Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2009

EM NATAL ONG NAVIMA E IBAMA REALIZAM CURSO NA ÁREA DE DIREITO AMBIENTAL

Ação da NAVIMA na limpeza do Rio Potengi, em Natal (RN)

NAVIMA e IBAMA promovem curso de capacitação técnica na área de Direito Ambiental

A ONG NAVIMA, em parceria com o IBAMA, realizará entre os dias 19 e 21 de agosto, no Auditório da Polícia Federal em Natal, o Curso “Instrumentos Jurídicos e Preservação dos Ecossistemas Costeiros”, com palestrantes de renome internacional nessa área.

A abertura oficial do evento será na quarta-feira 19, às 16h, com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas. A palestra de abertura terá como tema “Rio Potengi - Poluição Ambiental e o Perigo Aviário”. A palestra será proferida pela bióloga Rosimeire Dantas, presidente da NAVIMA, que abordará da nascente ao mar, o dano à fauna e a flora, manguezais, Mata Atlântica, fauna aquática e avefauna, empresas poluidoras, aeroportos na rota do Potengi, e aviação – ameaça constante, entre outros tópicos, conforme cronograma das palestras em anexo.

Na sequência, às 17h, a NAVIMA fará a entrega do “Prêmio Garça Azul” para instituições parceiras, que se destacaram na preservação ambiental. Em seguida, às 17h30, o superintendente do IBAMA, Alvamar Costa de Queiroz, falará sobre a atuação do IBAMA nos seus 20 anos de existência.

No dia 20, das 8h às 12h, o Dr. Cristiano de Souza Lima Pacheco, com o tema “Instrumentos Jurídicos e Preservação dos Ecossistemas Costeiros”, falará sobre a necessária diferenciação entre o bem individual e o bem coletivo difuso, conceito e abrangência do bem ambiental, direito ambiental pós-moderno, princípios do direito ambiental, bem como fará um breve histórico da ação civil pública no Brasil, entre outros assuntos relacionados ao tema.

À tarde, das 14h às 14h40, o biólogo e analista ambiental Diego de Medeiros Bento, apresentará “Fiscalização de empreendimentos e atividades potencialmente poluidoras desenvolvidas às margens do Rio Potengi e Jundiaí”. À tarde, das 15h às 18h, o Dr. Cristiano Pacheco volta a abordar “Instrumentos Jurídicos e Amparo Legal as Zonas Costeiras”.

No dia 21, das 8h às 12h, o biólogo Wendell Estol, com o tema: “Ações para salvar animais marinhos em derrames de petróleo”, debaterá o cenário do petróleo, as principais áreas de risco no Brasil, ecossistemas e biótipos do Brasil, as áreas prioritárias, bem como a importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco, entre outros itens. À tarde, das 14h às 14h40, o Dr. Carlos Alberto Gomes, falará sobre “Gerenciamento de água de lastro de navios”.

Participarão desse curso integrantes de diversas instituições, entre outras: Ministério Público (Federal e Estadual), Polícia Federal, Ministério do Trabalho, FAB (Base Aérea de Natal (BANT) e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)), Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros do RN, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, INFRAERO, CIPAM (Companhia Independente de Proteção Ambiental), e companhias aéreas (TAM, TAP, WEBJET, TRIP e GOL).

Obs: A presidente da NAVIMA aguarda a confirmação do CENIPA (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) neste Curso, para falar sobre Perigo Aviário.

INSCRIÇÕES:

As Inscrições estão sendo feitas na Sede do IBAMA, com Marion, pelo fone: 3201-5840.
Custo: R$ 50,00 (Estudantes Graduação) e R$ 100,00 (Profissionais)

QUEM SÃO OS PALESTRANTES:

A bióloga Rosa Dantas - "A dama do Rio Potengi"
ROSIMEIRE DANTAS - Presidente da NAVIMA – Nature Viva Mangue. A ONG NAVIMA nasceu no dia 21 de novembro de 2007, após o “Desastre Ambiental” do Rio Potengi, quando a bióloga Rosimeire Dantas desenvolvia pesquisa em prol da saúde pública e qualidade dos alimentos dali retirados, por homens e mulheres trabalhadores, pessoas simples e dignas de sua cultura tradicional. A NAVIMA já nasceu com uma história de vida e de luta, onde o cunho maior será a preservação do Rio Potengi, de suas espécies e principalmente de quem dele depende. Sua fundadora, Rosimeire Dantas, sempre sonhou em poder ajudar o tão belo e rico Rio Potengi. A NAVIMA se propõe a resgatar os valores culturais da população tradicional e juntamente com o seu corpo técnico abraçá-lo, torná-lo vivo e brilhante. Devolver ao Rio Potengi o que a ele pertence, dignidade e respeito! Site: http://www.navima.org/
Projetos desenvolvidos pela NAVIMA: Neutralização de Carbono – Polícia Federal; Adensamento Florestal da Mata Atlântica – Força Aérea Brasileira – um convênio entre a BANT, o IBAMA e a NAVIMA; e Projeto Rio Potengi – “Levantando as redes para um futuro sustentável”, parceria com o IBAMA.

Dr. CRISTIANO DE SOUZA LIMA PACHECO
Diretor Executivo do Instituto Justiça Ambiental. Ele é Advogado, Pós-Graduado em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL; Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Presta assessoria jurídica para organizações nacionais e internacionais de proteção ao meio ambiente, atuando em âmbito administrativo junto a órgãos ambientais estaduais e federais. Já publicou diversos artigos sobre meio ambiente.

DIEGO DE MEDEIROS BENTO
Biólogo, analista ambiental do ICMBio/ CECAV-RN. Base Regional do CECAV no Rio Grande do Norte – na Superintendência Estadual do IBAMA.

WENDELL ESTOL
Diretor Técnico da ONG Sea Shepherd do Brasil, em Porto Alegre-RS. É professor de Ciências Físicas e Biológicas na UNISINOS-RS, de Zoologia Aplicada, Conservação das Espécies Animais. Está em fase final de Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas. Presta consultoria ambiental como autônomo a diversas empresas.

DR. CARLOS ALBERTO GOMES
Capitão de Mar e Guerra (reserva) da Marinha do Brasil. Graduado pela Escola Naval, Rio de Janeiro, mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro. Atualmente, Carlos Gomes encontra-se na Reserva da Marinha, contratado para executar a tarefa de Inspeção Naval em navios mercantes nacionais, estrangeiros e plataformas de exploração de Petróleo na área de Jurisdição da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte.

Obs: Este trabalho da Assessoria de Imprensa da BANT para a NAVIMA é voluntário.

Assessoria de Imprensa da BANT

Marta Fernandes Melchiors
(Suboficial/ Jornalista)
Fones: 4008-7513 / 9963-9000

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Adorei a navima pelo trabalho com rio potengi,preservando a vida marinha e pessoas que sobrevivem desse belo rio potengi.a natureza necessita de pessoas como vcs.

    ResponderExcluir
  2. Luciene ângelo04 outubro, 2010 08:44

    Prarabéns por esse trabalho tão lindo e que possamos lutar por essa causa tão nobre, a sobrevivência do nosso rio Potengi.
    lucieneangelo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br