Novas adesões ao VerdeSinos |
Por Castor | |
04 de abril de 2011 | |
Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Nova Santa Rita são os mais novos integrantes do Projeto VerdeSinos. O encontro entre representantes do Comitesinos e dos quatro municípios ocorreu na tarde da última quarta-feira, na prefeitura de Esteio. O grupo foi recebido pelo secretário de Meio Ambiente do município, Gilberto Timm e tinha também à mesa os titulares da pasta em nova Santa Rita, Patrícia Becker, e Sapucaia, Manoel Ordeni de Araújo. Além professores do Projeto Dourado e outros técnicos das prefeituras e de escritórios locais da Emater, bem como o supervisor regional da estatal para o Vale do Sinos, Nelson Baldasso. A secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger fez uma apresentação sobre como estão cada uma das etapas, quem são os parceiros e quais as metas do VerdeSinos. “Temos várias ações de recomposição e propriedades que aderiram à ideia na parte alta do Rio dos Sinos. E estamos muito felizes em agora podermos direcionar de maneira efetiva essa mobilização também para a parte baixa do Sinos”, comentou Viviane. Os próximos passos serão a indicação do representante de cada município junto à coordenação do projeto e o início dos trabalhos para detectar áreas a serem recuperadas. “Podem ser propriedades cujos donos aceitem tomar parte nessas ações ou mesmo áreas públicas que as prefeituras queiram recuperar”, comentou Viviane. A intenção é direcionar para os municípios recursos como mudas, moeirões, arames para cercas e outros itens. “Logo que os grupos locais estejam mobilizados e conforme formos conseguindo esses itens”, observa a representante do Comitesinos. PARA LEMBRAR O VerdeSinos conta com patrocínio de R$ 1,3 milhão do Programa Petrobrás Ambiental e tem a meta de recuperar 330 hectares de mata ciliar na Bacia do Sinos. Além disso, segundo a coordenadora de mobilização social do projeto, Viviane Nabinger, a iniciativa tem apoio de diversos outros parceiros, como a própria Emater, a Rede Ambiental Rio dos Sinos do Ministério Público, Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), sindicatos rurais e outros. A execução está a cargo do Comitesinos, Unisinos e da Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe). Além da recuperação de áreas ribeirinhas, o projeto abrange ainda pesquisa sobre o manejo adequado da plantas e influência de diferentes áreas de mata no ecossistema terrestre, na vida aquática e na retenção de nutrientes resíduos trazidos pelas chuvas de lavouras próximas. Tudo atrelado ainda a uma ação forte de Educação Ambiental, com formação de multiplicadores, atividades de campo com os alunos e ações com as comunidades. Fonte: Comitesinos SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS DO COMITESINOS |
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br