Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2013

COMEMORANDO O DMA 2013 A EMBRAPA MEIO AMBIENTE REALIZA VISITA


Agroecologia e arborização serão apresentados a estudantes em Comemoração ao Dia do Meio Ambiente
4.5.2013
(foto: Sítio Agroecológico, crédito Marcos Neves)
Ao final das comemorações, os alunos receberão mudas de árvores nativas, como aroeira mansa, ipê branco, paineira rosa e embauba, doadas pela Flora Cantareira
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e enfatizar a importância da preservação ambiental, a equipe do Projeto Embrapa &Escola da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), recebe em 6 de junho, a partir das 9h, 80 alunos do  ano do ensino médio da Etec Hortolândia, vinculada ao Centro Estadual de Educação "Paula Souza".
Serão abordados 2 temas. O pesquisador Joel de Queiroga irá falar sobre conceitos e princípios da agroecologia e como as tecnologias e práticas agroecológicas conciliam a produção de alimentos, qualidade de vida de agricultores e consumidores e conservação dos recursos naturais. Sabe-se que as atividades agropecuárias são responsáveis por importantes impactos socioambientais e que a adoção de tecnologias e práticas agroecológicas podem evitar e minimizar consideravelmente estes impactos.
Na descrição destes conceitos e princípios, explica o pesquisador, farei referência e poderemos ver na prática as tecnologias instaladas e as práticas adotadas no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, o que contribui para uma melhor compreensão destes conceitos e princípios”.
Para ilustrar, dentre as tecnologias instaladas podemos citar os terraços, as curvas de nível e as barragens de contenção de águas das chuvas que atuam no controle de processos erosivos e no melhor aproveitamento do recurso água, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e consórcios de plantas que combinam o cultivo de espécies agrícolas, frutíferas, melíferas, medicinais e arbóreas da floresta nativa da região que ao mesmo tempo propiciam uma produção diversificada de alimentos e potencializam a biodiversidade da fauna e flora regionais;
Outras tecnologias e práticas pesquisadas no Sitio Agroecológico também serão apresentadas como as diferentes técnicas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), coleção de plantas tradicionais, variedades crioulas e de adubos verdes, criação de abelhas sem ferrão, entre outras. Além do histórico de implantação e dos principais aspectos destas tecnologias e práticas, serão abordados e descritos alguns métodos de monitoramento e avaliação de desempenho destas tecnologias.
O outro tema será a importância da arborização urbana, apresentado pelo pesquisador Laerte Scanavaca Jr.
É muito bom passar uma, duas ou três semanas em contato com a natureza, em um parque natural. A água é pura, não  poluição do arou sonora estresse por causa do transito. Mas depois de algum tempo, diz, começamos a ter saudades do banho quente, da água encanada, da energia elétrica para o conforto térmico ou lazer, enfim são uma série de benefícios e mordomias que aprendemos a ter não queremos ou não podemos abrir mão. E então perguntamos: é possível juntar o melhor dos dois ambientes? Como?
O pesquisador enfatiza que a maneira mais eficiente e barata de se buscar isso é por meio da arborização urbana. Além do benefício psicológico e estético,  muitos outros.
As árvores fornecem sombra e água em quantidades boas. Uma árvore transpira de 3 a 3,5 litros de água por metro cúbico de copa pordia, desta forma. Uma de grande porte com mais de 10 metros de raio, chega a transpirar 400 litros de água por dia. Desta forma, uma cidade como São Paulo, a diferença de temperatura entre um bairro bem arborizado como o Morumbi (48m2 da área verde por habitante)e outro mal arborizado como Itaquera (2m2 da área verde por habitante) chega 10oC de diferença na temperatura e até 12% na umidade relativa.
Além disso,  um aumento considerável na umidade. Estimam-se que 20% da energia sejam utilizados no conforto térmico, deste modo, arborização seria uma forma bastante interessante de poupar energia
A floresta absorve 70% da precipitação, as plantas herbáceas absorvem 30% e as cidades, que são quase totalmente impermeabilizadas,absorvem de 0 a 10%. Deste modo, quanto mais arborizada, menor o risco de enchentes. Também contribuem com a absorção de ruídos.
No processo de fotossíntese, as árvores consomem principalmente luz e CO2, mas também outros gases e poeiras. As partículas finas,com menos de 10 micrômetros de diâmetro, são absorvidas pelas plantas. Estão aderidas nestas partículas metais pesados como chumbo, cromo, níquel, molibdênio, que fazem muito mal à saúde humana e micro-organismos, principalmente vírus e bactérias.
A arborização bem feita também está relacionada com maior expectativa de vida, menor pressão arterial, menores índices de diabetes colesterol, menores estresse e irritabilidade.
Outros pontos importantes são as cores das flores, forma e textura das árvores. As cores quentes (vermelho, amarelo e alaranjado) são telúricas e estimulam o metabolismo, a auto-confiança, a criatividade e o raciocínio, deste modo, as árvores que possuem flores destas cores deveriam ser plantadas perto de escolas e centros de pesquisa, no comércio e nas zonas industriais.
As cores frias (verde, azul, anil e violeta) são mais espirituais, inspiram a paz e harmonia, estimulam a intuição, devoção e espiritualidade.Assim, árvores com flores destas cores deveriam ser plantadas próximas à hospitais, igrejas, clínicas de repouso e cemitérios.
ETEC Hortolândia
A cidade situa-se na região metropolitana de Campinas, constitui-se um polo industrial relevante e, por isto, recebe profissionais de várias cidades vizinhas. A escola procura oferecer atividades diferenciadas. Assim, sua a missão é atuar na capacitação desses profissionais oferecendo-lhes condições para que desenvolvam seu senso crítico e, por meio de formação continuada, também elaborem projetos que influenciarão na sua qualidade de vida e na de seu ambiente. Oferece cursos de técnico em administração, em secretariado, em nutrição dietética, em informática e informática para internet, em administração - modalidade EAD, em administração e informática integrados ao ensino médio. EMBRAPA
Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br