Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de janeiro de 2014

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA PARA SISTEMA DE ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA


Pesquisa sobre gestão do escoamento de água de chuva dá prêmio


O estudante Nícolas Guerra Rodrigues Tao, do curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi premiado com a terceira colocação na categoria Estudante do Ensino Superior do XXVII Prêmio Jovem Cientista, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O trabalho "Estudo da viabilidade de implantação de um Sistema de Tratamento de First Flush nas áreas urbanas da Bacia Santa Maria do Leme, São Carlos (SP)" foi desenvolvido em coautoria com Alexandre da Silva Faustino, também estudante do curso de Gestão e Análise Ambiental, e orientado pelo professor Frederico Yuri Hanai, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar.

A pesquisa aborda as possibilidades de gerenciamento do first flush, escoamento inicial que ocorre durante a chuva e carrega contaminantes presentes na superfície, apresentando alto potencial de contaminação. Para isso, foi caracterizado o first flush na área urbana da sub–bacia Santa Maria do Leme, na cidade de São Carlos, e foram propostos sistemas para seu tratamento de forma descentralizada nos bairros, considerando, inclusive, a futura ocupação de outras áreas.

Tao explica que esse tipo de processo tem ganhado destaque em diversos países, mas ainda é pouco abordado na literatura científica brasileira. "Aqui no Brasil, o foco tem sido o saneamento básico e, por isso, muitos verão esse trabalho como uma utopia. Localmente, na Bacia Santa Maria do Leme, as bacias de retenção, além de funcionarem para diminuir o potencial de contaminação da água da chuva sobre os corpos hídricos, também poderiam servir para diminuir o volume de água que gera as enchentes frequentes na região, o que melhoraria significativamente a qualidade de vida dos moradores. Acredito que o prêmio contribui, portanto, para ampliar a discussão sobre um sistema pioneiro e uma problemática que não tem sido muito abordada pelo poder público", afirma o estudante premiado.

O tema do XXVII Prêmio Jovem Cientista foi "Água: desafios da sociedade". O Prêmio, instituído pelo CNPq em 1981, tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. 
http://www.aguaonline.com.br/



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br