Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2013

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O RIO DOCE ACONTECEU NA UNILESTE (MG)



Foz do Rio Doce, em Regência, no Espírito Santo

Unileste sedia lançamento de livro sobre o Rio Doce

Livro:O Serpenteamento do Rio Doce das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba - Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”


Publicado em 04/06/2013

O resultado de um extenso trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2007 e 2012 será apresentado nesta quarta-feira (5), às 19h, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário de Minas Gerais (Unileste). 

A bióloga e educadora Dayse de Fátima Rodrigues de Lima lançará o livro intitulado “O Serpenteamento do Rio Doce das Alterosas Mineiras ao Atlântico Capixaba - Um olhar ambiental, histórico, geográfico e cultural”. O evento é aberto ao público.

Especializada em Educação, Microbiologia e Gestão Ambiental, Dayse Lima apresentará ao público presente a produção resultante de um trabalho de campo feito por meio de fotografias, pesquisas literárias, entrevistas realizado pela autora em Minas Gerais e também no Espírito Santo.

De acordo com a escritora, a importância desse estudo sobre o Rio Doce abrange vários aspectos. “É o segundo maior rio da costa leste brasileira. Drena o centro da região sudeste, local em que está o maior complexo industrial da América Latina: Usiminas, Vale, Cenibra e Aperam South America. É riquíssimo em suas águas e de incomensurável beleza, apesar de estar castigado pelas indevidas ações antrópicas”, comenta a bióloga.

Dayse Lima pontua ainda que “o Rio Doce e o guardião natural do PERD - Parque Estadual do Rio Doce. É um rio federal (nasce em Minas Gerais e tem sua foz no litoral linharense em Regência). Em Ipatinga, ocorre a confluência com o rio Piracicaba. A partir desta confluência, tem início a Região Hidrográfica denominada Médio Doce, que encerra na divisa dos municípios de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES)”, explica.

I076626.jpg
O rio Doce nasce em Ressaquinha, na Serra da Mantiqueira e deságua 
em Regência, Linhares (ES)

Sobre o rio Doce

O Rio Doce é o segundo maior rio da costa leste brasileira, possuindo uma extensão aproximada de 900 quilômetros. Tem suas nascentes nas serras da Mantiqueira e Espinhaço, em Minas Gerais. Banha em área urbana nove municípios mineiros e três capixabas. Em área rural banha 22 municípios mineiros e um capixaba.


Possui vários e importantes tributários: rio Suaçuí Grande, rio Manhuaçu, rio Piracicaba, rio São José e rio Pancas. Em suas águas encontram-se instaladas algumas hidrelétricas: UHE Risoleta Neves, UHE Eliezer Batista, etc. Sua foz acontece no litoral linharense – ES. É um rio de domínio da União. Tinha como guardiões os ferozes índios Botocudos e as opulentas matas (Mata Atlântica). Hoje se encontra muito assoreado e poluído, comprometendo assim a qualidade e quantidade de suas águas. Fonte: http://www.unilestemg.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br