Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de abril de 2013

ONG CEA (RS) E A "CARTA DA TERRA" -- DIA MUNDIAL DA TERRA 2013

Posted: 22 Apr 2013 05:46 AM PDT - CEA
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro.
À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas.
Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. 
Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.
Fonte: ONG CEA - CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS - RS 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Ola, sou Valdiney tavares, Estamos vivendo um momento critico em nossa cidade, uma nascente esta sendo canalizada por uma empresa que esta fazendo o esgotamento santitario,(empresa MRM)de nossa cidade, em discurções falaram que o corrego da nascente seria recomperada com melhoria de 90% para a aguada, mas esta mesma empresa juntamente com EMPRESA EMBASA, esta aterrando o corrego ao inves de fazer canalização do esgotamento sanitario paralelamente dos dois lados do rio onde esta localizado o rio no bairro são lourenço, pretendo entrar com uma representação no Ministério Publico em uma ação civil publica, buscando o retorno do leito do rio, evitando que a força das aguas das chuvas venha alagar a baixada prejudicando as residencias ali localizadas, Gostaria de implicar no processo Sec. de meio Ambiente, Sec. Infra Estrutura, Empresa MRM e EMBASA, acredito que a embasa esta canalizando sem autorga para seus depositos para distribuição da empresa embasa a sociedade do nosso municipio. Ai eu pergunto qual os caminhos que devo tomar para salvar estas nascentes em meu bairro,salvando assim as futuras gerações!!! Email: valdineytavares13@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valdiney,

      A gente fica cada vez mais chateado e revoltado com essas empresas e autarquias que deviam promover e preservar nossos mananciais, nossos cursos d' água e optam pela arcaica e fácil solução de canalizar suas águas. O Brasil, como sempre, na contramão da história. Enquanto no Japão, na Europa toda, nos Estados Unidos, etc, há alguns anos a ordem é RENATURALIZAR os cursos d' água urbanos, retirando as galerias de concreto, tubulações de metal, valões de alvenaria, gabiões e outras técnicas que prendem e encapsulam os córregos e rios, aqui as nossas administrações insistem em fazer exatamente o contrário. Creio que os interesses das empresas de engenharia e grandes consórcios que patrocinam as campanhas políticas falam mais alto e daí as grandes obras que transformam nossos cursos d' água em galerias de esgotos, enterradas sob as avenidas. A AÇÃO CIVIL PÚBLICA promovida pela sociedade junto ao Ministério Público de suas comarcas é o melhor caminho para coibir esses abusos e atentados contra a natureza. Não é fácil, dá muito trabalho e exige muito empenho! Desejamos êxito para vocês e se precisarem divulgar alguma coisa, o blog fica à inteira disposição. Muito sucesso!!!

      Excluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br