Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2013

BACIAS HIDROGRÁFICAS, PASSIVOS AMBIENTAIS, DANOS E POLUIÇÕES DISCUTIDOS NA CMADS DO PARÁ



          BACIAS HIDROGRÁFICAS DA AMAZÔNIA - Imagem: www.portalsaofrancisco.com.br

CMADS discute as Bacias Hidrográficas e seus passivos ambientais

A realização de audiência pública sobre o descontrole, o aumento da poluição e os passivos ambientais nas bacias hidrográficas nacionais, em especial a Amazônica, foi aprovado nesta quarta-feira, 3, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados. A proposta é o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA).
Estefania Uchôa/CMADS

De acordo com o autor do requerimento (Nº194/13), os rios do Estado do Pará vêm sofrendo, desde a década de 80, enormes pressões em virtude do avanço da indústria e da exploração mineral.

Segundo o parlamentar, o caso mais crítico é do município de Barcarena – PA, portão de entrada do Polo Araguaia/Tocantins, que vem sofrendo danos ambientais, decorrentes de acidentes causados por vazamento das bacias de contenção de rejeitos químicos da empresa Alumina do Norte do Brasil S/A - ALUNORTE e da fuligem expelida pelas fábricas instaladas no parque industrial do mesmo município.

“Os danos ambientais à região são imensuráveis, e a modificação drástica das características físico-químicas e microbiológicas dos rios é irreversível. Além da morte de várias espécies de peixe, o vazamento atingiu a água dos poços e do lençol freático, o que, consequentemente, poluiu os outros rios utilizados na captação de água para o abastecimento de cidades próximas a Bacia Amazônica”, alerta Jordy.

O debate terá como objetivo verificar as medidas tomadas e quais outras providências podem ser implementadas para ampliar e garantir a qualidade das águas e consequentemente de vida das populações atingidas.
Acesse aqui a íntegra do requerimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.


04/04/2013 15:10
Penna solicita a ministério informações sobre aquífero de Alter do Chão

A Comissão de Meio Ambiente aprovou requerimento do deputado Penna de enviar uma solicitação de informações à ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, sobre o aquífero Alter do Chão, localizado no Norte do país. O aquífero é conhecido desde os anos 50, mas só em 2010 cientistas descobriram que ele abriga a maior reserva subterrânea de água doce conhecida no mundo. “A sociedade brasileira precisa tomar conhecimento a respeito desta reserva, que é um escândalo no mundo. Para se ter uma ideia, cientistas afirmam que ela tem um volume quatro vezes maior que do Aquífero Guarani, até então o maior conhecido pelo homem”, apontou Penna.

Estefânia Uchôa / CMADS
“Uma notícia no Estadão do último dia 22 me chamou atenção, denunciando que o Governo não tem apoiado as pesquisas necessárias para o conhecimento deste enorme patrimônio hídrico”, alertou o deputado. A referida matéria dá conta da dificuldade de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) em obter recursos para pesquisar o aquífero, e mostra ainda que existe até o risco dele sofrer contaminação por conta da falta de coleta de lixo e esgotos nas grandes cidades do Norte.

O requerimento de informação dirige à Agência Nacional de Águas e ao Ministério do Meio Ambiente algumas questões importantes a respeito do assunto, visando saber que estudos foram feitos no sentido de mapear e definir o aquífero quanto à dimensão, qualidade da água e aproveitamento. O documento questiona ainda que instituições de pesquisa estão envolvidas neste processo, além de indagar que ações de controle, monitoramento e fiscalização estão sendo efetivadas. “Quando tivermos essas respostas em mão e fizermos uma análise adequada, teremos uma boa base para requer então uma audiência pública, e então nos aprofundarmos no assunto”, concluiu Penna.

Acesse aqui a íntegra do requerimento.


Acompanhe as noticias do FONASC acesse : http://fonasc-cbh.org.br/?cat=8

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  
 CADASTRE-SE.NO FONASC aesse 
  www.fonasc-cbh.org.br e filiese 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br