Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO CONTRA A ESTRADA-PARQUE CAMINHO DO COLONO E EM DEFESA DO PARQUE DO IGUAÇU




Manifestação em defesa do Parque 


do Iguaçu 


DIA: 23 JUN 2013 - 10H 30MIN

O Parque Nacional do Iguaçu – orgulho brasileiro, Patrimônio Natural da Humanidade e lugar famoso mundialmente por conta do seu exuberante conjunto de Cataratas – está ameaçado. Ele é o segundo parque nacional mais visitado do Brasil, mas corre risco.

Em 2011, a zona de amortecimento do Parque (área que circunda a Unidade de Conservação e dá proteção adicional a ela) foi reduzida de 10 quilômetros para 500 metros. Mais recentemente, foi autorizada a construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que afeta diretamente o Rio Iguaçu.

Agora, um Projeto de Lei (PL no 7.123/2010) propõe a construção da “Estrada-Parque Caminho do Colono”, que cortará ao meio um dos últimos remanescentes florestais contínuos de Mata Atlântica. A “Estrada-Parque” impactará e colocará sob ameaça a conservação da biodiversidade em Iguaçu (saiba mais).

Para a construção da Estrada, o PL prevê ainda uma alteração da Lei 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que prejudica não só o Parque Nacional do Iguaçu como as outras Unidades de Conservação nacionais.

Por isso, às 10h30 do dia 23/06/2013, será realizado um Ato Público em Defesa do Parque Nacional do Iguaçu.

Local: Área de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas (Hotel das Cataratas).

Os interessados em participar entrarão gratuitamente no Parque Nacional do Iguaçu. Basta estar no portão entre 9h30 e 10h, de onde seguirão em ônibus até o Hotel das Cataratas.


Parques Nacionais
Apesar de porção significativa de o território brasileiro ter sido oficialmente reconhecida como área protegida (Unidade de Conservação, Terra Indígena e Território Quilombola), os dados disponíveis comprovam que essa proteção não é efetiva. 

O patrimônio ambiental contido nessas áreas não é tratado com a devida prioridade nem recebe investimentos adequados. Dos 69 Parques Nacionais, apenas 26 estão abertos à visitação e somente 18 teriam hoje infraestrutura satisfatória para atender os turistas. http://www.sosma.org.br/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br