Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2013

17 DE JUNHO É O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E A SECA - MENSAGEM DA UNESCO



Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, 17 de junho de 2013.
 
"Não deixe o nosso futuro secar" - tema 2013

Estimamos que entre 100 e 200 milhões de pessoas vivem em regiões áridas e semiáridas, com recursos limitados de água potável. Até 2015, dois terços dessas pessoas sofrerão uma grave crise em relação à água, decorrente da pressão do crescimento populacional, da produção agrícola e do aumento da salinidade e da poluição. 
O impacto das mudanças climáticas aumentará a escassez da água, aumentando também a frequência de extremos hidrológicos. Os mais pobres serão os mais atingidos, à medida que os obstáculos ao desenvolvimento sustentável se tornam mais difíceis de serem superados. 

Neste Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, devemos renovar o nosso comprometimento com o apoio a soluções inclusivas e sustentáveis, a fim de gerenciar os recursos hídricos em zonas áridas.
Os desafios hídricos são complexos e, por isso, as soluções para eles devem ser igualmente multifacetadas. Isso exige reflexão inovadora e cooperação global, a fim de se preservar os nossos ecossistemas, erradicar a pobreza e obter avanços na igualdade social, incluindo a igualdade de gênero.
Essa é a mensagem principal do Ano Internacional de Cooperação pela Água das Nações Unidas, liderado pela UNESCO, para promover uma cooperação mais profunda, com o intuito de fazer frente à demanda crescente por acesso, alocação e serviços hídricos.
A Rede Mundial de Informação sobre a Água e o Desenvolvimento nas Zonas Áridas (G-WADI), liderada pelo Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, demonstra o nosso comprometimento em fortalecer a capacitação global para o gerenciamento de recursos hídricos em zonas áridas. 
Essa ação apoia-se em quatro redes regionais, na Ásia, na África, na América Latina e nos Estados árabes. Essas redes promovem a cooperação internacional e regional em zonas áridas, para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos e a redução de desastres relacionados à água.
Em colaboração com a Universidade de Princeton, a UNESCO está conduzindo um sistema experimental de previsão e monitoramento de secas na África Subsaariana, que tem como objetivo a capacitação por meio da transferência de tecnologia e conhecimento. 
Considerando o impacto da seca na África, que é profundamente dependente da agricultura baseada na água pluvial, esse é um passo-chave para se aproveitar ao máximo a água como uma fonte de solidariedade.
Com a Convenção da ONU de Luta contra a Desertificação, a UNESCO está trabalhando de forma concreta para promover o gerenciamento sustentável em regiões áridas. Esse processo deve ter início no campo, com os habitantes dessas áreas, os quais, com frequência, pertencem aos segmentos mais pobres da sociedade. 
A água é o denominador comum de vários desafios: na saúde, na agricultura, na segurança alimentar e na energia. Isso também pode ser a solução comum, mas requer o empenho de todos nós, especialmente em favor das pessoas mais afetadas pela escassez hídrica. Esse é o compromisso da UNESCO no Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca.
Irina Bokova 
Diretora-geral da UNESCO

VEJA TAMBÉM:

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA - 17 DE JUNHO - Clique

DIA 17 DE JUNHO COMEMORA-SE O "DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA" - Clique



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br