Centro de universidade que pesquisa ambiente é multado por poluí-lo
Um centro de pesquisas marítimas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) foi multado em R$ 120 mil por danos ambientais. Entre os principais financiadores de projetos do CEM (Centro de Estudos do Mar), estão o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Petrobras.
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) aponta que, entre outras irregularidades, a unidade do CEM em Pontal do Paraná, no litoral paranaense, lançou irregularmente esgoto em um canal e depositou substância nociva à saúde humana em uma área de preservação permanente.
O lançamento irregular do esgoto ocorreu em um canal que deságua no rio Perequê e que fica no entorno da universidade. Além disso, diz o IAP, o CEM descartou diretamente formol em um manguezal considerado área de preservação permanente. O órgão ambiental elenca também entre as irregularidades "a construção de uma marina sem orientação ou anuência do IAP".
O instituto fez uma série de recomendações à direção do CEM visando sanar os riscos ambientais naquela região.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, criticou o CEM. "A forma como está sendo feita a gestão daquele espaço colocava riscos severos ao ambiente local; ao mangue, ao rio, ao mar."
Outro lado - O pró-reitor de Administração da UFPR, Paulo Krüger, diz que o centro de pesquisas já deu início às medidas recomendadas pelo IAP, mas que irá recorrer das multas. "As obras de regularização já estão todas sendo verificadas. Faremos nossa defesa. O CEM é um órgão que está ali para manter e preservar. Seria o último a fazer propositadamente um mal ao meio ambiente." (Fonte: Fonte: José Eduardo Rondon/ Folha Online/Ambiente Brasil)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br