Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2013

RELATÓRIO DA CETESB MOSTRA QUE ESGOTO É AINDA O MAIOR VILÃO DO RIO TIETÊ (SP)




Em Mogi, água do Tietê chega com a qualidade boa, mas passa para regular e também ruim / Foto: Arquivo

Esgoto é o principal vilão do Rio Tietê


Relatório sobre a Qualidade das Águas 2012, divulgado ontem (22) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mostra que o esgoto continua a ser o principal vilão do Rio Tietê e seus afluentes. 

Dos 10 municípios que integram a Região do Alto Tietê Cabeceiras, apenas quatro obtiveram nota acima de 5,0 no Índice de Coleta e Tratabilidade de Esgotos da População Urbana de Municípios (ICTEM), que tem uma escala de 0 a 10 e reflete diretamente na qualidade das águas. Os melhores indicadores são justamente os das cidades de Poá e Salesópolis, onde está a nascente do Tietê, 9,55 e 7,69, respectivamente. Santa Isabel tem o pior índice – 1,17 – e Mogi das Cruzes possui 4,19 de ICTEM.


Na prática, o resultado das amostras coletadas pela Cetesb em vários pontos comprova que a qualidade da água do Rio Tietê vai de ótima a ruim ao cortar quatro cidades da Região – sai ótima de Salesópolis e chega ruim em Suzano, para atingir o nível péssimo em Guarulhos, município que delimita o espaço geográfico conhecido como Alto Tietê Cabeceiras. E o principal vilão dessa degradação é o esgoto. Quanto maior a concentração de ocupação urbana, menor a qualidade da água.
“A partir de Suzano, a água do Rio Tietê passa a apresentar uma condição ruim. Ela vem boa, basicamente, até Mogi das Cruzes, na estação de captação do Cocuera. Depois disso, ela segue ruim e cai para péssima em Guarulhos”, ressalta Nelson Menegon, gerente da Divisão de Qualidade das Águas e do Solo da Cetesb.(Mara Flôres)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Não dá para acreditar que ainda as autoridades não se conscientizaram que a melhoria do meio ambiente não depende apenas da colaboração da população. há que ter trabalho de conscientização, planejamento e uma boa gestão pública. Abraços

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br