Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2008

Organização Mundial de Saúde afirma que 10% do "fardo"das doenças no mundo se deve a um melhor gerenciamento da água.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta quinta-feira afirma que 10% dos problemas gerados por doenças no mundo todo poderiam ser evitados com um melhor gerenciamento da água - com melhorias no sistema de fornecimento de água potável, mais saneamento e higiene.

A estimativa de impacto na saúde global é baseada em dados como o número de casos de diarréia, tracoma e infecções intestinais causadas por parasitas em 192 países.

"Um décimo do fardo global gerado por doenças pode ser evitado ao alcançarmos melhoramentos na forma como gerenciamos a água", escreveu Maria Neira, diretora do setor de Saúde Pública e Desenvolvimento da OMS, no prefácio do documento Safer Water for Better Health ("Água Segura para uma Saúde Melhor", em tradução livre).

"Já foi provado que soluções sustentáveis e com boa relação de custo podem diminuir este fardo."

"São necessárias ações para garantir que (estas soluções) sejam implementadas e sustentadas no mundo todo e, especialmente, para o benefício da população mais afetada - crianças nos países em desenvolvimento", acrescentou.

Doenças
No caso da diarréia, segundo o relatório da OMS, 88% dos casos no mundo todo podem ser atribuídos à água não potável, ao saneamento inadequado ou à higiene insuficiente.

Estes casos resultam em 1,5 milhões de mortes a cada ano, a maioria delas de crianças. Segundo a OMS, na categoria diarréia estão incluídas doenças mais graves como cólera, tifóide e disenteria.

A organização também afirma em seu relatório que o peso abaixo do normal na infância causa cerca de 35% de todas as mortes de crianças abaixo de cinco anos no mundo todo.

Segundo a OMS estima-se que 50% destes casos de desnutrição ou peso abaixo do normal estão relacionados a casos repetidos de diarréia ou infecções intestinais causadas por parasitas, como resultado de saneamento inadequado ou higiene insuficiente.

O número total de mortes causadas direta e indiretamente por desnutrição induzida por esses fatores chega a 860 mil por ano em crianças com menos de cinco anos.

Segundo o levantamento feito pela OMS em 192 países, no Brasil as mortes causadas por problemas relacionados à água, saneamento e higiene chegaram a 28,7 a cada mil, 2,3% do total de mortes no país em 2002.

No Iraque, por exemplo, a população é menor, então o número de mortes é de 22,8 em cada mil, 10,7% do total de mortes no país.

No Canadá, foi registrada 0,5 morte a cada mil, um índice de 0,2% do total de mortes no país em 2002. - Uol Ciência e saúde

2 comentários:

  1. uma lei de amparo ao meio ambiente, deveria existir... nao sao crianças e nem a populaçao que polui esse meio, sao fabricas, a falta de aterro sanitario, e paises desenvolvidos que sem pensar deixam sua poluiçao nos paises subdesenvolvidos!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro comentarista,
    LEI NÃO FALTA, PRINCIPALMENTE NO BRASIL...
    TEMOS A MELHOR LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DO MUNDO, MAS O QUE FALTA É FAZÊ-LAS CUMPRIR, É FISCALIZAR O SEU CUMPRIMENTO, É POPULAÇÃO CONSCIENTE E INTERESSADA QUE AS LEIS AMBIENTAIS SEJAM CUMPRIDAS.
    SE UMA DETERMINADA LEI É DESOBEDECIDA E CRIANÇAS E POPULAÇÕES SÃO PREJUDICADAS POR POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO, BASTA IR ATÉ O PROMOTOR PÚBLICO E DENUNCIAR.
    IMEDIATAMENTE ELE TOMARA PROVIDÊNCIAS! E SE NÃO TOMAR, BASTA DENUNCIAR O PROMOTOR PARA A OUVIDORIA DO ESTADO!!!
    PRECISAMOS APRENDER A DEFENDER NOSSA SAUDE AMBIENTAL E NOSSA QUALIDADE DE VIDA!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br