Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de julho de 2014

GOIÁS INICIA A 40ª OPERAÇÃO FÉRIAS TURISTA SEGURO NO RIO ARAGUAIA E OUTROS

Entre os meses de junho e setembro acontece o período de secas no Araguaia. Nessa época, o rio é abençoado com as mais lindas praias fluviais do Rio Araguaia

40ª Operação Férias Turista Seguro


Batalhão do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás lançou campanha, ontem, para conscientizar a população que irá viajar neste mês
DIÁRIO DA MANHÃ
NAYARA REIS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou, ontem, a 40ª Operação Férias Turista Seguro. O objetivo principal da entidade é evitar mortes, por afogamento, em especial no Rio Araguaia. Por ser o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano, as equipes estarão voltadas ao Rio Araguaia. De acordo com dados da Prefeitura de Aruanã são esperadas mais de um milhão de pessoas na temporada 2014.
Foram apresentadas as viaturas e equipamentos que auxiliarão o trabalho preventivo dos bombeiros durante a temporada, que neste ano chega ao seu 40º aniversário. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes. Além de evitar os afogamentos, o CBMGO, irão trabalhar na distribuição de cartilhas, folders educativos e presença ostensiva dos guarda-vidas da Corporação. A Operação Férias Turista Seguro contará com reforço de 250 militares no efetivo e nas viaturas e embarcações que trabalharão durante todo o mês de julho na prevenção de acidentes.
números
A Operação Férias Turista Seguro, do ano passado, fez mais de 122 mil atendimentos à população, sendo maioria de ações preventivas. Foram 122.532 ações proativas, que visaram à prevenção de acidentes, através de orientações, palestras, distribuição de folders, prontidão dos guarda-vidas nos postos de observação em pontos do Rio Araguaia. Os Bombeiros também realizaram 263 atendimentos reativos em que os militares atuaram em resposta às situações de emergência de resgate, incêndio, busca e salvamento, entre outras. Foram feitos resgates de 13 princípios de afogamento, sendo destas sete apenas na cidade de Aruanã.


Saúde e segurança na estrada com a PRF
A Polícia Rodoviária Federal, também lançou sua operação férias deste ano no dia 25 de junho "Projeto Saúde e Segurança na Estrada", deu início no Posto Rodoviário da Polícia Militar na GO-060 saída para Trindade. Eles contaram com a presença de 41 servidores tanto da Secretaria Estadual da Saúde quanto do Laboratório Municipal de Aparecida de Goiânia, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) além do efetivo da PM, além do apoio do Grupo de Divisas.
Os motoristas profissionais foram parados pela PM, e foram oferecidos serviços de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, de dependência de nicotina, acuidade visual, fator RH, índice de massa corpórea, distribuição de preservativos e alongamento. Além disso, realizaram orientações sobre hábitos saudáveis e os diversos fatores de risco, prevenção de DST/Aids e hepatites, saúde do homem, lei do descanso, respeito às leis de trânsito e uso do álcool e tele atendimentos como Disque 100 e 198 da PM.
Nesta edição, por ser, junho, o mês de comemoração ao Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (12/06) foi dado enfoque para o enfrentamento a essa temática com stand de orientação e pesquisa sobre a quantidade dos trabalhadores do transporte trabalharam na infância, correlacionando essa atividade precoce com evasão escolar. Foram abordados 62 motoristas de transporte de cargas (caminhões) e 32 motoristas de táxi, mototáxi e outros. 

Saiba mais

Dicas para acampar com segurança
O tenente do CBM-GO, Eberson Holanda dá algumas dicas de como programar e manter seu acampamento nessas férias, em segurança, para que elas não sejam interrompidas por imprevistos.
  • Delimitar áreas para banhistas na região dos acampamentos. Tal procedimento pode ser feito pelo Corpo de Bombeiros ou sob orientação destes. (A demarcação visa definir até onde os banhistas poderão ficar em segurança, e também até onde as embarcações poderão ir).
  • Não deixe crianças brincando sozinhas na água, ha bancos de areia no Rio Araguaia, por tanto fique de olho. Ultrapassar a demarcação de segurança é um risco.
  • Evite fogueiras próximas aos acampamentos, bem os fogões para cozinhar. Estes devem ser feitos distantes, pois o material das barracas é muito propício a incêndios. Além do risco do GLT (gás de cozinha), que também não devem ficar próximos.
  • Escolha lugares para acampar onde haja posto do Corpo de Bombeiros, assim sua segurança será maior, as orientações e salvamentos poderão ser recebidos com mais agilidade.
  • O lixo produzido pelas pessoas do acampamento não deve ser queimado ou enterrado, o correto é que a família leve sacos plásticos e recolha seus dejetos, para que não poluam o meio ambiente, ou ocorram acidentes. Uma pessoa pode pisar nas cinzas ou até mesmo se ferir com palitos de madeira. 
http://www.dm.com.br/texto/182359-40a-operaaao-farias-turista-seguro-

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br