O novo Parque protegerá as mais cobiçadas praias de Búzios
Parque Estadual da Costa do Sol
Grande vitória dos ambientalistas, dos moradores de Búzios e de toda a Região dos Lagos. O governador Sérgio Cabral assina o decreto de criação do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs). O espaço abrange áreas dos municípios de Búzios, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio.
Com cerca de 10 mil hectares, o parque inclui em seus limites a Restinga de Massambaba, lagoas e lagunas e 15 ilhas costeiras. A criação da importante área tem o objetivo de preservar ecossistemas incluídos entre os mais ameaçados do estado. Também serão protegidas regiões de mangue, floresta, cordões arenosos e costões rochosos.
O Parque Estadual da Costa do Sol é um privilégio da natureza. Ampliado com a inclusão da Área de Proteção Ambiental (APA) das praias da Azeda e da Azedinha, em Búzios, e do Parque Municipal do Mico-Leão Dourado, em Cabo Frio, a unidade de conservação de proteção integral vai reunir 27 áreas de sete municípios da Região dos Lagos.
Segundo a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, a população da região reivindicava a legalização final do espaço há muitos anos: “a criação deste parque é uma grande vitória porque acrescentará unidades de conservação integral. Isso será um legado para as próximas gerações. Este local sofreu com o crescimento desordenado, não podíamos continuar permitindo”.
Os municípios abrangidos pelo parque serão beneficiados com fatias maiores do ICMS Ecológico, que tem como um dos seus critérios para a elevação de repasses a existência de unidades de conservação. A previsão é que as prefeituras recebam, no segundo ano após a criação do parque, cerca de R$ 6 milhões anuais.
A iniciativa do Governo do Estado também absorveu 27 propostas de unidades de conservação municipais. As prefeituras poderão participar da gestão do parque através de convênios, que estão previstos no decreto de criação do Pecs.
A criação do parque também vai incentivar muito o turismo. No local, há possibilidade de realização de atividades de pesquisa científica, lazer e educação ambiental.
publicado por André Lazaroni
LEIA MAIS:
Parque: decreto preserva praias mais cobiçadas de Búzios
Criado Parque Estadual da Costa do Sol - RJ
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br