Especial: Fabiano Barreto - 15/01/2009
Poluição do Rio Tiete em Pirapora do Bom Jesus
1. Saponificação Antrópica III
Pedindo licença aos biólogos, químicos, apresento para a sociedade mais referências que comprovam que as espumas que se formam em ETEs e em rios poluídos (ex: rio Tietê, Pirapora) como as relatadas no artigo “Saponificação Antrópica II” publicado em http://www.webcentral.com.br/massao/pg014.html, são provocadas pela lise maciça das bactérias anaeróbias ao ter contato súbito com oxigênio atmosférico em quedas d'água.
http://www.environmentalleverage.com/Texas%20Barbecue%20Restaurant.htm
http://www.ias.ac.in/currsci/jul10/articles19.htmAs bactérias possuem em sua membrana plasmática uma ou dupla camada de biosurfactantes e que são liberadas instantaneamente ao meio aquático quando de sua morte súbita, provocando assim a formação de espumas que aparentemente parece ser um mecanismo de defesa dos mesmos.
2. CETESB E AS ESPUMAS DE PIRAPORA
A quem interessar possa.
Durante os anos que trabalhei na CETESB, foram realizadas várias pesquisas com as espumas de Pirapora (relatórios disponíveis na biblioteca e publicados em vários congressos).
Existem várias alternativas para a sua retirada (e com ela grande concentração de poluentes, tendo em vista que estas espumas concentram quantidades de poluentes e são tóxicos-vide resultados dos testes de toxicidade), mas, obviamente, somente o tratamento dos esgotos vai resolver este problema (e outros) de uma forma definitiva.
Soluções existem.
Geraldo G.J.Eysink
3. Espumas urbanas incomodam a capital/SP:
Espuma reaparece no Tietê
Ver as matérias em:
3. Espumas urbanas incomodam a capital/SP:
Espuma reaparece no Tietê
Prezados(as) ambientalistas e autoridades,
Essas espumas são provocadas pela morte maciça de bactérias anaeróbias e facultativas (oxidação) e não pelos detergentes conforme afirmam as autoridades.
Ver as matérias em:
Flagrante da luta pela vida:
Jaçanã procurando comida nas raízes de uma Pistia.
Autor da foto José Marques Lopes em Janeiro/2007.
Mata Hidropônica
Mata Hidropônica & Revitalização da Água
(*) Massao Okazaki
A mata hidropônica e sua função importante como fonte de oxigênio, substrato e meio para o crescimento de fitoplânctons (base da cadeia alimentar) e zooplânctons que irão consumir os nutrientes minerais produzidos pelos fungos e bactérias possibilitando assim a transferência de energia para organismos superiores.
Veja Mais - interessantes fotos e explicações do especialista - Clique Aqui
(*) Massao Okazaki – Eng. Civil – Voluntário socioambiental.
Pesquisas livres e voluntárias, desde o ano 2000, na questão dos recursos hídricos e socioambientais - membro do Comdema de Jundiaí desde 2003, propondo desde então uma nova forma de tratar as águas pluviais e os esgotos domésticos e industriais.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br