Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2014

BANHISTAS SÃO AFASTADOS DAS PRAIAS DO RJ PELO ASPECTO E CHEIRO DAS SUAS ÁGUAS

PUBLICADO . EM ÁGUA
Aspecto ruim tomou praias de Ipanema e Copacabana em dia de calor
Por Renata Leite

Água escura e com cheiro forte 


afasta banhistas de praias no Rio

RIO - Um cheiro forte e desagradável e a água escura pegaram de surpresa quem aproveitou a quinta-feira de sol para ir à Praia de Ipanema. O péssimo aspecto se repetia no início da orla de Copacabana, na altura do Posto 6, onde, além das algas vistas na praia vizinha, havia lixo flutuante.
No Arpoador, o mar calmo, como um piscina, era convidativo apenas até o banhista se aproximar da água. A presença de algas e o mau cheiro afastaram o casal de mineiros Leonardo Coelho, de 25 anos, e Patrícia Diniz, de 28. Quinze minutos após chegarem até a areia, eles decidiram subir para o calçadão e caminhar em direção a Copacabana atrás de uma praia mais limpa.
— Como Minas não tem mar, viemos também para aproveitar a praia. Mas o cheiro da água está muito ruim. E mineiro vai à praia só uma vez por ano. Essa é a nossa chance — lamentou Leonardo.
Já a cabeleireira Rosilene Pereira da Silva, de 41 anos, resolveu mergulhar para aliviar o calor, apesar da condição desfavorável no Arpoador:
— Está um cheiro forte de alga, de marisco. Não parece esgoto. Mas preocupar, preocupa.
noticias.uol.com.br  - banhista não se importa com tom amarronzado da água e entra no mar da praia de Ipanema ...
Perto dali, em Copacabana, a publicitária Amanda Moura preferiu usar os chuveiros disponíveis na areia para se refrescar, em vez de mergulhar no mar:
— Além de a água estar marrom, há muito lixo flutuante. Os turistas devem estar com uma péssima impressão.
O Inea coletou amostras de água nas praias da Zona Sul, mas informou que o resultado da análise só ficaria pronto hoje. Na quarta-feira, as águas do Leme já haviam apresentado coloração marrom. Outra mancha surgiu em 28 de dezembro. Naquele dia, segundo o Inea, ela foi resultado da floração de uma alga, que teria crescido por conta do excesso de material orgânico lançado no mar. Ainda de acordo com o instituto, o vegetal não era tóxico.

Calor pelo Brasil

8 / 200
5.jan.2014 - Mulher caminha na beira da praia do Pepê em meio à espuma, neste domingo (5), no Rio de Janeiro. Segundo as autoridades, a mudança na coloração da água e a formação de espuma nesta época do ano são geralmente associadas à floração e a decomposição de fitoplânctons (algas) Ariel Subirá/Estadão Conteúdo
Repercussão internacional
A poluição do mar no Rio tem gerado matérias em veículos no exterior. Após a disputa da tradicional prova de natação Rei e Rainha do Mar, a Associated Press destacou a poluição presente nas águas de Copacabana e na Baía de Guanabara, onde acontecerão as provas de vela nas Olimpíadas.
“A água poluída se tornou uma questão quente, com 70% do esgoto de uma cidade de seis milhões sendo lançados sem tratamento nos cursos de água, a apenas dois anos e meio do início dos Jogos”, diz a matéria.
Em novembro, o jornal americano “The Washington Post" já havia publicado reportagem temendo pela saúde de atletas e turistas por conta dos altos índices de coliformes fecais.
Fonte: O Globo.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br