Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2014

OPERAÇÃO VERÃO DA MARINHA DO BRASIL VAI INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO DO TRÁFICO NÁUTICO

Marinha aborda condutores de embarcações no Rio São Francisco (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)Marinha aborda condutores de embarcações no Rio São Francisco (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)

Marinha intensifica fiscalização



do tráfego de veículos náuticos



Operação atua em locais de concentração de banhistas como as ilhas.
O objetivo é coibir excessos dos condutores de motos aquática e lanchas.



Com o período da estação verão e das férias escolares, a quantidade de banhistas nas ilhas e balneários do Rio São Francisco aumenta. Para garantir a segurança, a Marinha do Brasil vai realizar até o dia 20 de março a ‘Operação Verão’ que intensifica a fiscalização do tráfego náutico. Aos finais de semana, serão realizadas patrulhas no rio, impedindo que os condutores de motos aquáticas e lanchas naveguem de modo irregular.
O Comandante da Agência Fluvial de Juazeiro-BA, capitão-tenente Cláudio Luiz da Conceição, explica que o foco da operação é coibir os excessos dos condutores de veículos náuticos. “A nossa jurisdição abrange Petrolina-PE, Juazeiro-BA e mais 57 municípios que estão no nível tolerável ou não têm muitas incidências de infrações, mas ainda falta conscientização. Muitos pilotos arriscam a segurança das pessoas que vão para o rio com intuito de lazer”, destaca Cláudio.
Motos aquáticas são alvos de fiscalização (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)Motos aquáticas são alvos de fiscalização
(Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)
A operação vai atuar principalmente nas Ilhas do Rodeadouro, Maroto, Fogo e no balneário das Pedrinhas. Segundo o comandante, um dos locais que tem merecido maior atenção da Marinha é a Ilha do Maroto. “Um banco de areia na Ilha do Maroto virou atração nos finais de semana, um ponto de lanchas e motos aquáticas.  Um ambiente que merece atenção redobrada pelos riscos de acidentes”, ressalta Cláudio.
Para fazer as inspeções no Rio São Francisco, além do efetivo da marinha, estão disponíveis cinco embarcações. Este ano a operação também vai contar com um novo suporte, um caminhão prancha para apreensão de motos aquáticas irregulares.
Entre as principais infrações cometidas pelos condutores destes tipos de transporte aquático, o comandante aponta a invasão em áreas do banhista, a falta de habilitação do condutor do veículo náutico, a ausência de colete salva vidas, o tráfego em alta velocidade e a não inscrição da embarcação na Marinha. Mas a principal causa de notificações é a condução de embarcação após o consumo de álcool, um risco para a segurança de todos.
O condutor que infringir uma das determinações previstas no regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário poderá ter a habilitação suspensa, a embarcação apreendida e, se houver resistência, poderá ser conduzido a uma autoridade policial competente.
Habilitação para pilotar embarcações

Para pilotar uma moto aquática ou lancha é necessário ter uma carteira de habilitação e passar por uma escola náutica.  Os condutores devem tirar a ‘Arrais Amador’ que permite conduzir barcos, lanchas e motos aquáticas. É possível também apenas tirar especificamente a habilitação de motos aquáticas. 
Nas escolas náuticas são seis horas de aula práticas para quem vai tirar a ‘Arrais Amador’ e três horas para os pilotos de motos aquáticas.  O custo fica em torno de 600 reais. Em Petrolina, Sertão pernambucano, existem duas entidades náuticas credenciadas para prestar este tipo serviço. 
Após o período prático é realizado uma prova teórica na Marinha. Os aprovados recebem a habilitação para categoria cursada na escola náutica, um documento que dá permissão para pilotar o veículo aquático.
Juliane PeixinhoDo G1 Petrolina

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br