anfitriões de parasitas.
Os oceanos fornecem ao planeta a maioria dos seus padrões climáticos, de humidade e oxigênio. Sem oceanos saudáveis, a vida acabaria. No entanto, temos tratado o mesmo como se não fizesse nenhuma falta.
Quase cem milhões de toneladas de peixes e outros animais do mar são recolhidos ou capturados todos os anos, o que é mais que os oceanos podem dar; por isso é preciso tratá-los com cuidado.
Parabéns pela Defesa dos nossos Oceanos. Anexamos pedido de ajuda para a petição: Caro Amigo, A RDS Ponta do Tubarão é pouco divulgada até em Macau e Guamaré aqui no Rio Grande do Norte, onde ela situa-se, mas eu considero que foi uma das coisas mais importantes para a vida no planeta, pois coloca freios na ganancia de alguns poucos que se beneficiam com a riqueza da região sem se preocupar com os nativos. O progresso é bem vindo, mas não para prejudicar os que moram na região. Muitas vezes tem sido assim em Macau e Guamaré: a empresa ou a pessoa chega, usa, abusa e desfruta da amabilidade e do bom acolhimento do povo e depois “dá uma banana” prá todo mundo e não deixa nada na região. Eu nunca aceitei isso e considero que o progresso deve vir dentro de regras que respeite o local e beneficie a região, pois assim todos desfrutam da riqueza gerada. Eu estou precisando da sua ajuda para conseguir o maior número de assinaturas para este apelo à Governadora do Rio Grande do Norte que é quem tem o poder de determinar a realização do Zoneamento e do Plano de Manejo da Reserva, pois na falta deles a RDS e nosso meio ambiente corre um grande risco. Peço que assine a petição e passe para os seus amigos também assinarem. Acesse o www.obaudemacau.com e subscreva. Um grande abraço e obrigado, Claudio Guerra, do baú de Macau
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento. Seu comentário é muito importante para nosso trabalho! Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG. No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
Parabéns pela Defesa dos nossos Oceanos. Anexamos pedido de ajuda para a petição: Caro Amigo,
ResponderExcluirA RDS Ponta do Tubarão é pouco divulgada até em Macau e Guamaré aqui no Rio Grande do Norte, onde ela situa-se, mas eu considero que foi uma das coisas mais importantes para a vida no planeta, pois coloca freios na ganancia de alguns poucos que se beneficiam com a riqueza da região sem se preocupar com os nativos. O progresso é bem vindo, mas não para prejudicar os que moram na região. Muitas vezes tem sido assim em Macau e Guamaré: a empresa ou a pessoa chega, usa, abusa e desfruta da amabilidade e do bom acolhimento do povo e depois “dá uma banana” prá todo mundo e não deixa nada na região. Eu nunca aceitei isso e considero que o progresso deve vir dentro de regras que respeite o local e beneficie a região, pois assim todos desfrutam da riqueza gerada. Eu estou precisando da sua ajuda para conseguir o maior número de assinaturas para este apelo à Governadora do Rio Grande do Norte que é quem tem o poder de determinar a realização do Zoneamento e do Plano de Manejo da Reserva, pois na falta deles a RDS e nosso meio ambiente corre um grande risco. Peço que assine a petição e passe para os seus amigos também assinarem.
Acesse o www.obaudemacau.com e subscreva.
Um grande abraço e obrigado, Claudio Guerra, do baú de Macau