Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de junho de 2013

BATALHÃO AMBIENTAL INVESTIGA CONTAMINAÇÃO NO RIO CAÍ

Investigada contaminação no rio Caí

O 3˚ Pelotão do Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Vale do Caí está investigando uma possível contaminação no rio Caí.
Segundo o tenente Reinaldo Ferreira de Araújo, a primeira denuncia de Poluição ocorreu na noite de domingo, devido a uma espuma branca que foi detectada nas imediações do arroio Montenegro, que desemboca no Caí, próximo ao cais Porto das Laranjeiras. “Os moradores fizeram o alerta e ontem a espuma já era visível no rio. Porém, temos dificuldade de identificar e enquadrar os responsáveis pelo lançamento deste resíduo”, explicou. 

Foram colhidas amostras da água a fim de identificar, por meio de análise laboratorial, o tipo de material despejado no manancial e, assim, tentar identificar o responsável. Se for comprovado dano ambiental, o caso será encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e ao Ministério Público. “Trabalhamos com a hipótese de que a espuma venha das rampas de lavagem de veículos. É uma prática comum, só que, se for lançado muito detergente de limpeza, é preciso analisar o pH da água”, destaca o comandante do Batalhão Ambiental. 

Ele também não descarta a possibilidade de uma empresa ter aproveitado o final de semana, com previsão de chuva, para lavar vasilhames de forma clandestina, sem utilizar as estações de tratamento, ou ainda sem encaminhar o resíduo a uma empresa licenciada para dar a destinação adequada. Fonte: http://www.cliptvnews.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br