Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de setembro de 2013

Peixes dourados ouvem música e sabem a diferença entre Bach e Stravinsky



Comuns na ornamentação de aquários, peixinhos dourados (Carassius auratus) têm a capacidade de diferenciar peças de música clássica compostas por Johann Sebastian Bach e Igor Stravinsky. A conclusão é de um estudo de pesquisadores da Universidade Keio, no Japão, e destaque na mais recente edição do periódico científicoBehavioural Processes.
A pesquisa acrescenta informações ao que já se sabia sobre a capacidade de animais de entenderem músicas - outras pesquisas sobre o assunto já tinham sido feitas, por exemplo, com pombos e macacos.
Para descobrir o gosto musical dos peixinhos dourados, uma equipe liderada pelo cientista Kazutaka Shinozuka acostumou oito desses animais, abrigados em um grande tanque, a ouvirem 20 segundos das composições Toccata e Fuga Em Ré Menor, de Bach, e O Rito da Primavera, de Stravinsky.
Os peixes foram treinados para tocarem em um objeto vermelho colocado na superfície da água durante a execução das músicas eruditas. Mas metade do aquário deveria executar a tarefa só quando a peça de Bach fosse reproduzida, ao passo que os outros só deveriam fazer o exercício ao som de Stravinsky.  

LEIA MAIS

  • Getty Images
    Peixe de aquário se reproduz mesmo após quase 1 ano morto
  • Reprodução
    Pacu é conhecido como devorador de testículos na França
  • Sergey Yeliseev/Reprodução
    Liderança vem de nascença, mostra estudo com peixes
Quando os animais completavam a missão com sucesso, recebiam uma porção de ração como prêmio - o treinamento teve, ao todo, cem sessões.
Ao fim, os pesquisadores constataram que em 75% das tentativas os peixinhos dourados demonstraram entender quando a música adequada à missão era reproduzida, desempenhando corretamente a tarefa, e quando o som ouvido não pedia que eles fizessem o trabalho. Para Shinozuka, isso mostrou que "essa espécie tem capacidade de diferenciar os dois compositores clássicos".
"É claro que música é um estimulante artificial produzido por humanos, então não possui um significado específico para o peixe. Contudo, músicas são caracterizadas por funções acústicas complexas e ter a habilidade de distinguir esse estímulo pode beneficiar a espécie em termos de evolução."
O estudo ressalta, ainda, que outras músicas dos mesmos compositores não surtiram o mesmo efeito sobre os peixes, reiterando a importância do treinamento no sucesso do experimento, e que não foi possível apontar preferência dos animais por um ou outro compositor.

Fonte: UOL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br