Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de maio de 2014

"CREA MISTURA ALHOS COM BUGALHOS", DIZ PROF. DR. JORGE RIOS (RJ)

Prof. Dr. Jorge Paes Rios, Engenheiro Hidráulico e um dos maiores conhecedores de hidrologia no Brasil, bota a boca no trombone e contesta artigo do CREA




Assunto: CREA mistura alhos com bugalhos 

==> AGUARDO COMENTÁRIOS = ARTIGO da Folha do CREA n. 29 publicado no O GLOBO


Pessoal :
 
Olhem só  lá embaixo o ARTIGO da Folha do CREA n. 29 publicado no O GLOBO misturando ALHOS COM BUGALHOS.... 
 
Meus  COMENTÁRIOS estão logo aqui ABAIXO assinalados em vermelho ...
 
Aguardo URGENTE os comentários dos amigos .....
 
REALMENTE CONCORDO  ==>>  O problema crucial não é a falta de chuva, e nem necessariamente as mudanças climáticas ... 
 
PARA AS CHEIAS [ principalmente nas ZONAS URBANAS, na zona rural e nas florestas nem tanto ...  ] concordo que   ==>> a degradação de nossas bacias hidrográficas estão cada vez mais impermeabilizadas.
 
REALMENTE  DISCORDO qdo. fala que não devemos ter barragens e isto já foi discutido em SEMINÁRIO e  no  Conselho do CLUBE  ==>>  O Brasil para desenvolver e crescer a míseros 3% ou mais precisa SIM DE TER políticas públicas para  simplificar o licenciamento ambiental das grandes barragens que NÃO SÃO TÃO impactantes ECONOMICAMENTE E AMBIENTALMENTE  como as TÉRMICAS  E PRECISA SIM priorizar a construção de mais barragens COM RESERVATÓRIOS DE ACUMULAÇÃO PARA ATENDER AS ESTIAGENS CÍCLICAS E NORMAIS DA NATUREZA [anos secos e anos úmidos ] e para diminuir os riscos de desabastecimento de água à população ou de apagões.
 
NÃO É VERDADE QUE ===>> a cada ano os rios estão ficando mais secos nas estiagens ISTO SÃO AFIRMAÇÕES NÃO COMPROVADAS DE ECO-XIITAS que NÃO ESTUDARAM NEM ENTENDEM DE HIDROLOGIA ESTOCÁSTICA  E NEM DE CLIMATOLOGIA [ ver palestra no Clube do prof. da USP RICARDO FELÍCIO ] ...
 
CONCORDO todavia que devemos SIM ===>>>  incrementar a gestão das bacias, com o controle da poluição hídrica e com  o reflorestamento com vegetação nativa, priorizando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) – topos de morro, encostas com inclinação acima de 45° e faixas marginais de proteção dos rios -, como obriga o Código Florestal Brasileiro. UMA COISA É UMA COISA , OUTRA COISA É OUTRA COISA ...
 
LAMENTO mas é uma pena o CREA publicar artigo deste teor tendo no seu Conselho algumas pessoas especialistas em HIDRAULICA. HIDROLOGIA, SANEAMENTO, BARRAGENS e até em MEIO AMBIENTE NÃO ECO-XIITA ....
 
Sds. FLUVIAIS;
PROF. JORGE RIOS
============================
 
Folha CREA-RJ Ambiente segunda-feira, maio de 5 de 2014

Folha CREA-RJ nº 29 – 6 de maio de 2014

Será que a escassez atual de água em diversos reservatórios da região Sudeste, colocando em risco a geração de energia hidrelétrica e o abastecimento de água em várias cidades, é devido principalmente à falta de chuvas? O problema crucial não é a falta de chuva, e nem necessariamente as mudanças climáticas, mas sim a degradação de nossas bacias hidrográficas, que estão cada vez mais impermeabilizadas.
 
O equilíbrio do ciclo hidrológico na natureza é fundamental para a produção sustentável de água doce, para o atendimento ao abastecimento de água, irrigação e geração de energia, bem como para o amortecimento das enchentes, devido ao trabalho fundamental das florestas, que retêm a água das chuvas e as infiltram, permitindo a elevação das vazões fluviais nos períodos de estiagem, consequência do aumento da alimentação subterrânea aos rios, da água que se infiltrou no solo durante as chuvas.
 
 O Crea-RJ já alertou às autoridades para esses problemas, em relatórios sobre as enchentes na Região Serrana em 2011 e na Baixada Fluminense e bairros da Zona Norte do Rio, em 2013, locais em que o solo está bastante desnudado e desprotegido. Praticamente quase nada foi feito. Lembro que em abril começa de fato o período de seca na Região Sudeste, e a situação da escassez de água se agrava.
 
O que precisa ser feito como principal meta nas políticas públicas não é simplificar o licenciamento ambiental das grandes barragens (que são altamente impactantes ao ecossistema fluvial), nem simplesmente priorizar a construção de mais barragens, já que, a cada anos, os rios estão ficando mais secos nas estiagens, mas, sim, incrementar ao máximo a gestão das bacias, como o reflorestamento em nosso país, de preferência com vegetação nativa, priorizando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) – topos de morro, encostas com inclinação acima de 45° e faixas marginais de proteção dos rios -, como obriga o Código Florestal Brasileiro.
 
O grande desafio da gestão das águas é buscar a sustentabilidade ambiental para a água, com obras e intervenções ecológica e economicamente viáveis, e que beneficiem de fato a sociedade, com o aumento da recarga das águas das chuvas no solo, pois as enchentes e secas estão inter-relacionadas. As atuais enchentes e secas são como duas faces da mesma moeda!
 
Além disso, procurar implementar intervenções nas bacias hidrográficas visando ao aumento da permeabilidade do solo e de infiltração das águas de chuva (acumulando-as no reservatório da natureza, que são os lençóis freáticos). Acrescente-se, ainda, as necessárias atuações de controle da poluição hídrica. Tudo isto vai gerar a regularização ambiental sustentável do regime dos rios, diminuindo as enchentes e aprimorando a qualidade e quantidade de água doce dos rios, lagos e reservatórios durante as estiagens.
Portanto, o grande desafio da gestão das águas é buscar a sustentabilidade ambiental para a água, com obras e intervenções ecológica e economicamente viáveis, e que beneficiem de fato a sociedade, com o aumento da recarga das águas das chuvas no solo, pois as enchentes e secas estão inter-relacionadas. As atuais enchentes e secas são como duas faces da mesma moeda! Somente com a recuperação do ecossistema da bacia hidrográfica se reduzirão, de fato e num futuro breve, os riscos de desabastecimento de água à população ou de apagões.

Artigo publicado no jornal “O Globo” (19/2/2014)

Quem é o PROF. DR. JORGE RIOS?
Tendo trabalhado desde 1969 nos ramos da engenharia hidráulica, sanitária e ambiental em diversas empresas brasileiras ( HIDROESB, ESB, ENCIBRA, ENGEVIX, MULTISERVICE, SEAPLAN, etc...) e com uma carreira paralela de professor nessas áreas o Prof. Jorge Paes Rios estagiou por diversas vezes em países do continente africano e europeu - seja como engenheiro no LNEC, em Lisboa, no Hydraulics Research, em Wallingford- Inglaterra e nos Laboratórios de Hidráulica no Porto, Chatou, Delft- Holanda , Luanda e Maputo - Moçambique, ou ainda como professor nas Universidades de Grenoble, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga acumulando assim vasta experiência.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br