Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de outubro de 2008

UBATUBA COMEMORA DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS













Ubatuba: Comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008

O " Clean Up The World" conhecido como International Coastal Clean Up (ICC) promovido mundialmente pela ONG americana a Ocean Conservancy em 120 países, chegou a sua 15ª edição no dia 20 de Setembro, como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
A equipe de educadores ambientais do Projeto Cuid'água na Escola pertencente a ONG ASSU, está coordenando atividades educativas e de sensibilização com alunos e professores de Ubatuba.
Em Setembro, os professores têm trabalhado com o tema do lixo e preparando cartazes para realizar uma passeata juntamente com a coleta de lixo, como aconteceu nas escolas EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina e EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II.

Os alunos foram divididos em grupos e cada um teve uma função: coletar o lixo munidos de luvas especiais concedidas pela SABESP, carregar o saco, levar a prancheta com a planilha e anotar o tipo de material recolhido, e levar cartazes.

Segundo Alessandra Panza, uma das educadoras do Projeto, dar continuidade a dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Rios é primordial, pois a coleta de lixo sensibiliza os participantes e os ajuda a verificar como é grande a quantidade de materiais impróprios jogados em locais inadequados e o quanto pode ser exaustivo apanhar esse lixo.

"Com dados apanhados na coleta, pode-se realizar muitos trabalhos interdisciplinares em sala de aula, como gráficos e tabelas do montante recolhido, confecção de peças de sucatas estimulando o reuso de materiais, a interpretação da planilha utilizada,organizar rodas de conversa sobre a origem dos lixos encontrados, entre outros." acrescenta Alessandra

É objetivo da equipe do Projeto Cuid'água na Escola conscientizar, sensibilizar, educar e promover o cooperativismo entre alunos e professores. Faz parte do trabalho fortalecer o conceito 5 R´s: Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.

O professor Isaias Barros da do E.M. Profª Maria Josefina Giglio, diz que um projeto como este é de suma importância para a sociedade. "Do ponto de vista prático o resultado é imediato, já que o bairro se torna mais limpo. Mas o grande valor desse evento está sobretudo no campo educacional. Não só com relação à comunidade, mas principalmente na formação do aluno como um cidadão consciente e participativo. Estou certo de que as escolas e as organizações não governamentais, estão exercendo as suas funções no sentido de melhorar o nosso mundo. Cabe agora, a outros setores da sociedade tomarem consciência de suas responsabilidades e promoverem programas que tenham o mesmo objetivo."
Coordenadora de Comunicação - ASSU - www.assu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br