Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

FAMÍLIAS INTEIRAS DESAPARECERAM NAS ÁGUAS DO RIO PALMITAL, APÓS AS CHUVAS EM ITAÓCA (SP)

'Avalanche' de pedras faz até morro sumir em cidade paulista
Temporal varreu casas e mudou geografia de Guarda-Mão, bairro mais atingido de Itaoca
Familiares relatam confusão na identificação de vítimas; recontagem aponta 13 mortos
FABRÍCIO LOBELENVIADO ESPECIAL A ITAOCA (SP)

Em Guarda-Mão, bairro de Itaoca (347 km de SP) mais atingido pelo temporal de domingo, a "avalanche" de pedras (algumas maiores do que casas) causada pela enxurrada mudou a geografia local.
Onde antes passava um córrego estreito --o mesmo que dá nome ao bairro-- há agora uma fenda enorme.

As pedras desceram montanha abaixo pelo leito. "Onde tinha morro não tem mais; o córrego virou rio e essas pedras também não são daqui", conta Cleuzires Ribas, 22.
Pelo caminho, água e pedras destruíram 9 casas e levaram 21 pessoas. O bairro concentra 11 das 13 mortes já confirmadas na cidade e 10 dos 13 desaparecidos --Defesa Civil e Corpo de Bombeiros recontaram ontem o número de mortos, anteriormente divulgado como 14.

Algumas casas estão embaixo das pedras, outras foram completamente levadas.
Centenas de metros adiante, há roupas, tijolos, restos de eletrodomésticos, além de cães e peixes mortos enroscados em galhos e troncos.

"O pessoal tinha criação de porco, de boi aqui e tudo se perdeu", explica Cleuzires.
Entre os sobreviventes do bairro está o casal Conceição de Camargo, 77, e Amadeu Camargo, 82. Eles relatam terem passado a noite de domingo em casa, com a água no nível no pescoço. Foram resgatados por voluntários apenas no início da manhã seguinte.
"A gente costuma dormir na sala. Naquela noite, uma goteira fez com que a gente resolvesse dormir no quarto", diz Conceição.

Eles acordaram com o ruído das pedras e da água, que logo invadiu a casa (há marcas de 2 m nas paredes). Chegaram a ficar submersos, mas a parede da sala ruiu e a água baixou até o nível do pescoço.

Conceição e o marido estão na casa de amigos, mas ainda isolados do resto de Itaoca.
A prefeitura se comprometeu a enviar mantimentos e cuidados médicos para as famílias isoladas. Segundo o prefeito Rafael Camargo (PSD), já estão sendo tomadas as providências para desobstrução do acesso ao bairro.

IDENTIFICAÇÃO
Parentes de vítimas relatam ainda a confusão com a identificação de corpos.
"Minha irmã foi identificada pelo pai dela. Agora estão falando que o corpo não é mais a minha irmã", diz Adriano Santos, cuja mãe, um irmão, a avó e o padrasto também morreram.

Houve ainda a suspeita de que outra vítima, um homem de cerca de 30 anos, pudesse ter sido erroneamente velado como Odair José de Lima.
Os bombeiros seguem fazendo a busca de mais corpos. FOLHA SP ONLINE

Famílias inteiras desapareceram nas torrentes formadas pelo temporal que atingiu o município de Itaoca, no Alto Ribeira (SP), entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. Na tarde de ontem, a Defesa Civil e a polícia local contabilizavam 13 mortos e 13 desaparecidos, elevando para 26 o número de possíveis vítimas. A tromba d'água foi tão intensa que mudou a geografia da região. O Rio Palmital e seu afluente, o Guarda Mão, correm no fundo de um vale, ladeado pelas encostas altas e íngremes da Serra de Paranapiacaba. O aguaceiro atingiu essas encostas e descolou pedras (algumas maiores do que casas), que rolaram morro abaixo. A água da chuva ganhou velocidade ao escorrer pelo morro e chegou com a força de uma avalanche no leito dos rios. Algumas casas estão embaixo das pedras, outras foram completamente levadas. "Onde tinha morro não tem mais; o córrego virou rio e essas pedras não são daqui", conta a moradora Cleuzires Ribas OESP, 16/1, Metrópole, p.A18; FSP, 16/1, Cotidiano, p.C3.


LEIAM TAMBÉM:

O ano que mal começou nasce marcado pela ferocidade do clima. Os termômetros parecem enlouquecidos. A Terra ferve no Sul e gela no Norte. Extremos de frio e calor. O Rio, que semana passada registrou seis das maiores temperaturas do mundo, atravessa uma onda de calor que afeta ainda outras partes de Brasil e América do Sul. A Austrália enfrenta um dos seus mais escorchantes verões. Enquanto isso a América do Norte bate todos os recordes de frio da História recente. O mesmo sistema de tempestades gerou ondas gigantes na Europa e no Norte da África. São eventos extremos que, segundo climatologistas, se tornarão mais frequentes nas próximas décadas - O Globo, 12/1, Ciência, p.37.
  "Os exemplos de tempo ensandecido se multiplicam neste começo de 2014. Nenhum estudioso responsável do clima, contudo, se arriscará a afirmar um nexo causal entre cada um desses eventos e o aquecimento global. São todos, afinal, fenômenos locais. E a mudança climática decorrente do acúmulo na atmosfera de gases do efeito estufa é mundial. Só pode ser corroborada por tendências estatisticamente relevantes, de escala planetária. Embora seja inequívoco (porque observado e medido) um aumento de temperatura média global de 0,8oC desde 1880, não há ainda observações suficientes para estabelecer que o número de eventos climáticos extremos -como ondas de calor e de frio- esteja aumentando como resultado do aquecimento", artigo de Marcelo Leite FSP, 11/1, Ciência, p.C7.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br