Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2013

Projeto de atualização da Política de Recursos Hídricos começa a tramitar na Assembleia – Any Cometti


O Projeto de Lei 99/2013, que atualiza a Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado (Lei 5.818/1998), começou a tramitar na Assembleia Legislativa. O PL fornece a base legal para promover a participação da sociedade civil, dos comitês de bacias hidrográficas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos nas tomadas de decisões em relação à política de recursos hídricos no Estado. 
De autoria do governo do Estado, o PL incorpora, formalmente, o Fundo de Recursos Hídricos (Fundágua) como braço de fomento e apoio financeiro aos entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado (SIGERH/ES).
 
O SIGERH/ES é um sistema que, dentre as atribuições definidas por lei, fornecerá informações relacionadas a recursos hídricos e fatores influentes, além de instituir os sistemas de cobrança pelo uso da água, realizar estudos de viabilidade, estimular atividades educacionais e executar a Política Estadual de Recursos Hídricos e o Plano Estadual do segmento.
 
Os recursos do Fundágua podem ser aplicados em programas e projetos de demanda espontânea ou estimulada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), em financiamentos e noPrograma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que foi regulamentado em dezembro do ano passado por um decreto publicado no Diário Oficial. 
 
O PSA é uma forma de recompensa a proprietários de área rural e a facilitadores que contribuam para a manutenção ou conservação de serviços ambientais. A Seama ainda deverá regulamentar as regras e requisitos para a concessão do pagamento.
 
Os investimentos destinados ao Fundágua vêm dos royalties do petróleo, do setor energético e do orçamento do governo do Estado.
 
________
 
Fonte: Seculario - 03/04/2013 - 18h41
Acompanhe as noticias do FONASC acesse : http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  

 CADASTRE-SE.NO FONASC, acesse: 
  www.fonasc-cbh.org.br e filie-se 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br