Guaratinguetá suspende plantio de eucalipto
11 de abril de 2011
O Estado de S. Paulo
A Defensoria Pública de São Paulo em Taubaté, no Vale do Paraíba, obteve decisão liminar favorável da 1.ª Vara Cível da Comarca de Guaratinguetá suspendendo o plantio de eucalipto no território do município. A medida vale até que sejam realizados estudos de impacto ambiental e audiências públicas prévias sobre cada empreendimento que faz o cultivo dessa árvore.
A decisão determina também a suspensão de corte de eucalipto na Fazenda Santa Rita 5, que pertence à empresa de papel e celulose Fibria. De acordo com a ação, o empreendimento desrespeita normas ambientais. Na fazenda, localizada em uma área de topo de morro, estão as nascentes que abastecem com água potável as terras baixas do entorno.
A decisão decorre de ação civil pública que foi proposta pelo defensor Wagner Giron de La Torre. O ajuizamento ocorreu após pequenos agricultores da região terem procurado o órgão para relatar impactos como a diminuição no abastecimento de água potável, contaminação de lençol freático e êxodo de animais.
Em nota, a Fibria afirma que "conduz suas operações de acordo com as melhores práticas de manejo florestal" e diz que cumprirá a decisão liminar.
Dora A.Tschirner
________________________________
http://inpacto.wordpress.com/
http://www.revistacircuito.com (m.ambiente)
Titular CONSEMA/SMA-SP
http://inpacto.wordpress.com/
http://www.revistacircuito.com (m.ambiente)
Titular CONSEMA/SMA-SP
CT Pol.Públicas/CONSEMA
Titular C.Gestor APA ITUPARARANGA
Titular C.Gestor APA ITUPARARANGA
Titular SubComitê AT Pinh/Pirapora
GTI CBHMT
GTI CBHMT
SAIBA MAIS
O eucalipto é uma planta que demanda muita água – um litro para cada dois gramas – e favorece a acidificação do solo, esgotando a possibilidade de que outras culturas sejam implementadas no mesmo local.
No Vale do Paraíba, foi adotado um sistema de mudas geneticamente modificadas, que acabam exigindo um uso massivo de agrotóxicos, o que levou à contaminação de fontes de água usadas para a agricultura e o consumo da população local. Os casos de intoxicação cresceram bastante, como relatado na reportagem. LEIA MAIS:
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br