Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de abril de 2013

ONG BAOBÁ DÁ AULAS DE ED. AMBIENTAL E DEFENDE OS MANGUES DO RN


ecossistema manguezal situado na cidade de Natal/RN,  resíduos 
sólidos  prejudicam o crescimento do mangue

GENTE QUE FAZ:  DEFESA DOS MANGUES DO RN


Natal/RN, 07 de abril de 2013.
Caros amigos,

“Nossa outra responsabilidade é desfazer a grave degradação ambiental, que é resultado do comportamento humano incorreto. A humanidade deve ter a iniciativa de reparar e proteger o mundo. É obvio que, quando dizemos “humanidade” ou sociedade, a iniciativa deve vir de indivíduos. A comunidade é simplesmente o coletivo de indivíduos” de Dalai Lama.

O boletim da Ong Baobá comenta sobre a excursão da aula de educação ambiental; do convite para participar da manifestação cultural que ocorrerá em frente ao Idema; da campanha “Nossa floresta, não se vende, se defende!”; declaração do secretário-geral das Nações Unidas, sobre a segurança de vida no planeta; Agência Espacial Europeia, divulga imagem de satélite do desflorestamento do Amazonas; florestas vão crescer no Ártico, devido ao aumento de temperaturas e o Japão lança carro elétrico mais eficiente.

Ong Baobá realiza aula de Educação Ambiental
A Ong Baobá em parceria com a EE Prof. José Fernandes Machado, leva um grupo de alunos da instituição, na próxima sexta-feira, dia 12 de abril, como também alunos da EE Des. Regulo Tinoco e da EE Lia Campos. Além de amigos e vários ambientalistas convidados, para conhecer a região estuarina dos rios Cunhaú e Curimataú, com sua rica floresta de manguezal no litoral potiguar. Nesta expedição educacional teremos o apoio institucional do Barco Ecológico de Cunhaú.

Canguaretama, município de floresta
O município de Canguaretama situa-se no litoral sul, distante 67 km da capital. Seu nome significa "vale das matas", local com uma grande presença de árvores. Ainda que retama signifique, em língua tupi, "terra, região” e "canguá" designe um tipo de peixe, gerando a etimologia alternativa "terra de canguás". Fonte Wikipédia

Ocupação desordenada
“A região litorânea oriental, com suas dunas, restingas e manguezais, vem sendo ocupada desordenadamente, causando impactos irreversíveis. Os manguezais, que ocupam a área do estuário do Curimataú, sofrem com a implantação das fazendas/empresas de carcinicultura e com os efluentes providos, tanto da área urbana, quanto das atividades carcinicultoras e agrícolas”. Segundo Rodrigo Fernandes em seu trabalho de mestrado em 2005/UFRN.

Importância da criação da APA
A situação indicada que envolve os municípios de Canguaretama e Baia Formosa, compromete seriamente a condição desta importante região costeira, que deve ser imediatamente transformada numa área de proteção ambiental.

Serviço
Aula de EA no estuário de Barra de Cunhaú
Quando: 12.04.13 (sexta-feira)
Horário saída: 7h30
Passeio Barco: 10h00
Almoço: 12h00
Retorno Natal: 14h30
Realização:
Ong Baobá
Apoio:
EE Prof. José F Machado
Barco Ecológico Cunháu

Participe da manifestação cultural em defesa dos mangues do RN
Várias entidades ambientalistas estão convidando a população para participar, da manifestação do “Ato cultural em defesa dos manguezais do RN”, que acontece nesta terça-feira, dia 09/04/13, no horário das 8h30 às 9h00, em frente ao edifício do Idema, localizado na Av. Nascimento de Castro (próximo Av. Rui Barbosa), nª 2127, bairro de Lagoa Nova.

Programação
“Ato de manifestação cultural em defesa dos manguezais do RN”
Data: 09.04.2013 (terça-feira)                 
Horário: 8h30 às 9h00
Local: em frente a sede do Idema, localizado na Av. Nascimento de Castro, 2127, Lagoa Nova, Natal/RN

Realização
Ong Baobá
SOS Mangues
SPTV
Aspoan
Unipaz
Coletivo Ambientalista Prof. Nivaldo
Bandeira Lilas
Centro Acadêmico Ecológico/UFRN

Nossa floresta, não se vende, se defende!
Você ainda pode votar na campanha em defender das florestas dos manguezais do Estado do Rio Grande do Norte, solicite numa petição online ao Conselho Estadual do Meio Ambiente – Conema/RN a preservação deste importante ecossistema.
Agradecemos ao mesmo tempo as pessoas que firmaram seus compromissos pelo equilíbrio da segurança de vida.

O secretário-geral das Nações Unidas
Ban Ki-moon, reunido em Mônico nesta quarta-feira, dia 03, declarou "Devemos agir agora, se quisermos que em 2050 o planeta continue a ser habitável para os seus nove bilhões de pessoas", argumentou também “que o mundo deve adotar até 2015 um novo acordo climático para a redução das emissões dos gases de efeito estufa ou será tarde demais para salvar o meio ambiente".

Imagem de radar, avalia o desflorestamento do Amazonas
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulga imagem de satélite do rio Nhamundá, que desaguar no rio Amazonas, com as marcas do desflorestamento de terrenos, por causa da cultura da soja e da criação de gado.

Amazonas da mitologia grega
O Rio Nhamundá, cria uma fronteira entre os estados do Pará, ao norte, e o Amazonas, ao sul. Diz a lenda que na foz do rio Nhamundá o navegador espanhol Francisco de Orellana encontrou mulheres guerreiras grandes e musculas que lhe fizeram lembrar as Amazonas da mitologia grega. Acredita-se que o explorador, que percorreu o rio inteiro pela primeira vez, deu o nome depois deste encontro.
Fonte

Uma investigação publicada na «Nature Climate Change»
Sugere que o aumento das temperaturas vai conduzir e massificar um desenvolvimento da cobertura vegetal do Ártico. Os cientistas apresentam novos modelos que projetam um aumento de 50 por cento durante as próximas décadas. Mostram, também, que este fenômeno vai acelerar o ritmo do aquecimento global.

Richard Pearson, autor principal do estudo
“Esta redistribuição generalizada da vegetação no Ártico terá impactos que irão repercutir em todo o ecossistema global”, ele é também o investigador do Museu Americano de História Natural para a Biodiversidade e a Conservação.
Fonte

Prof. Hiroshi Shimizu, da Universidade Keio
Coordena a iniciativa do automóvel elétrico produzido por 26 empresas, no Japão, que usa 20% menos energia do que outros modelos do tipo. O carro possui quatro motores e pode fazer 320 km a cada recarga e chega à velocidade de 100 km/h em quatro segundos.
Fonte
........................
Atenciosamente,

Haroldo Mota
(84)9927.6555
Boletim Baobá
Compromisso com a Natureza


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br