Cinco mil escoteiros discutem em Foz do Iguaçu temas da agenda global
Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil
"Aproveitamos para discutir temas da agenda global, como o uso da água e do solo, do acesso às pessoas com deficiência e a prostituição infantil, entre outros", diz Salamuni, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil - UEB.
São Paulo - Desde o último domingo (11), cinco mil escoteiros de todo o país participam do 4º Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu (PR). Acampados no Parque Tecnológico de Itaipu, eles dividem o espaço com 310 convidados da Argentina, Estados Unidos, Chile, Japão, México, Paraguai e Portugal.
Além das tradicionais atividades recreativas, os jovens, com idade entre 11 e 17 anos que são supervisionados por pais e chefes do movimento escotista, são estimulados a discutir temas globais de interesse ambiental e social.
Segundo o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Paulo Salamuni, o nome do evento resume bem o propósito do encontro: "Jamboree significa uma farra organizada".
"Aproveitamos para discutir temas da agenda global, como o uso da água e do solo, do acesso às pessoas com deficiência e a prostituição infantil, entre outros", diz Salamuni.
Ele conta que durante os sete dias do acampamento, os escoteiros também trabalham com conceitos de sustentabilidade e reciclagem. "O Jamboree serve para reafirmar o compromisso dos escoteiros por um mundo melhor", argumenta.
De acordo com ele, o escotismo é importante para a sociedade pois prega conceitos de cidadania entre os jovens. "Sempre falamos de paz. Já vi escoteiros da Palestina e Israel reunidos em um Jamboree Mundial. Nossos preceitos são importantes para o mundo contemporâneo mais do que nunca", diz.
O Brasil tem cerca de 70 mil escoteiros. No Jamboree, acampamento que acontece a cada três anos, há representantes de todos os estados, mas as maiores delegações vêm de São Paulo e do Paraná.
O movimento escotista tem como características divulgar valores como disciplina, respeito ao próximo, trabalho em equipe e cuidados com a natureza, entre outros. Fundado em 1907 pelo militar inglês Baden-Powell, o movimento hoje congrega 28 milhões de escoteiros em 220 países do mundo sob o lema "Sempre Alerta".
O encontro em Foz do Iguaçu prossegue até o sábado (17).
SAIBA MAIS
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br