Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2009

PROTEGENDO OS CURSOS D' ÁGUA DE SANTO ANDRÉ (SP)


Semasa retoma Programa Caça-Esgoto em Santo André (SP)

Visando diminuir o volume de esgoto despejado em rios e córregos da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) retomou o Programa Caça-Esgoto, iniciado nos anos 90. O objetivo do programa é localizar e eliminar os pontos de lançamento irregular de esgoto.

Desde setembro, equipes do Semasa vistoriam imóveis, residenciais e industriais, em toda cidade, verificando as ligações de esgoto e de água de chuva. Obrigatoriamente por lei, os resíduos (efluentes) destas ligações devem ser lançados separadamente: a água de chuva não pode ser despejada na rede de esgoto e o esgoto não pode ter como destino as galerias de águas pluviais.

Quando a água de chuva é lançada juntamente com o esgoto, podem ocorrer diversos problemas como o transbordamento, já que as redes de esgoto não têm capacidade para receber a água de chuva.

As águas de chuva lançadas em galerias de águas pluviais têm como destino os rios e córregos. Quando a rede de esgoto é ligada aos coletores-tronco, os dejetos são enviados para tratamento, evitando a poluição dos cursos d água. Se a ligação é clandestina e o esgoto é enviado para galerias de águas pluviais, os resíduos produzidos naquele imóvel seguem para rios e córregos, poluindo-os.

Detectada a irregularidade, o proprietário é notificado, recebendo um prazo para a regularização do imóvel. O valor investido no Programa Caça-Esgoto, financiado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é de R$ 7,1 milhões.

Além do Programa Caça-Esgoto, Santo André envia a cada ano um volume maior de dejetos para tratamento na ETE-ABC, colaborando com a despoluição de rios e córregos, como o Tamanduateí, que hoje já deixa de receber mensalmente 400.000 m³ de resíduos provenientes de esgoto graças a projetos e obras implantados pelo Semasa.

A meta é que em 2012, 100% do esgoto coletado na cidade seja tratado. Para isso, é necessária a complementação da instalação de novos coletores-tronco sob responsabilidade da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O investimento em coletores-tronco sob responsabilidade do Semasa, outro financiamento do PAC, é de cerca de R$ 23 milhões.

PARABÉNS AO "SEMASA" E AS AUTORIDADES DE SANTO ANDRÉ (ABC/SP) PELA ATITUDE EM DEFESA DOS CURSOS DOS RIOS, RIBEIRÕES E CÓRREGOS DA CIDADE, QUE SÃO CONTRIBUINTES DA REPRESA BILLINGS, QUE ABASTECE A GRANDE SÃO PAULO!

TOMARA OUTROS PREFEITOS E CONCESSIONÁRIAS DE ÁGUA E ESGOTO TOMASSEM ATITUDE SEMELHANTE PARA DEFENDER OS CURSOS D' ÁGUA DE SUAS COMUNIDADES !

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br