Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2014

Água no Cantareira dura até novembro, diz diretor de agência

Fonte: G1



Volume morto começa a ser bombeado nesta quinta-feira (15).
Governador afirma que água dura até a próxima estação de chuvas.

Do G1 São Paulo







Clique e Veja o Vídeo: http://migre.me/jcxA8

A água do Sistema Cantareira irá durar, ao menos, até novembro, informou nesta terça-feira (13) o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. A agência reguladora e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAAE) fazem reuniões em Campinas, no interior de São Paulo, com empresas de saneamento, indústria, agricultura e outros setores atingidos pela estiagem para saber como cada área se prepara para um eventual agravamento da seca.
“Todos os nossos critérios apontam que nós devemos chegar até 30 de novembro com 50 milhões de metros cúbicos no reservatório, que é 5% do volume útil, dentro do volume morto”, afirmou Andreu.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB), no entanto, afirmou que a água do volume morto garantirá o abastecimento até a próxima época de chuvas. "Os estudos mostram que, se não tiver nenhum fato superveniente, analisando a mínima histórica de vazão, com isso nós chegamos à próxima estação de chuvas. Cobre todo o final do outono e o inverno." O volume morto começará a ser bombeado na quinta-feira (15).
Entretanto, uma notícia divulgada no site do consórcio PCJ, dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que afirma que faltará água no pico da estiagem, em agosto, provocou outras reações. A previsão foi divulgada durante encontro, em Campinas, de algumas das principais autoridades no assunto.
Segundo o portal, não haverá água no período mais crítico da estiagem. “Mesmo com a utilização do volume útil restante e do volume morto do Sistema Cantareira, não haverá disponibilidade hídrica suficiente para abastecer as bacias PCJ, no interior do Estado e a Região Metropolitana de São Paulo, entre agosto e setembro.” A ANA afirmou que a previsão do consórcio PCJ é imprecisa e que desconhece como o cálculo foi feito.
tópicos:

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br