Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2013

Estudantes criam projeto de Gestão Ambiental para a Bacia do Rio Anil – São Luís, Maranhão



Sistema viário no entorno do conjunto habitacional Rio Anil, em São Luís, no Maranhão.
Foto: Divulgação

Estudantes criam projeto de Gestão Ambiental para a Bacia do Rio Anil

O projeto propõe o envolvimento da comunidade residente na área da bacia hidrográfica do Rio Anil.
Com informações da assessoria
01/04/2013
Com o objetivo de implantação de um Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Comunitário para Bacia do Rio Anil, um grupo de alunos do 8° período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, orientados pela professora Vera Lúcia desenvolveu o Projeto Rio Anil Sustentável. A ação é uma atividade de extensão cuja temática envolve gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e recursos hídricos.
O projeto, que terá duração mínima de dois anos, propõe o envolvimento da comunidade residente na área da bacia hidrográfica do Rio Anil. A iniciativa conta com a parceria do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), o apoio técnico do Movimento Nossa São Luís (MNSL) e de outros professores do curso e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
No dia 2 de março, os alunos Celso Júnior, Herolene Araújo, Ruth Fernandes, Isael Gonçalves, Ney Nascimento e Larisse Aires fizeram uma visita técnica ao Rio Anil para avaliar o nível de poluição e degradação da bacia. A primeira etapa realizada foi análise da qualidade da água que foi submetida à medição de temperatura, Ph, oxigênio dissolvido, condutividade e sólidos em suspensão, na Ponte do São Francisco até as proximidades do Caratatiua.
O segundo passo foi a avaliação das condições ambientais na nascente do rio, localizada no bairro da Aurora e também a aplicação de questionários no bairro da Vila Palmeira, bem como a tarefa de identificar lideranças comunitárias situadas às margens da bacia para a realização de um trabalho de sensibilização destes atores que incluirá, mais uma vez, a aplicação de questionários, a fim de avaliar o nível de percepção da comunidade sobre os impactos e importância dos recursos hídricos.
O próximo passo é a realização de oficinas e de testes de avaliação do diagnóstico da condição do rio.
De acordo a estudante Herolene Araújo, o Projeto Rio Anil Sustentável surgiu da inquietação da turma em aproximar a Universidade da sociedade. “Se nada for feito de forma rápida e efetiva, as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão de nossa geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva de nossos recursos naturais. Sei que somos a primeira geração a dispor de ferramentas para compreender as mudanças causadas pelo homem no ambiente da Terra, mas não gostaria de ser uma das últimas com a oportunidade de mudar o curso da história ambiental do planeta”, ressaltou.
As gestões de resíduos sólidos e recursos hídricos caminham lado a lado. A importância da educação ambiental, a responsabilidade compartilhada, o incentivo à reciclagem, os lixões, aterros sanitários, entre outros pontos, serão focos do projeto. “Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente”, afirmou a coordenadora do projeto, Vera Lúcia. 
Edmilson Pinheiro
São Luís/MA/Brasil

www.forumcarajas.org.br 

http://www.facebook.com/forum.carajas

http://twitter.com/#!/forumcarajas

http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/

http://reentrancias-ma.blogspot.com/

http://territoriocidadao.blogspot.com/
 

Saudações ecofluviais

Prof. Jarmuth Andrade

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br