Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de fevereiro de 2013

CAMPOS DO JORDÃO TERÁ 100% DO ESGOTO TRATADO PELA SABESP


CAMPOS DO JORDÃO TERÁ 100% DO ESGOTO TRATADO PELA SABESP

CAMPOS DO JORDÃO TERÁ 100% DO ESGOTO TRATADO PELA SABESP

Postado em: 18/02/2013

 Obras orçadas em R$ 106 milhões serão concluídas em dezembro deste ano, sistema de alta tecnologia dará contribuição à despoluição dos cursos d’água da cidade

A cidade de Campos do Jordão terá todo o esgoto coletado tratado pela Sabesp, que já instalou 80% dos tubos na cidade. As obras começaram em julho do ano passado e estão dentro do cronograma e a previsão de conclusão é no segundo semestre deste ano. A Sabesp é a responsável pela obra, porém os serviços estão sendo executados pelo Consórcio Araucária com supervisão da Secretaria Municipal de Obras.

Os serviços estão sendo finalizados, falta apenas o trecho da Av. Pedro Paulo (caminho do Horto Florestal). Em paralelo, continua a construção das estações elevatórias e da estação de tratamento. Portanto, não há como instalar as tubulações sem causar algum desconforto ao trânsito e aos munícipes. Aliado à complexidade da obra, ainda existem interferências como linha férrea, solo inadequado, córregos e o próprio trânsito, que não pode ser interrompido.

“Os métodos utilizados sempre preveem a execução das obras dentro das normas técnicas e garantindo a segurança das pessoas além de tentar causar o mínimo desconforto às pessoas”, afirma o biólogo e gerente da Sabesp em Campos do Jordão, Fábio Okamoto Fagundes.

A obra na cidade prevê o assentamento de coletores tronco, que receberão os esgotos provenientes dos bairros e os encaminhará ao tratamento. Água de chuva deve ser coletada pela galeria de águas pluviais. Infelizmente alguns moradores direcionam as águas de chuva de telhados e quintais para a rede de esgoto. A Sabesp está iniciando um trabalho em parceria com a Prefeitura para identificar e notificar estes casos.

Na primeira etapa, todas as residências que já possuem ligação de esgotos deverão ter o esgoto tratado (aproximadamente 10 mil imóveis). Estas casas estão localizados na região mais urbanizada da cidade. Já na segunda, prevê o assentamento de redes coletoras nos bairros já atendidos com água possibilitando a ligação de mais aproximadamente 5.000 imóveis na rede coletora, até 2016.

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) está sendo construída na Av. Pedro Paulo, próximo ao Horto Florestal onde será investido R$ 106 milhões na ETE, 7,8 quilômetros de interceptores, 10 quilômetros de coletores e três estações elevatórias. Este investimento permitirá o tratamento de 100% dos esgotos coletados.

O sistema adotado é o de "lodos ativados" que oferece um serviço que causa o mínimo de impacto ao meio ambiente e incômodo aos moradores, a Sabesp ainda implementou sistemas de tratamento de odores e ruídos, aliados a um sistema de ultra-filtração denominado "membranas filtrantes", utilizado na Europa, América e Ásia, que possibilitará um efluente final límpido e cristalino.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br