Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2010

NÃO HOUVE CONSENSO SOBRE A PROPOSTA À PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO INTERNACIONAL DA BALEIA (CIB)

(Foto: Idealismo de Buteco - Eduardo Wagner)

PAÍSES DESCARTAM ACORDO SOBRE BALEIAS

REINALDO JOSÉ LOPES
ENVIADO ESPECIAL A AGADIR, MARROCOS

Ao que tudo indica, caiu por terra a proposta da presidência da CIB (Comissão Internacional da Baleia) para retomar de forma limitada a atividade baleeira comercial nos próximos dez anos.

Depois de dois dias de negociações sigilosas entre nações que defendem a conservação de baleias e países que já caçam ou pretendem caçá-las, o único consenso na sessão plenária da CIB ocorrida ontem em Agadir, Marrocos, é que não há consenso.

"Acho que é hora de deixar de lado esse documento", disse às demais delegações o ministro Fábio Vaz Pitaluga, do Itamaraty, negociador do Brasil na CIB.

"Não era possível continuar trabalhando com ele, embora algumas coisas do texto talvez possam ser aproveitadas", declarou à Folha.

A posição brasileira se alinha com a da Austrália, que afirmou que o melhor era deixar a proposta para trás.
Ao lado do Brasil também ficaram Argentina, Uruguai, Chile e outros países latino-americanos, que adotam posição conservacionista.

"Coisas estranhas às vezes acontecem em negociações internacionais, mas acho difícil que essa proposta seja retomada nesta reunião", afirmou Pitaluga.

O ministro australiano do Ambiente, Peter Garrett, ressaltou que a decisão de engavetar o documento "não era o fim do mundo".

"Não acho que a CIB tenha se tornado disfuncional", disse Garrett, em direta contradição com o que havia dito à imprensa sobre a "disfuncionalidade" da comissão.

A proposta rejeitada teve o patrocínio dos diplomatas Cristián Maquieira, do Chile, e Anthony Liverpool, de Antígua e Barbuda, respectivamente presidente e vice da CIB. Segundo o texto, o abate dos grandes cetáceos seria permitido ao longo da próxima década, embora com cotas de captura menores do que as praticadas hoje.

Nações baleeiras, além disso, teriam de se submeter ao monitoramento internacional de suas atividades.

As falas na plenária pareciam seguir um script que é velho conhecido dos veteranos de reuniões da CIB.
O Japão, principal país baleeiro, argumentou que os membros da comissão deveriam "respeitar os dados levantados pelo comitê científico da CIB" os quais "tornavam possível a atividade baleeira sustentável".

DECLÍNIO

Curiosamente, contudo, o relatório do comitê científico, apresentado na mesma tarde, mostrou um declínio nas populações de baleias minkes da Antártida, principal alvo dos japoneses.

Os únicos não-baleeiros a apoiar publicamente o Japão foram os países-ilhas do Caribe e do Pacífico, bem como a Tanzânia. Há denúncias de que o Japão arrebanha o apoio dessas nações em troca de ajuda financeira.

Os caribenhos St. Kitts e Nevis e Santa Lúcia argumentaram que o uso das baleias era uma questão de segurança alimentar e desenvolvimento econômico para nações pobres. No entanto, para o próprio Japão, a caça hoje é subsidiada.FOLHA DE S. PAULO 24/06

SAIBA MAIS:

Falta de equilíbrio
"Da parte do Grupo de Buenos Aires, que reúne 12 países da América Latina, incluindo o Brasil, achamos que havia falta de equilíbrio entre o que estava sendo demandado dos conservacionistas - ou seja, a concordância com a concessão de mais dez anos de caça às baleias para Japão, Noruega e Islândia, entre outras - e as promessas feitas por essas nações. Quer dizer: estavam nos pedindo para ceder em troca de promessas futuras cujo cumprimento ninguém garantia. O documento que estava na mesa não especificava o que aconteceria depois desses dez anos", diz Fábio Pitaluga, principal negociador do Brasil na CIB, em entrevista - OESP, 24/6, Vida, p.A21.

Baleias
"O artigo Matem as baleias! (Opinião, 21/6), de Claudio Angelo, parte do pressuposto de que a proteção aos cetáceos, em seu formato atual, não passa de hipocrisia. Se assim fosse, a aplicação da moratória não teria levado à recuperação de espécies que, na década de 1980, estavam ameaçadas de extinção. Conseguir medidas de proteção à vida animal é tarefa árdua e dolorosa. Não podemos abrir mão das poucas conquistas obtidas ao longo do tempo", carta de Sônia Peralli Fonseca, bióloga, presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - FSP, 24/6, Painel do Leitor, p.A3.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br