Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de junho de 2008

SANEAMENTO DO PARANÁ - PEC BARRA EMPRESAS PARTICULARES

(foto arquivo da Gazeta do Povo) Se a “PEC da Água” for aprovada, quem mais ganha é a Sanepar, já que ampliará o número de municípios atendidos

PEC DA ÁGUA
MP-PR apóia universalização de água tratada

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção do Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná, informa que apóia o previsto na PEC nº 21/08, que se propõe a definir que os serviços públicos de saneamento e abastecimento de água no Paraná devem ser oferecidos por empresas públicas ou por sociedade de economia mista que seja controlada e administrada por Poder Público Estadual ou Municipal.

“Entendemos que o acesso a água tratada deve ser universalizado, o que só ocorre com a gestão pública”, afirma o procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do CAOP. “No serviço conduzido pelo poder público, a distribuição da água e do saneamento nas regiões mais pobres é subsidiada pelos demais consumidores. Com isso, essa camada mais carente consegue tarifas menores ou mesmo a sua isenção. Se o serviço for privatizado, isso acaba, pois o objetivo final será o lucro”, diz.

A redação da PEC que implica na proibição de empresas privadas para os serviços de tratamento de água e esgoto foi aprovada pela Comissão Especial de Reforma da Constituição da Assembléia em março. Conforme informações divulgadas pela imprensa, a proposta deve ser votada nessa semana pelos deputados. (Editores BECE REBIA)

Especialistas dizem que “PEC da Água” é inconstitucional

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende restringir ao poder público o serviço de saneamento e de abastecimento de água no Paraná deve ser votada nesta semana pelos deputados estaduais. A “PEC da Água”, como ficou conhecida, provocou polêmica depois que a palavra “preferencialmente” foi suprimida do terceiro parágrafo da proposta.

A mudança, embora sutil, impede que os municípios contratem empresas privadas para prestar o serviço – o que na opinião de advogados constitucionalistas consultados pela Gazeta do Povo torna a PEC inconstitucional. (Da Gazeta doPovo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br